Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma rua no centro de Viseu onde vale a pena passar e parar

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens de pontos de interesse no centro de Viseu. Na fotografia: a Porta do Soar de Cima, uma das sete portas de entrada na muralha. (Fotografias de Maria Jo‹ão Gala/GI)
01. Agulha do Tempo A especialidade são os chás. Chá preto, branco, verde e vermelho e ainda tisanas (preparadas a partir de plantas aromáticas), difícil é não encontrar aquilo que se procura.
01. Agulha do Tempo
02. Porta de Soar Também conhecida como Porta de São Francisco ou Arco dos Melos - devido à proximidade com o Solar dos Melos, hoje Hotel Palácio dos Melos - era uma sete portas de entrada na muralha da cidade. Fica na rua Nunes de Carvalho. (Fotografia de Paulo Spranger/GI)
04. Que Viso Eu? É uma loja tradicional, que alia a arte, a cultura e a gastronomia com a venda de vinho, compotas e queijos, por exemplo. (Fotografias de Maria João Gala/GI)
04. Que Viso Eu?
05. Casa-Museu Almeida Moreira O edifício alberga hoje parte do espólio de Francisco António Almeida Moreira - professor, crítico de arte e fundador do Museu Grão Vasco. (Fotografia de Paulo Spranger/GI)
06. VeloCafé Parece uma simples loja de bicicletas, mas é bem mais do que isso: vende bicicletas, acessórios e também aluga e faz passeios turísticos por medida. (Fotografia: DR)
07. Time To Eat Esta cafetaria, ideal para fazer uma refeição rápida, tem esplanada e uma série de pratos simples e honestos, das saladas às bifanas, dos inevitáveis pregos até aos mais improváveis kebab ou falafel. (Fotografia de Paulo Spranger/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Afirmar que esta rua liga o Largo Pintor Gata ao Jardim das Mães, talvez não seja uma informação muito valiosa para quem pouco conhece de Viseu. Dizer que é um dos caminhos mais diretos entre o Rossio – onde se situa a Câmara Municipal e onde toda a gente, turistas ou locais, vai desaguar – e a Sé Catedral, no coração do centro histórico, já dará a entender algo mais sobre a sua fundamental localização estratégica. Não é por acaso que no final da rua se situa a Porta do Soar, uma das sete portas de entradas da muralha. Sim, é um ponto de passagem obrigatório, sobretudo para quem faz o percurso a pé, não se pense, contudo, que se trata apenas uma rua de passagem. Pelo menos não deveria. Nela e ao seu redor há história, várias lojas, vida. O nome foi dado em homenagem a António Nunes de Carvalho (1786-1867), professor, bibliotecário-mor da Casa Real e amante da sua terra, tendo doado todos os seus livros à Biblioteca Municipal.

 


 

Agulha do Tempo
Rua Nunes de Carvalho, 4A
Tel.: 938756224
Facebook: facebook.com/agulhadotempo/
Segunda-feira a sábado, das 09h30 às 19h00

Que Viso Eu?
Rua Nunes de Carvalho, 5
Tel.: 232458474
Facebook: facebook.com/quevisoeu/
Terça a domingo, das 10h00 às 19h00

VeloCafé
Largo Pintor Gata, 13
Tel.: 232424026
Facebook: facebook.com/VeloCafé-222153697973466/
Segunda a sábado, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

Time To Eat
Largo do Arvoredo, 16
Tel.: 232421307
Facebook: facebook.com/TimeToEatViseu/
Segunda a sábado, das 10h00 às 23h00

Leia também:

As lojas de Viseu onde tudo ainda tem mão humana
Viseu: Uma oficina para viver as tradições em família
Caminhar pelos trilhos das zonas campestres de Viseu