Publicidade Continue a leitura a seguir

Picaria: a rua para quem quer comer bem no Porto

Percorra a fotogaleria para ver onde comer na Picaria.
1. Coctelería Este bar celebra a sangria em mais de 15 versões, a par de outros cocktails e ainda "mojitos". (Fotografia Igor Martins/GI)
3. Casa das Arepas Os pães de milho achatados têm muitos tipos de recheio, dos tradicionais venezuelanos até alguns inspirados nos sabores portugueses.
4. Mundo Não há receitas clássicas de vários países, mas antes uma miscelânea de especialidades e sabores para provar quase ao desafio. (Fotografia de Igor Martins/GI)
5. Tábua Rasa Tem-se imposto como um dos lugares da cidade onde com maior confiança se pode ir petiscar tábuas de queijos e enchidos. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
6. Fábrica da Picaria Foi o primeiro brewpub (lugar onde se produz e serve cerveja) a abrir no Porto.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quando as ruas do Porto se conheciam pelos seus ofícios predominantes, a Picaria era a rua das marcenarias, enquanto a sua paralela rua do Almada era a sede das lojas de ferragens. Ainda há marcenarias e lojas de móveis na Picaria, com bancos e mesas de madeira à porta, mas agora esta artéria estreita de sentido único é sobretudo uma rua onde se pode comer praticamente de tudo: carnes maturadas e churrascos, sushi, tábuas de queijos e muitos petiscos, pratos de fusão, arepas venezuelanas, comida popular portuense. E onde também se pode beber champanhe, cocktails de vinho do Porto, sangrias e mojitos.

Esta deriva gastronómica da Picaria começou por volta de 2013 e ainda não estabilizou, com novos espaços a abrir constantemente, uns com maior solidez e a manter-se firmes, outros a definhar ao fim de algum tempo. No Porto, poucos lhe chamam rua e é conhecida singelamente por ser “a Picaria”. Apesar da tradição madeireira, a origem do nome está ligada aos cavalos e à equitação, até cerca de 1925. A rua é, contudo, pouco célebre pela figura ilustre da história recente do país que ali nasceu, na casa com o número 49: Francisco Sá Carneiro, antigo primeiro ministro de Portugal e um dos fundadores do Partido Social Democrata, que na rua teve também um escritório de advocacia.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Hotéis do Porto já estão 95% lotados para o réveillon
7 sítios com francesinhas e cervejas especiais
Há um novo restaurante no Porto com carnes maturadas