Publicidade Continue a leitura a seguir

Estes são 6 vinhos do Douro e da Bairrada que tem que reter

Percorra a fotogaleria para ficar a conhecer estes seis vinhos do Douro e da Bairrada.
Regateiro Vinha d’Anita DOC Bairrada tinto 2015 | Lusovini Classificação: 17,5 Preço: 17 euros Chamava-se Manuel Gomes Regateiro o avô de Casimiro Gomes, sócio fundador da Lusovini que criou a marca Regateiro para seguir uma linha que pretende ser também legado familiar. Este vinho é o quinto da gama, é 100% Baga e provém de vinha velha no coração da Bairrada. Vinho pouco extraído, álcool moderado (12,5%), cor granada aberta, como o empresário diz que a sua mãe gostava. Conhecedor profundo da casta e dos vinhedos bairradinos, produziu juntamente com Sónia Martins, diretora de enologia da Lusovini, este vinho a pensar na longevidade, dotando-o de uma estrutura tânica muito sólida, capaz de sustentar a belíssima acidez que tem. São os parâmetros base de um vinho genuinamente fresco e equilibrado. Pronto para beber já e para na cave afinar lentamente ao longo dos próximos dez anos. Perfil clássico
Lacrau Old Vines Barrel Fermented DOC Douro branco 2014 | GR Secret Spot Classificação: 18 Preço: 16 euros Uma maravilha feita de mineralidade, notas florais e toques salinos. Às cegas, faz-nos viajar por várias proveniências vínicas do mundo inteiro, o que demonstra que há um Douro que só há pouco começou a ser desbravado, por mãos sábias e conhecedoras. Incrível frescura e equilíbrio.
Lacrau Old Vines DOC Douro tinto 2014 | GR Secret Spot Classificação: 17,5 Preço: 16 euros Seleção criteriosa de matéria-prima, proveniente de vinhas velhas, onde as raízes podem ultrapassar os vinte metros, fixando-se nos xistos e nos granitos profundos. É vinho para guardar pelo menos um par de anos e depois ir abrindo devagar as restantes garrafas. O preço convida a comprar pelo menos uma caixa.
Lacrau Moscatel Galego Branco DOC Douro branco 2016 | GR Secret Spot Classificação: 16,5 Preço: 8 euros Declinação bem conseguida da casta Moscatel Galego Branco, a evidenciar mais as aspetos mineral e floral do que o usual tropical. Dá boa prova e ganha vida com peixes fumados, sushi e uma gama vasta de sobremesas ditas caseiras.
Lacrau Field Blend DOC Douro branco 2016 | GR Secret Spot Classificação: 16,5 Preço: 5 euros Como o nome indica, o vinho resulta de um talhão inteiro escolhido como microterroir, composição de castas brancas, perfil sólido de recorte mineral, apto à mesa tradicional portuguesa, surpreendente por exemplo com um pregado no forno com alcaparras e azeite.
Lacrau Touriga Nacional DOC Douro rosé 2017 | GR Secret Spot Classificação: 15 Preço: 5 euros A cor aberta deste rosé não faz adivinhar a estrutura do vinho. Muito saboroso, aromático como convém, dá uma prova completa e revela ecletismo no confronto com massas italianas com queijo, pizas e gosta de se chegar a um bom sashimi.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Portugal, país de prodígios, apetece dizer face aos vinhos que diariamente surgem no mercado plenos de intenção e arte. Se é verdade que há beleza revelada em cada curva de uma caminhada pelos vinhedos, é ainda mais importante o valor que se dá quando se calcorreiam passo a passo com os olhos fixos na terra que se vai pisando.

A Bairrada, que tantas alegrias e vinhos clássicos nos tem dado ao longo da história, ainda prende nalguns lugares o olho a quem sabe. Casimiro Gomes traz a Bairrada no coração e nos genes, e acaba de acrescentar mais um vinho à série Regateiro, correspondendo ao modelo de elegância e ao mesmo tempo estrutura que só a Bairrada consegue proporcionar. Dedicou-o à sua mãe, Ana, chamando-lhe Vinha da Anita.

No Douro, território caprichoso onde se anda de cima a baixo a toda a hora, Rui Cunha acaba de substituir a gama Vale da Poupa pela Lacrau, nome a reter. Vinhos de truz a bons preços, importa reter, provar e guardar.

 

Leia também:

Estes vinhos têm a arte de se tranformar em si próprios
5 apps para escolher o vinho certo para a ocasião
Provas de vinhos sobem à cena no Teatro Tivoli