Douro: dez dias para celebrar o vinho do porto

O Douro celebra 262 anos como região demarcada. Durante dez dias, há comemorações no Porto, em Vila Nova de Gaia e rio acima.

O Douro, já se sabe, foi a primeira região vitivinícola do mundo a ser demarcada e regulamentada. Dia 10 de setembro, segunda-feira, faz 262 anos que o Marquês de Pombal criou a Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro. Nesse dia culminam as celebrações que se iniciam já no dia 1 de setembro. O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) comemora, assim, mais um Port Wine Day.

Esta edição integra uma série de ações que querem promover o conhecimento sobre o vinho do porto e o seu consumo. Sexta-feira, dia 7, é marcada pela proclamação de Ano Vintage 2016, pela Confraria do Vinho do Porto, antecedida por uma prova destes vinhos, no Terminal de Cruzeiros do porto de Leixões.

O plano inclui, no dia a seguir, uma Sunset Party, um evento aberto ao público no Jardim das Oliveiras, também na Invicta. Novidade é a realização da Regata de Barcos Rabelos que, pela primeira vez, se realiza no coração do Douro Vinhateiro. O público poderá assistir, ao longo das margens do rio, à prova que terá início em Bagaúste, com final e entrega de prémios no Pinhão.

Destaques de 1 a 10 de setembro

À Mesa com Porto. Rota gastronómica por vários restaurantes do Porto e do Douro, em que um prato especial é servido com vinho do porto.

Caves de Vinho do Porto. As caves proporcionam, durante este período, um calendário de atividades especiais.

Port Wine Night. Rota de bares, na baixa da Invicta, que servirão um cocktail especial com porto.

Port Wine Day Sunset Party (8 de setembro). Terá lugar no Jardim das Oliveiras, nos Clérigos, e conta com música, animação e muitas surpresas, incluindo, gastronómicas.

Regata (10 de setembro). O público é convidado a assistir das margens do rio à prova que terá início em Bagaúste, com final e entrega de prémios no Pinhão.

Programação

portwineday.pt

Leia também:

Novo museu de Gaia tem mais de 500 vinhos (e não só)
A nova rota de enoturismo do Douro passa por 16 quintas
Arribas do Douro: Um paraíso ainda desconhecido por muitos

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend