Publicidade Continue a leitura a seguir

Feiras e festivais no Norte para dizer adeus ao verão

Percorra a fotogaleria para conhecer algumas festas, feiras e festivais que encerram o verão no Norte do país. Na fotografia: Festival Milhões de Festa, em Barcelos. (Fotografia: Gonçalo Delgado/GI)
1. Concertos na Avenida | Porto A Câmara do Porto e a Fundação Casa da Música juntam-se para mais um ciclo de Concertos na Avenida, a 7 e 8 de setembro, que assinalam o encerramento das atividades de verão promovidas pela autarquia. Este ano, vão subir ao palco da Avenida dos Aliados a Orquestra Sinfónica e a Orquestra Barroca, esta em estreia no evento. Com direção musical do maestro e violinista Dmitry Sinkovsky, o seu espetáculo é dedicado a Vivaldi e às suas «Quatro Estações». Na segunda noite, será a vez da Orquestra Sinfónica do Porto apresentar um concerto festivo. Não vai faltar a tradição vienense com Strauss, ambientes associados ao Oeste americano descritos por Copland e, para dançar, as obras sinfónicas de Brahms e Enesco, inspiradas nas canções e danças do Leste europeu. Avenida dos Aliados 7 e 8 de setembro, 22h00 Grátis (Fotografia: Fernando Pereira/GI)
2. Milhões de Festa | Barcelos Normalmente, por esta altura do ano, o festival Milhões de Festa já tinha acontecido. Este ano, trocou-se julho por setembro, o que de alguma forma ajuda a manter o espírito de festival mesmo até ao final do verão. A música, como é habitual vagueia entre o pop rock mais alternativo. O festival decorre em quatro palcos: o Milhões, para os concertos maiores, o Lovers, para a programação mais eletrónica, o Piscina e o Taina, onde, a par de concertos e como o nome indica (tainada) integra uma zona dedicada à restauração e ao vinho verde, aberta a partir da hora do almoço. Haverá também a feira Necromancia Editorial, dedicada à edição independente, com BD, discos, fanzines, k7s. O festival encerra com a festa Silent Disco, em que os participantes vão ter de usar auscultadores para ouvir as atuações dos DJ, emitidas via bluetooth. De 6 a 9 de setembro Programa: milhoesdefesta.com/pt Preço: 60 euros (passe geral); 20 euros (bilhete diário). Campismo e piscina gratuitos para os portadores de bilhete. (Fotografia: Gonçalo Delgado/GI)
3. Festival Internacional de Circo | Porto Quer ser o maior evento de novo circo em Portugal e começa bem, com 12 companhias portuguesas e estrangeiras e mais de 40 espetáculos para todas as idades espalhados pelo Porto, quase todos em estreia nacional. O evento - a realizar entre 13 e 16 de setembro - é produzido pelo Coliseu do Porto e vai decorrer, além de no próprio Coliseu, em Santo Ildefonso, na Praça da Batalha, Praça dos Poveiros e Jardim de São Lázaro. Haverá também uma conferência internacional e a apresentação do Circo Social, um projeto de serviço educativo e residência artística que, desde março, tem dado a oportunidade a um grupo de jovens da freguesia do Bonfim de conhecer e aprender as artes circenses. De 6 a 9 de setembro Vários espaços Grátis (Fotografia: Miguel Pereira/GI)
4. Viana Bate Forte | Viana do Castelo Quase 30 artistas portugueses vão dar música a Viana do Castelo, nos dias 14 e 15 de setembro. Nomes como Ana Bacalhau, Carolina Deslandes, Salvador Sobral, Manel Cruz e Gisela João vão pisar os cinco palcos distribuídos pela cidade, sendo que o palco Gil Eannes é a novidade para este ano. É lá, com o navio-museu ao lado, que as noites vão acabar com os DJs Wilson Honrado e Nuno Luz. Os outros quatro vão localizar-se nos mesmo sítios do ano passado - o da República, na Praça da República, o de Pedra, na Porta Mexia Galvão, o da Erva, na Praça da Erva, e o da Liberdade, na Praça da Liberdade. 14 e 15 de setembro Viana do Castelo Web: vianabateforte.pt Entrada livre (Fotografia: Pedro Rocha/GI)
5. BBQ Brazilian Barbecue Festival | Paredes Carne, fogo, cerveja e música são os quatro pilares deste festival que - depois do sucesso no Brasil - chega agora a Portugal. O Parque da Cidade de Paredes recebe, então, as carnes assadas à moda brasileira, em dois dias de festa. À volta do fogo vão estar o chef Samuel Barros, do Fornalha Steakhouse (Matosinhos) e Fábio de Pádua, do projeto Assadores, responsável pelo evento no Brasil. O festival é de entrada gratuita e os preços das carnes começam nos 3,50 euros. O evento é para toda a família, já que haverá insufláveis para os mais novos se divertirem e artistas de rua. Parque da Cidade (Campo de Futebol) 15 de setembro, das 18h00 às 23h00 16 de setembro, das 11h00 às 18h00 Grátis (Fotografia: João Manuel Ribeiro/GI)
6. Feira do Livro | Porto Desde que passou a realizar-se em setembro e não no pico do verão, a Feira do Livro do Porto tornou-se num dos pontos altos da programação cultural de final de estação ou de rentrée. É à sombra das Avenida das Tílias, nos Jardins do Palácio, que decorre esta edição, que tem como homenageado o cantautor José Mário Branco, a celebrar 50 anos de carreira. A feira propõe, assim, uma reflexão sobre a importância da literatura no universo da música. O músico de intervenção, cantor, compositor, letrista, produtor e ator verá o seu nome imortalizado na Avenida das Tílias, no dia 8 de setembro (sábado), às 17 horas. Uma hora depois, Anabela Mota Ribeiro modera um debate com o homenageado. A programação, com mais de 40 atividades, constrói-se assim à volta do tema da «liberdade, o amor e a sublevação», não esquecendo os ideais do Maio de 68, cujos 50 anos também serão assinalados. 7 a 23 de setembro Jardins do Palácio Grátis (Fotografia: GI)
7. Sunset Wine Parties no The Yeatman | Vila Nova de Gaia É a 27 de setembro, quinta, que acontece a terceira e última Sunset Wine Party, no hotel The Yeatman. A 4ª edição do evento que reúne vinhos, petiscos, música e um pôr-do-sol sobre o Rio Douro e o Porto, trouxe uma novidade para este ano: um espaço de prova, onde 25 produtores estarão a apresentar os seus vinhos, além dos habituais bares com espumantes, vinhos brancos, rosés e tintos de verão. Mas a oferta não fica por aqui. Um buffet generoso, onde não faltarão saladas, queijos, marisco e ostras, enchidos, pratos quentes e uma seleção de sobremesas dará a energia necessária para a festa continuar até à 01h00 ao som de um DJ convidado. E mais uma vez, o Spa de Vinotherapie Caudalie estará a oferecer massagens de mãos ao participantes. Rua do Choupelo Web: eventos.theyeatman.com Tel.: 220133100 Preço: 95 euros (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Concertos ao ar livre, um festival alternativo ao pé da piscina, espetáculos circenses, livros, vinhos e carnes assadas à moda brasileira são alguns dos programas que em setembro ainda fazem aproveitar os dias de sol e as noites amenas. Percorra a fotogaleria acima para conhecer algumas festas, feiras e festivais que encerram o verão no Norte do país.

Leia também:

Comer e beber com vista para a água no Grande Porto
Porto: 10 sítios com bebidas frescas e sem álcool no Porto
Douro: dez dias para celebrar o vinho do porto