Publicidade Continue a leitura a seguir

À descoberta da linha laranja do Porto com o novo passe

Percorra a fotogaleria para conhecer algumas das estações da linha laranja do Porto onde vale a pena sair, utilizando o novo passe único dos transportes. Na fotografia: a estação e parque urbano da Levada, em Rio Tinto. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
LEVADA Parque da Quinta das Freiras e Parque Urbano de Rio Tinto Perto da estação de metro da Levada, no centro de Rio Tinto, encontram-se dois parques a uma distância curta entre si. Um deles é novo, o outro foi melhorado – e são ambos muito boas razões para ir de passeio a Gondomar, ainda mais para quem tem crianças.O Parque da Quinta das Freiras, ao lado da Casa da Juventude, tem 45,5 hectares cheios de frescura, graças ao seu conjunto de frondosos sobreiros e castanheiros, um lago habitado por patos e variados equipamentos desportivos. É um bom lugar para treinar, seja treino calisténico ou no cirtuito de manutenção com 680 metros, seja jogar nos dois courts de ténis, ou no ringue para street basket e futsal. Há wc, bebedouros e uma zona de piqueniques. Memso à saída da estação da Levada, está o Parque Urbano de Rio Tinto, que é atravessado pela linha de metro. Foi inaugurado há pouco tempo e é um grande espaço verde agradável e amplo, onde passa a ribeira da Castanheira. Tem uma cafetaria, parque infantil, dois skate parks e equipamento desportivo. Tem ainda equipamentos para cães, como bebedouro e wc. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
VENDA NOVA Crepe Mania Nesta casa situada na grande urbanização conhecida por "Cidade Jovem" de Rio Tinto, servem-se mais de trinta combinações de apetitosos crepes, panquecas e waffles, que podem levar por cima fruta, chocolate, gelado ou bolachas. É um recanto acolhedor, cheio de luz, decorado com muita madeira e heras suspensas da parede e do teto. Os gelados, que são um dos ingredientes dos milkshakes, são de fabrico próprio. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
FÂNZERES Mercearia e taberna do Repelão Visitar o Repelão é uma surpresa. Quem entra neste rés-do-chão de uma casa geminada numa zona residencial de Fânzeres, encontra, antes de mais, um frigorífico com laticínios, frutas, legumes, vinhos. O espaço não abunda, a oferta surpreende pela variedade. Não se percebe logo o que está nas traseiras, mas o cheirinho bom a comida, e as vozes lá do fundo rapidamente denunciam que ali há mais do que uma mercearia. Passando o estreito corredor, onde mal cabem duas pessoas, surge a taberna, com um balcão, pouco mais do que meia dúzia de mesas e um detalhe curioso - um armário onde estão expostas muitas chávenas de café. Em cima de quase todas as mesas se vê a mesma coisa: as tábuas de petiscos. A fama delas atrai pessoas do Porto, da Póvoa de Varzim, Braga e Santo Tirso. Porquê? Fartas e preparadas com esmero, as tábuas, que são aqui servidas há doze anos, falam por si. São bastante fotogénicas, se assim se pode dizer, e chegam aos comensais carregadinhas de petiscos. Alguns deles estão sempre garantidos, como o presunto, o melão, o queijo amanteigado, a alheira de Mirandela e a bôla caseira. O resto depende daquilo que a mulher de Manuel cozinha no próprio dia. Podem ser moelas, bifanas, feijão preto, pataniscas. Ou polvo, camarão, mexilhão, se a visita for feita ao fim de semana. O melhor mesmo é sair na última paragem da linha laranja e descobrir esta pérola de Fânzeres. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Percorra a fotogaleria para conhecer algumas das estações da linha laranja do Porto onde vale a pena sair, utilizando o novo passe único dos transportes.

 

Partilhar
Morada
Rua da Quinta das Freiras
Horário
Das 09h00 às 22h00 (horário de verão; inverno, até às 20h00)


GPS
Latitude : 41.1795959
Longitude : -8.561977299999967

 

Leia também:

Matosinhos: Comida tradicional em louça portuguesa
Porto: Na nova loja Mesh há joias ao alcance de todos
Matosinhos: abriu um novo restaurante a dois passos da praia