Publicidade Continue a leitura a seguir

10 geladarias para receber o tempo quente em Lisboa

Percorra a fotogaleria para conhecer 10 geladarias em Lisboa. (Fotografia: DR)
01. Mamma Mia Coco, limão, manga, chocolate e pistáchio e café e tiramisu italiano. Estes são apenas alguns dos sabores de gelado feitos por Natale Tassitani, um italiano apaixonado por Campo de Ourique, na sua geladaria Mamma Mia. O fabrico de gelados segue, aliás, a disponibilidade sazonal dos produtos, e os gelados frutados não levam leite na receita. (Fotografia: Global Imagens)
02. Baguettes & Cornetes Esta geladaria de produção artesanal da marca Glaces des Alpe chegou a Portugal há três anos, pela mão de Patrick Hemond, que a instalou em São Bento. À escolha, existem cerca de 40 sabores, feitos com produtos de origem, como o pistácio da Sicília. O espaço é também padaria. (Fotografia de Gonçalo Villaverde/GI)
03. Nannarella A Nanarella, que figura entre as geladarias mais concorridas de Lisboa, produz gelados e sorvetes 100% naturais, a partir de receitas tradicionais e com atenção à qualidade das matérias-primas. O gelado com o nome da marca, de produção própria, é à base de amêndoa e tem infusão de limão e spirulina (um organismo que cresce em água fresca e salgada). (Fotografia: DR)
04. Hey Mate Os já famosos (e muito fotogénicos) gelados de rolinho nasceram dos «ice rolls» feitos no sudeste asiático e foram trazidos para Portugal por António Dias e Ricardo Paulos, os fundadores da Hey Mate. Estes gelados têm a particularidade de serem feitos em cima de uma placa gelada e à frente do cliente, que pode escolher os sabores ou optar por combinações já definidas no menu. (Fotografia: DR)
05. Sorbetinno Pedro Simas é o autor desta recente marca de gelados, que o faz dividir os dias entre o Instituto de Medicina Molecular, onde trabalha, e o laboratório de gelados da Sorbettino. O gelado de chocolate, por exemplo, é feito com Valrhona e com água em vez de leite. Também há de abacate, limão, toranja e hibisco, entre outros. (Fotografia: DR)
06. Arcádia São a mais recente novidade da histórica marca portuense e comem-se em cone ou em copo, na Casa do Chocolate, no Parque das Nações, a primeira loja do grupo a vender também gelados. Há de chocolate belga 60 por cento, chocolate com bolachas ou chocolate e vinho do Porto, por exemplo, e são todos produzidos artesanalmente numa parceria com o mestre gelateiro italiano Gianfausto Pellegrinetti, da marca espanhola Giolatto. (Fotografia: DR)
07. Giallo «Amarelo» é o que significa o nome desta geladaria aberta por iniciativa de Olga Ramos. A realizadora decidiu aventurar-se no negócio dos gelados italianos artesanais e é no final da Rua dos Remédios, em Alfama, que os dá a provar (duas bolas a 3 euros). No espaço, que é muito mais do que uma geladaria, há também croissants salgados, doces, bolos caseiros, smoothies com fruta da época e iogurte. (Fotografia de Diana Quintela/GI)
08. Gelato Davvero Há redobradas razões para visitar a Gelado Davvero, cuja loja mais recente, em Santos, é também a fábrica abastecedora das restantes na Grande Lisboa. Além de mais de 40 sabores disponíveis (suscetíveis de variar conforme a sazonalidade dos produtos), há também gelados alcoólicos para provar num Gelato Bar no piso de cima. (Fotografia: DR)09. Fragoleto Manuela Carabina, fundadora da Fragoleto, venceu recentemente a edição portuguesa do concurso Gelato Festival com um gelado de alfarroba, amêndoa, avelã e figo. O sabor, que é um clássico da marca, pode provar-se, entre muitos outros, na loja da Rua da Prata, em Lisboa – custa 2,50 euros (uma bola) ou 5,20 euros (três bolas). (Fotografia de Rui Miguel Pedrosa/GI)
09. Fragoleto Manuela Carabina, fundadora da Fragoleto, venceu recentemente a edição portuguesa do concurso Gelato Festival com um gelado de alfarroba, amêndoa, avelã e figo. O sabor, que é um clássico da marca, pode provar-se, entre muitos outros, na loja da Rua da Prata, em Lisboa – custa 2,50 euros (uma bola) ou 5,20 euros (três bolas). (Fotografia de Rui Miguel Pedrosa/GI)
10. Conchanata Quatro bolas de gelado (três delas de baunilha e uma de nata) cobertas por molho de morango, é assim a tradicional Conchanata, que já se faz há pelo menos 60 anos. A empresa foi criada em 1946 e registada em 1977 e hoje pertence a Michele Tarlattini, familiar dos fundadores. Uma casa cheia de história onde se pode comer também gelado de baunilha, nata, avelã, chocolate, pistachio ou framboesa. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Mais calor, menos casacos e um apetite por sabores e texturas frescas. Os gelados surgem à cabeça entre as opções e a boa notícia é que Lisboa leva bom avanço em matéria de geladarias. Tal significa que não faltam opções para todos os gostos e carteiras. Sejam servidos nos tradicionais copos, cones, em taças ou agora até em rolinhos no copo, o que importa é aproveitar bem um gelado acabado de servir. Percorra a fotogaleria para conhecer 10 geladarias em Lisboa.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Porto e Gaia já têm gelados para o seu cão. E são grátis
Lisboa tem a primeira Arcádia com produção de gelados
Marca de gelados Carte D’Or vai abrir uma loja em Lisboa