Publicidade Continue a leitura a seguir

10 restaurantes que abriram este ano nos arredores do Porto

Percorrer a fotogaleria para conhecer as novidades gastronómicas em Vila Nova de Gaia e Matosinhos. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
1. Kozinha 411, Vila Nova de Gaia Gastronomia portuguesa e espanhola encontram-se neste novo espaço em frente à Praia da Madalena, projeto de Ricardo Nascimento, antigo jogador de futebol profissional. Bacalhau com broa, rojões, francesinha, paella e polvo à Espanhola são algumas das especialidades que estão a conquistar os clientes, às refeições. A tarde está guardada para petiscos mais leves como as amêijoas à Bulhão Pato e as tábuas de queijos e enchidos. (Fotografia: Rui Oliveira/Global Imagens)
2. Tasquinha Moderna, Vila Nova de Gaia Rojões, moelas, presunto, queijos, prego em pão, bifanas, alheira, ovos rotos e pataniscas são alguns dos petiscos servidos na Tasquinha Moderna, que abriu perto do Jardim de Soares dos Reis no início do ano. Um dos pratos que os clientes mais elogiam é a francesinha de massa folhada. (Fotografia: DR)
3. Vintage Bistrô, Vila Nova de Gaia Há quase 20 hambúrgueres artesanais para provar no segundo espaço Vintage Bistrô. O primeiro encontra-se em Viseu e houve um esforço para que a decoração do restaurante de Gaia se mantivessem o mais semelhante possível à da casa-mãe. Os recheios dos hambúrgueres variam entre vitela, peito de frango, salmão, atum, gambas ou soja, e a carta apresenta ainda bifes, francesinhas e saladas, que podem ser acompanhadas por uma das sete sangrias. (Fotografia: DR)
4. Restaurante Carvão, Vila Nova de Gaia Este espaço centrado no peixe mas também na carne, sempre à base de grelhados, localiza-se na moderna marina, entre a Afurada e Canidelo. No espaço de Filipe Morais, que se divide ao longo de dois pisos envidraçados, a carta é elaborada pelo chefe Luís Américo. Há peixe a carvão, cataplanas, posta marmoreada e costeletão maturado, entre outras opções. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
5. D'Kais, Vila Nova de Gaia Com uma envolvente que inclui o Rio Douro, a zona ribeirinha do Porto e a ponte Luís I, qualquer lugar no D'Kais tem garantida uma boa vista. No espaço amplo e luminoso serve-se comida tradicional portuguesa como polvo à lagareiro, arroz de marisco, bife da vazia e secretos de porco preto. Ouve-se fado à sexta e sábado ao jantar, e ao domingo ao almoço. (Fotografia: DR)
6. Marina 22, Matosinhos Escondido no interior da marina do Porto de Leixões, no centenário edifício do Sport Clube do Porto, no Marina 22 convive-se com os velejadores. Entre o bar e o restaurante, provam-se pratos tradicionais da cozinha portuguesa, preparados pelo chef cubano William Fernandez, que junta à receita do bacalhau da casa um especial puré de batata doce, entre outras especialidades. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
7. Murais, Matosinhos É o primeiro projeto a solo do cozinheiro Fernando Morais, que aprendeu o ofício ao lado de chefs como Rui Paula e Luís Américo. Espaço pequeno e de carta variada que junta produtos portugueses em pratos modernos como o caldo de pernil fumado ou risotto de tamboril e camarão. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
8. BMacro, Matosinhos Comida macrobiótica, vegana e vegetariana, adequada às estações do ano e confecionada com produtos da época, regionais e tanto quanto possível biológicos, é servida desde fevereiro no interior do Mercado Municipal de Matosinhos. Ana Vasquez, responsável pelo projeto, prepara diariamente um menu livre de carne e peixe, e geralmente também de ovos e laticínios, do qual faz parte uma sopa e um prato principal – como esparguete à bolonhesa de seitan ou tofu com broa. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
9. Pizzaria Famiglia, Matosinhos Abriu, no final do ano, no centro empresarial da Lionesa, a dois passos da Maia, pela mão da brasileira Regina Raab. A ideia do projeto é trazer a experiência da baixa do Porto para Leça do Balio, com uma carta que inclui pizas de massa fina e crocante, risotos e uma seleção de sobremesas de inspiração italiana. (Fotografia: Adelino Meireles/Global Imagens)
10. Maestro Burger Makers, Matosinhos Neste restaurante próximo do porto de Leixões tudo remete para música: o nome, as designações dos hambúrgueres - Eletrónico, Rock n' Roll, Hip Hop e Jazz são algumas - e a decoração. Afinal, houve uma tentativa de criar "uma fusão entre a música e a comida". Entrada originais, como as chips de salame ou a piano caprese, nove hambúrgueres - de novilho, frango, alheira, salmão ou vegetariano - e três sobremesas compõe a oferta da casa. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Porto recebe espaços novos quase todas as semanas, mas as suas cidades adjacentes também estão a mexer. Durante o ano que está agora a terminar, inauguraram dezenas de restaurantes em Vila Nova de Gaia e em Matosinhos que assim o comprovam. Selecionámos cinco de cada cidade, reunindo lugares de petiscos, hambúrgueres, comida tradicional portuguesa e peixe fresco, para que não faltem desculpas para visitar o que está mesmo ao lado.

Percorra a fotogaleria para ver o que abriu de novo este ano em Gaia e em Matosinhos.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Roteiro pela autêntica Afurada dos pescadores
Matosinhos: a cidade ao lado do Porto está a mexer
Mercado em Gaia reabre com muitas novidades