Quatro passeios na Natureza, perto dos centros urbanos

(Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)
Eis quatro ideias para passeios urbanos que ficam perto da Natureza e onde se pode dar um esticão de saúde ao corpo e à mente, com a distância necessária. Para todos os dias destas festas semiconfinadas.

LISBOA Parque Florestal de Monsanto

É conhecido como o “pulmão verde” de Lisboa. E com razão. O Parque Florestal de Monsanto tem quase mil hectares de Natureza, com diferentes paisagens, fauna e flora, e é por isso muito procurado por todos os que gostam de caminhar, fazer desporto, um piquenique ou simplesmente estar num sítio calmo e perto da cidade. Há trilhos identificados para descobrir, mas um que em particular demonstra bem a riqueza do parque: a Volta do Planalto, com sete quilómetros, para percorrer ao longo de uma hora e meia e ajudar a digerir eventuais excessos da noite de ontem.

VILA NOVA DE GAIA Marginal

(Fotografia: DR)

O percurso pedonal na escarpa da serra do Pilar ainda não está completo – faltando concluir apenas um troço junto à ponte D. Luís I -, mas já se anda a pé e de bicicleta junto ao rio. O passadiço de madeira dá a conhecer o que há a montante da Ponte Luís I, ainda território desconhecido para muitos. Arrancando-se junto à Praia Fluvial do Areinho são cerca de dois quilómetros, por um trilho fácil de percorrer, que alterna entre passadiço e terra batida, sempre na companhia de uma paisagem de luxo, que inclui o rio, a outra margem e uma boa dose de arvoredo. O caminho passa por baixo de três das seis pontes do Douro, a do Infante, D. Maria Pia e São João, e termina a poucos metros da ponte D. Luís I.

BRAGA Bom Jesus do Monte

A longa escadaria do Bom Jesus, com os seus mais de 500 degraus, é um desafio à medida dos excessos da mesa natalícia, mas também um passeio prazeroso no meio da Natureza. Ao longo deste belo percurso incrustado na montanha, encontram-se entre a vegetação densa várias capelas referentes à Via Sacra, e chegando ao topo, o esforço é compensado pela vista panorâmica sobre a cidade. Atrás do santuário abre-se uma frondosa mata, com um parque, um lago e caminhos para continuar o passeio.

AVEIRO Passadiços da Ria

(Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)

O lado mais selvagem da ria de Aveiro pode ser descoberto a pé ou de bicicleta, sobre passadiços de madeira e trilhos de terra batida entre pinhais e eucaliptais, que ligam o cais da Ribeira de Esgueira até ao rio Novo do Príncipe (o troço final do rio Vouga), em Vilarinho, num total de cinco quilómetros. Oficialmente, o trilho tem início no antigo cais de São Roque, bem perto do centro da cidade, mas quem preferir um percurso menos urbano pode encurtar caminho e começar em Esgueira. É um passeio entre lagoas, sapais e manchas de bosque, que permite apreciar a fauna que ali habita, principalmente as aves que esvoaçam sobre a água.

Outro lado do Douro
O percurso Viver o Douro, em Pedorido, Castelo de Paiva, em quase 300 metros de passeio praticamente em cima das águas do rio, parte em passadiço. Começa perto da Praia Fluvial do Choupal.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend