Publicidade Continue a leitura a seguir

Quatro passeios na Natureza, perto dos centros urbanos

(Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

LISBOA Parque Florestal de Monsanto

É conhecido como o “pulmão verde” de Lisboa. E com razão. O Parque Florestal de Monsanto tem quase mil hectares de Natureza, com diferentes paisagens, fauna e flora, e é por isso muito procurado por todos os que gostam de caminhar, fazer desporto, um piquenique ou simplesmente estar num sítio calmo e perto da cidade. Há trilhos identificados para descobrir, mas um que em particular demonstra bem a riqueza do parque: a Volta do Planalto, com sete quilómetros, para percorrer ao longo de uma hora e meia e ajudar a digerir eventuais excessos da noite de ontem.

VILA NOVA DE GAIA Marginal

(Fotografia: DR)

O percurso pedonal na escarpa da serra do Pilar ainda não está completo – faltando concluir apenas um troço junto à ponte D. Luís I -, mas já se anda a pé e de bicicleta junto ao rio. O passadiço de madeira dá a conhecer o que há a montante da Ponte Luís I, ainda território desconhecido para muitos. Arrancando-se junto à Praia Fluvial do Areinho são cerca de dois quilómetros, por um trilho fácil de percorrer, que alterna entre passadiço e terra batida, sempre na companhia de uma paisagem de luxo, que inclui o rio, a outra margem e uma boa dose de arvoredo. O caminho passa por baixo de três das seis pontes do Douro, a do Infante, D. Maria Pia e São João, e termina a poucos metros da ponte D. Luís I.

BRAGA Bom Jesus do Monte

A longa escadaria do Bom Jesus, com os seus mais de 500 degraus, é um desafio à medida dos excessos da mesa natalícia, mas também um passeio prazeroso no meio da Natureza. Ao longo deste belo percurso incrustado na montanha, encontram-se entre a vegetação densa várias capelas referentes à Via Sacra, e chegando ao topo, o esforço é compensado pela vista panorâmica sobre a cidade. Atrás do santuário abre-se uma frondosa mata, com um parque, um lago e caminhos para continuar o passeio.

AVEIRO Passadiços da Ria

(Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)

O lado mais selvagem da ria de Aveiro pode ser descoberto a pé ou de bicicleta, sobre passadiços de madeira e trilhos de terra batida entre pinhais e eucaliptais, que ligam o cais da Ribeira de Esgueira até ao rio Novo do Príncipe (o troço final do rio Vouga), em Vilarinho, num total de cinco quilómetros. Oficialmente, o trilho tem início no antigo cais de São Roque, bem perto do centro da cidade, mas quem preferir um percurso menos urbano pode encurtar caminho e começar em Esgueira. É um passeio entre lagoas, sapais e manchas de bosque, que permite apreciar a fauna que ali habita, principalmente as aves que esvoaçam sobre a água.

Outro lado do Douro
O percurso Viver o Douro, em Pedorido, Castelo de Paiva, em quase 300 metros de passeio praticamente em cima das águas do rio, parte em passadiço. Começa perto da Praia Fluvial do Choupal.