Publicidade Continue a leitura a seguir

A praça do Porto onde se petisca à portuguesa

Percorra a fotogaleria para conhecer alguns dos pontos obrigatórios na Praça dos Poveiros. (Fotografia de Pedro Correia/GI)
3. O Buraquinho A petisqueira tradicional abriu em 1927. Foi renovada em 2016 sob nova gerência mas continua a servir os petiscos de sempre. (Fotografia de Igor Martins/GI)
5. Cantinho dos Bragança Tábuas de queijos e fumados, saladas e cocktails. Há de tudo num dos mais recentes projeto da praça. (Fotografia de Pedro Correia/GI)
8. Casa Guedes O negócio dos irmãos Correia serve, provavelmente, as mais famosas sandes de pernil de porco com queijo da serra do Porto. (Fotografia de Pedro Correia/GI)
7. Santa Francesinha O molho aromático e picante das francesinhas continua a servir-se neste novo restaurante sob a gerência do grupo Cufra. (Fotografia de Pedro Correia/GI)
1. Casa Ribeiro O leitão assado à moda da Bairrada continua a ser uma das especialidades deste que é um dos mais icónicos restaurantes da cidade. (Fotografia de Pedro Correia/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Praça dos Poveiros une o Passeio de São Lázaro à Rua de Santo Ildefonso, e é um ponto de referência para «comes e bebes». Aos lugares que já existiam, como a Casa Ribeiro e a Casa Guedes, juntaram-se outros, tornando a praça lugar seguro para quem procura comida tradicional portuguesa, sandes, francesinhas ou cachorros. A praça, que atualmente acolhe diversas feiras e concertos foi, em tempos, o Largo do Arrabalde e, posteriormente, no século XIX, o Largo de Santo André, graças a um templo que tinha como padroeiros Santo André e Santo Estêvão. Nessa altura, era um dos lugares mais concorridos da cidade, graças à feira da erva e ao mercado das hortaliças.

Atualmente, a toponímia homenageia os pescadores portugueses que viviam no Brasil e se opuseram ao governo brasileiro quando este os obrigou a naturalizarem-se cidadãos brasileiros, em 1921. Segundo consta, os pescadores da Póvoa do Varzim foram os mais exaltados na defesa da identidade, o que acabou por lhes valer a homenagem.

Veja também:
Sé: um vasto passeio pelo bairro onde nasceu o Porto
A rua do Porto ligada ao liberalismo onde há de tudo
Rua do Porto guarda um dos negócios mais antigos da cidade