Publicidade Continue a leitura a seguir

10 restaurantes para comer boas saladas no Porto

Percorra a fotogaleria para conhecer alguns restaurantes no Porto onde servem boas saladas. (Fotografia: Igor Martins/GI)
1. Picaba Natural Café (Foz) Na ementa desta cafetaria que mora na base do Edifício Transparente destacam-se as opções leves e frescas para o verão como o açaí na tigela, iogurte natural, fruta e, claro, saladas. Das mais simples até às mais ricas e complexas, caso da salada de atum em crosta de sésamo com molho teriyaki e mozarela fresca, ou a de frango com chutney de manga. (Fotografia: Rui Oliveira/GI)
1. Picaba Natural Café (Foz) (Fotografia: DR)
2. A Sandeira (Baixa) N’A Sandeira as sandes são a face mais visível de uma ementa saudável. Servem-se com combinações mediterrânicas de pasta de azeitona, queijo feta, tomate e manjericão, ou com sabores tipicamente portugueses, graças à sardinha e pimento. Do outro lado da carta, brilham as saladas. Há seis opções, com nomes de marcos da cidade. Alface, rúcula, sementes de sésamo e de papoila dão a base que depois é enriquecida com diferentes ingredientes. (Fotografia: Artur Machado/GI)
2. A Sandeira (Baixa) (Fotografia: Artur Machado/GI)
3. Creperia La Bombarde (Foz) A especialidade da La Bombarde são, como é de adivinhar, os crepes. Seja nas versões salgadas e de inspiração bretã ou até mesmo nas criações mais adocicadas. As saladas são também uma boa surpresa que chega em três tamanhos, pequeno, médio e grande, para apetites de igual dimensão. É possível provar uma combinação mais simples de alface, rúcula e tomate, mas também a de frango grelhado, cogumelos e ananás, a de salmão fumado com palmito, alcaparras e requeijão ou a de brie, mel e nozes. (Fotografia: Pedro Correia/GI)
3. Creperia La Bombarde (Foz) (Fotografia: Igor Martins/GI)
4. La Fontana (Cedofeita) Na nova embaixada da gastronomia italiana na cidade a ementa está repleta de sabores e receitas tradicionais. Para abrir com frescura o veraneio e a refeição, ou para um almoço mais leve, é de escolher a salada caprese di bufala, que chega à mesa acompanhada de gelado de manjericão e focaccia ainda morna. (Fotografia: Fábio Poço/GI)
4. La Fontana (Cedofeita) (Fotografia: Fábio Poço/GI)
5. Brick Clérigos (Baixa) Sentados à volta da enorme mesa comunitária, os clientes do Brick podem partir à descoberta dos petiscos que se escondem na ementa: tostas às dezenas e com diferentes combinações, tábuas, wraps e finalmente as saladas. A de quinoa, abacate e cogumelos é a mais invulgar, mas na carta criada por Luís Almeida e Mélanie Decelle há espaço para mais quatro opções, a de salmão, a de queijo de cabra com nozes, a de cogumelos e, finalmente, a opção adequada para vegetarianos. (Fotografia: Igor Martins/GI)
5. Brick Clérigos (Baixa) (Fotografia: DR)
6. Zenith (Baixa) Foi na Praça de Carlos Alberto que o Zenith, agora virado para a moda do brunch, ganhou uma nova vida. A vertente mais saudável dos pratos combina-se com as propostas tentadoras à base de ovos. Os clássicos Benedict fazem companhia à tosta de batata doce e a saladas variadas, como a de frango, com ovo, abacate, tomate seco e manga. Há ainda de salmão fumado, vegan e a opção da casa, feita com batata doce, abacate, cogumelos selvagens, tomate, pimentos e ovo escalfado. (Fotografia: Igor Martins/GI)
6. Zenith (Baixa) (Fotografia: DR)
7. Da Terra (Baixa) Aqui, os vegetais são a estrela do menu 365 dias por ano. Ao almoço e ao jantar há buffet com sopas, saladas e pratos quentes, sempre vegetarianos e confecionados com ingredientes biológicos. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
7. Da Terra (Baixa) (Fotografia: Fábio Poço/GI)
8. Época (Cedofeita) É no rolo de papel afixado atrás do balcão que se centram as primeiras atenções de quem entra no espaço. Ali anunciam-se as escolhas do dia: saladas, tostas e pratos leves, vegetarianos e veganos, todos preparados com produtos locais, biológicos e, claro está, da época. (Fotografia: André Gouveia/GI)
8. Época (Cedofeita) (Fotografia: André Gouveia/GI)
9. Negra Café (Baixa) Dos bolos de fatia generosa às tostas igualmente bem servidas, passando pelos “smoothies bowls” (ou batidos na taça), no Negra Café tudo é confecionado com ingredientes naturais. As saladas são feitas à medida de cada um – custam 7,50 euros e é o cliente quem escolhe os oito ingredientes e o molho. (Fotografia: Igor Martins/GI)
9. Negra Café (Baixa) (Fotografia: Igor Martins/GI)
10. Casinha Boutique Café (Boavista) A Casinha é o sítio ideal para qualquer refeição, seja o pequeno-almoço, brunch ou chá das cinco. Ao almoço, as saladas são uma das opções em destaque na ementa, com opções à base de frango, presunto, salmão, salmão, rosbife e uma alternativa puramente vegetariana. (Fotografia: Lisa Soares/GI)
10. Casinha Boutique Café (Boavista) (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Das mais simples, à base de alface e outros foliáceos, às mais ricas, a que se juntam o frango, salmão fumado ou até presunto. De sabores tropicais, com fruta à mistura, e molhos mais intensos ou mais suaves. No que toca a saladas todas as combinações valem, basta ter criatividade.

Quer sejam misturas já elaboradas ou feitas ao agrado de cada um, há sempre lugar para algum ingrediente mais guloso, mas não deixam de ser opções saudáveis, para uma refeição leve antes de um belo dia na praia, ou para recarregar energias depois de uma manhã de trabalho. Percorra a fotogaleria acima para conhecer alguns restaurantes no Porto onde servem boas saladas.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Porto: 10 restaurantes saudáveis para começar bem o ano
La Fontana: a nova embaixada de Itália em Cedofeita
Seis restaurantes para ir na hora do almoço na Baixa do Porto