Publicidade Continue a leitura a seguir

Melgaço: Água termal no meio da natureza

Termas de Melgaço (Fotografia: Artur Machado/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Desde 1864 que as propriedades terapêuticas das águas de Melgaço atraem visitantes ao complexo termal do Peso, embrenhado num parque de vegetação densa que ainda hoje convida a passeios morosos, por entre a frescura das árvores altas. Mas nem sempre foram tempos áureos para as Termas de Melgaço. Depois de mais de uma década ao abandono, a estância termal foi totalmente reabilitada em 2013, e tem sido alvo de várias reestruturações.

A última renovação aconteceu este ano, e com a reabertura, no verão, foram reativados os tratamentos clássicos, aliados a uma nova vertente de bem-estar e spa, com sauna, banho turco e diversas massagens, como as que utilizam pedras quentes e as massagens especiais para grávidas, com drenagem linfática, realizadas numa marquesa com uma abertura na zona abdominal, para facilitar a posição de barriga para baixo.

Outra das atrações é a grande piscina termal, instalada num pavilhão envidraçado que deixa ver os jardins ao redor, e que se pode desfrutar em família.

A água das termas – uma água gasocarbónica bicarbonatada, sódica e magnesiana – é especialmente indicada para o tratamento da diabetes, e tem também aplicação terapêutica associada ao aparelho digestivo, ao aparelho respiratório superior e doenças reumáticas.

Além dos tratamentos e dos serviços de spa do Balneário, uma visita ao parque termal não fica completa sem entrar no belíssimo edifício da Fonte Principal, onde se encontra o Buvete que permite provar a água diretamente da fonte. O pavilhão, construído no início do século XX, encanta pela sua estrutura em ferro, desenhada por Luís Couto dos Santos, com vitrais coloridos a toda a volta e o chão em azulejo.

Fonte Principal (Fotografia: Artur Machado/GI)

 

No parque arborizado que rodeia o complexo, e por onde passa a ribeira da Bouça Nova, está instalado um bar de apoio às termas, perfeitamente encaixado, de modo a deixar apreciar a natureza envolvente, e onde se pode petiscar ou até pedir uma garrafa da cobiçada Águas de Melgaço, engarrafada pela primeira vez em 1885, e que dificilmente se encontra à venda fora da região.

LAZER
Há ainda um parque infantil e vários passeios pedestres que acompanham os cursos de água, com bancos de jardim para descansar na tranquilidade daquele pulmão verde.

FICAR
Alvarinho Houses
A menos de 10 minutos do parque termal, num terreno de dois hectares, com piscina ao ar livre e uma vinha, encontram-se as Alvarinho Houses, duas habitações de estilos muito diferentes, mas onde não falta o conforto e o sossego para um bom descanso. A Casa Clérigo (T2) é a mais tradicional, toda em pedra amarela, enquanto que a Casa das Vigotas (T3) apresenta um desenho mais geométrico e é toda feita em betão. No interior de ambas predomina a madeira e uma decoração minimalista.

COMER
Adega do Sossego
A Adega do Sossego, nascida em 1991, é cozinha de referência no concelho, afamada pela comida regional de confeção irrepreensível, pelo atendimento familiar e o alvarinho da casa. O bacalhau assado, o galo de cabidela (por encomenda) e a vitela grelhada fazem as honras à mesa, assim como o cabrito que, fora da época da lampreia, é a estrela dos almoços de domingo. À comida caseira e ao vinho de produção própria junta-se o ambiente rústico e acolhedor da sala que, como se adivinha, já foi adega, e continua a ser um sossego.

Adega do Sossego (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)

 

VISITAR
Quinta de Soalheiro
Numa visita ao Soalheiro, a primeira marca de alvarinho de Melgaço, há várias propostas para conhecer a quinta, os vinhos e a região: passeios na vinha, visitas à adega, provas ao ar livre.
A que se podem juntar experiências gastronómicas na Quinta de Folga, onde se produz fumeiro tradicional. A quem não for pelo vinho, ou vá acompanhado de crianças, sugere-se ainda conhecer a plantação de aromáticas da quinta e provar as infusões de plantas biológicas que ali produzem, como a lúcia-lima, a hortelã verde e a perpétua-roxa, com queijos e compotas locais a acompanhar.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.