Publicidade Continue a leitura a seguir

Gaia: há uma nova exposição para ver na Bienal de Arte

Casa-Museu Teixeira Lopes. Fotografia: DR

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ângelo de Sousa, António Sena, António Bessa, Juan Antonio Mañas, Jaime Silva, Isabel Sá, Graça Martins, Francisco Laranjo e Helena Fortunato são outros nomes que integram a exposição, e mais há para ver, até 20 de julho, data em que chega ao fim esta terceira edição da Bienal.

«As magníficas salas da Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo recebem uma espécie de radiografia visível do que se vai produzindo, acompanhando o percurso e a evolução dos respetivos artistas, alguns deles, sem dúvida, grandes nomes da arte contemporânea», afirmou Agostinho Santos, curador da exposição e presidente da Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural, que foi quem selecionou as obras, e assegura, também, a direção da Bienal.

«Artistas convidados», na Casa-Museu Teixeira Lopes
Fotografia: DR

A Bienal Internacional de Arte Gaia, que envolve mais de 500 artistas, de 14 nacionalidades, e para lá de 2000 obras, arrancou, no dia 23 de abril, na Quinta da Fiação de Lever, numa lógica de descentralização. São 2600 metros quadrados de área expositiva, que correspondem a dois pavilhões da antiga Companhia de Fiação de Crestuma.

A Quinta da Fiação acolhe também, a partir desta sexta-feira, um ciclo de «Diálogos na Bienal» que, semanalmente, reúnem artistas, curadores e público à volta de temas abordados nas exposições. Essas conversas realizam-se, até 17 de julho, à quarta-feira, às 18h00, e ao sábado, às 16h00, havendo música a seguir.

A Bienal estende-se ainda ao Mosteiro de São Salvador de Grijó, que recebe, a partir do dia 12 de Julho, a exposição «Missio/Missão». Tem curadoria do Cónego António Coelho e de Bruno Marques, e engloba mais de meia centena de artistas.

O programa integra também, entre outras iniciativas, uma exposição individual de pintura, «Desempacotar a Cultura», de Do Carmo Vieira, que apresenta rostos da literatura nacional pintados em pacotes de leite vazios.

O evento vai além de Vila Nova de Gaia: tem oito polos, em cidades como Viana do Castelo, Braga, Estremoz, Gondomar, Monção ou Seia, e chega pela primeira vez a Espanha,mais precisamente, a Vigo.

Partilhar
Morada
Rua Teixeira Lopes, 32 (Mafamude) Vila Nova de Gaia
Horário
Das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Domingos das 10h00 ás 12h00 e das 14h00 às 17h00. Encerra segunda.
Custo
() Entrada livre


GPS
Latitude : 41.128638
Longitude : -8.611351499999955

Leia também:

Passear entre Gaia e o Marquês à boleia do passe único
Novo museu de Gaia tem mais de 500 vinhos (e não só)
6 sítios para descobrir em Vila Nova de Gaia