Publicidade Continue a leitura a seguir

Passear entre Gaia e o Marquês à boleia do passe único

Percorra a fotogaleria para ver todos os lugares. Fotografia: Pedro Correia/GI
1. Bio Habitus Há cerca de dois anos que Francisco Fernandes abriu a Bio Habitus, uma mercearia onde tudo o que entra é biológico – frutas, legumes, vegetais, ovos e mercearias. Muitos produtos são proveniente da quinta com o mesmo nome, situada em Gaia, e nas prateleiras encontram-se farinhas, azeites, chocolates, granolas e artigos de higiene. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
2. Monte Branco Há mais de trinta anos que a Confeitaria Monte Branco está de portas abertas. As mais de trinta variedades de pão fresco, os salgadinhos e os bolos de cake design festividades já fidelizaram centenas de clientes a esta concorrida confeitaria, onde também há espaço para uma pequena mercearia.
3. O Gato Comeu-te a Língua A pastelaria O Gato Comeu-te a Língua abriu ainda não fez um ano mas rapidamente se tornou uma das mais procuradas da cidade. A decoração é arrojada, criando vários ambientes no mesmo espaço. Entre doces e salgados, é possível optar-se por crepes feitos na hora, gelados artesanais, pastelaria francesa, sopas, saladas, quiches e sanduíches e uma seleção de petiscos. (Fotografia: André Rolo/Global Imagens)
4. Blueberry Diogo e Juliana abriram este lugar para servir a sua comida isenta de produtos processados e açúcares refinados. Papas de aveia, smoothie bowls, saladas, tostas, quiches e panquecas são acompanhadas de café, chá e lattes, que podem bebidas vegetais. Aos sábados, das 09h00 às 13h00, serve-se o brunch (8 euros), que inclui panquecas, meia tosta à escolha, sumo de laranja e uma bebida quente. (Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)
5. Ora Biscoito O Ora Biscoito é o adorável café do casal Daniela e Samuel, escondido no miolo urbano, onde se chega para comer panquecas, muffins, folhados, tostas ou apenas para tomar um café ou um chá. Para quem encomendar, também se fazem bolos. (Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)
6. Jardim do Morro, Teleférico... e a ponte O Jardim do Morro é um excelente miradouro virado para o rio Douro, as ribeiras de Gaia e do Porto.É também ali perto que partem as cabines do Teleférico de Gaia, para uma viagem de aproximadamente seis minutos, que termina no Cais de Gaia (bilhetes: 6 euros só ida; 9 euros ida e volta). E é entre esta estação e a de S.Bento que se faz aquela que há-de ser uma das bonitas travessias de metro do mundo, pelo tabuleiro superior da ponte de ferro Luís I, com uma arrebatadora vista para ambos os lados. (Fotografia: Pedro Kirilos/Global Imagens)
7. Confeitaria Serrana As generosas, e ligeiramente espalmadas, bolas de berlim da Serrana – das quais se diz serem as maiores da cidade - são o cartão-de-vista desta confeitaria com dois pisos na Rua do Loureiro, cuja arquitetura é de Francisco de Oliveira Ferreira. Por estas razões e por outras, é um lugar especial. Uma vez dentro do espaço, vale a pena olhar para o teto, onde está pintada uma tela de Acácio Lino, e subir ao primeiro piso para ver as esculturas que têm a assinatura de José Ferreira Oliveira. (Cristiana Milhão/Global Imagens)
8. Casa Arcozelo Tem uma monta apelativa, cheia de queijos em prateleiras, esta casa histórica do Porto. Vai-se lá pelos queijos da serra, de Lamego e de Nisa, pelos enchidos e pelos robustos presuntos que recheiam este pequeno mas simpático lugar, gerido por Manuel Melo. (Fotografia: DR)
9. Chá das cinco no Bar das Cardosas O hotel Intercontinental das Cardosas, de frente para a avenida dos Aliados, tem novidades no seu "Alternoon Tea", ao estilo inglês. No bar, este lanche é servido com grande tolerância de horários bem além das cinco da tarde, das 12h30 às 18h00, e inclui uma seleção de quatro mini sanduíches, entre elas a clássica de pepino e queijo creme, scones com e sem passas e sobremesas. Há chás de várias partes do mundo e ainda espumante. Preços a partir de 14,50 euros. (Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)
10. Barracuda É um clube de «roque», como o próprio se define. Abriu, no ano passado, ao lado da Estação de São Bento e tem concertos quase todos os fins de semana (e às vezes à semana). (Fotografia: André Rolo/Global Imagens)
11. Paço Episcopal Pela primeira vez em 600 anos, o Paço Episcopal, no Terreiro da Sé, abriu as suas portas ao público em 2016, revelando espaços como a Sala dos Espelhos, a Sala do Brasão e a Sala do Trono. A visita dá ainda acesso à sala das exposições, com um conjunto de peças litúrgicas e 27 retratos de bispos do Porto. Destaca-se ainda a belíssima vista sobre o rio Douro e a escadaria monumental em granito. (Fotografia: Cristiano Silva/Global Imagens)
12. O Fumeiro Aberta há 44 anos por uma família brigantina, esta casa é uma espécie de embaixada transmontana no Porto, onde se pode comprar fumeiro, alheiras, enchidos transmontanos, azeite, frutos secos e pão regional de Bragança e Mirandela. Tem também fabrico próprio de doces e salgados, e um menu de almoço todos os dias. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
13. Gelataria Neveiros Há mais de meio século que há na Neveiros gelados de creme e sorvetes de fruta, tudo artesanal. Além de alguns sabores mais afamados, como o gelado e o sorvete de morango, há algumas criações da casa como o Maria Framboesa, com gelado de nata, compota de framboesa e bolacha, e o Ana Limão, com limão e amendoim. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Restaurantes, cafés e casas de doces, um jardim-miradouro, um teleférico com vistas privilegiadas para o Douro e uma estação ferroviária que é, em si, um monumento. Estes são apenas alguns dos atrativos a que se chega através da linha amarela do metro.

Veja nesta fotogaleria que sítios visitar entre Gaia e o Marquês, à boleia do passe único.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

O melhor novo hostel do mundo está em Gaia
Este restaurante de Gaia tem a «melhor carne do mundo»
Porto: 8 restaurantes para descobrir ao redor de São Bento