Publicidade Continue a leitura a seguir

6 vinhos perfeitos para os doces de Natal

Percorra a fotogaleria acima para conhecer 6 exemplos de vinhos que acompanham bem com os doces típicos de Natal.
Aletria Bacalhôa Moscatel de Setúbal 2015 | Bacalhôa - 5,50 euros Indispensável no Norte do país, e um regalo em qualquer parte, a aletria e a parte que mais alegrias nos dá. O moscatel de Setúbal aviva-lhe as virtudes, sem beliscar a sua simplicidade.
Lampreia de ovos Ferreira Porto Branco | Sogrape - 8 euros Toda a doçaria de base de ovos e açúcar merece atenção redobrada quando toca a ligar com vinho, e é sempre aconselhável tentar casar por afinidades mais do que por contrastes de notas. O porto branco funciona muito bem.
Broas castelares Dow’s Finest Reserve Porto | Symington - 11 euros São património bem antigo das nossa pastelaria e raramente lhes damos a atenção que merecem, o mesmo se pode dizer do vinho que propomos. Juntos configuram surpresa total.
Torta de cenoura Valle do Nídeo Rosé Douro 2015 | Miguel Abrantes - 8 euros Os toques confitados da torta de cenoura precisam de conforto tânico sem exageros no tocante à harmonização. Aligeiram-se ambas as partes em simultâneo quando se encontram.
Pudim abade de Priscos Rainwater Meio Seco 5 Anos Madeira | Barbeito - 17 euros Proteína animal ainda para lá do forte conteúdo de gemas, massa compacta e espessa, só mesmo um madeira com vigor e capacidade de corte consegue dar conta do recado.
Bolo de chocolate Casa da Carvalha Dão tinto 2013 | Tomaz Andrade Rocha - 7 euros É um bolo festivo e é tempo de ir integrando o cacau na doçaria de Natal. Este Dão tem várias pontes aromáticas e de sabor com a semente do cacau, pelo que casa bem com chocolate preto.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Diz o povo que do Natal ao Entrudo come-se tudo, mostrando que sempre na história se abrandou o fervor religioso dos muitos dias de guarda que há um par de séculos existia ainda, por estes dias. Não há assunto alimentar que comunique melhor a impressão de abundância do que o extenso rol doceiro da tradição nacional.

Desde a incrivelmente simples mas eficaz aletria até ao hermético e misterioso pudim do abade de Priscos, dispomos de excelso cardápio de doces terminações. A doçaria conventual tem em Portugal uma expressão grande e incomparável em relação ao resto do mundo e impressiona como de forma estritamente empírica se consolidou tamanho conhecimento sobre pontos de açúcar, caldas, compotas e tratamento de frutos.

Lidamos com ele todos os dias, quando vamos a uma pastelaria, e no Natal cada cozinha transforma-se num autêntica indústria de pastelaria. Percorra a fotogaleria acima para conhecer 6 exemplos de vinhos que acompanham bem com os doces típicos de Natal.

 

Leia também:

5 cervejas de inverno para um Natal mais quente
Natal: vinhos que ligam na perfeição com bolo-rei
Há um quiosque com brigadeiros para o Natal em Aveiro