Publicidade Continue a leitura a seguir

8 sítios «friendly» no Grande Porto. Aqui todos são bem-vindos

Saiba mais ao longo da fotogaleria. Na fotografia: Porto dos Gatos (Fotografia: Igor Martins/GI)
KIDS-FRIENDLY Negra Café No Negra Café os mais pequenos têm um espaço só para eles no piso inferior, iluminado por dois candeeiros em forma de Tweety, com direito a um sofá, livros, folhas para pintar e uma mesa baixa com banquinhos. As refeições que se fazem neste espaço de decoração vintage são ligeiras: há bolos caseiros, tostas, saladas personalizadas, smoothie bowls, quiches e uma carta de cafés. (Fotografia: Igor Martins/GI)
KIDS-FRIENDLY Negra Café (Fotografia: Igor Martins/GI)
KIDS-FRIENDLY Chouquette Num armário à entrada desta pâtisserie francesa, instalada na rua de Miguel Bombarda, há livros e jogos de tabuleiro para juntar toda a família ao redor de uma mesa recheada de doces. Quem os faz é Emilie Briard, a chefe pasteleira que, ao lado de Tawfik Kaoue, trocou Paris pela cidade que os encantou há dois anos. (Fotografia: Igor Martins/GI)
KIDS-FRIENDLY Chouquette (Fotografia: Igor Martins/GI)
PET-FRIENDLY Porto dos Gatos O Jaime, o Fausto e o Lúcifer são alguns dos pequenos felinos que podem ser encontrados no Porto dos Gatos, o cat café do Bonfim, fundado por Joana, Fátima e Débora. Mas os gatos não são os únicos bem-vindos. Além da sala exclusivamente dedicada a eles, na sala principal também podem entrar cães e outros animais. (Fotografia: Igor Martins/GI)
PET-FRIENDLY Porto dos Gatos (Fotografia: Igor Martins/GI)
PET-FRIENDLY Apuro Como bar vegan que é, os amigos de quatro patas também são bem-vindos no Apuro, tendo até taças de água à disposição. A casa abriu no final do ano passado, pelas mãos de Natacha Meunier, que ali serve hambúrgueres, cachorros, wraps, saladas, brownies e bolos caseiros. Para acompanhar há ainda cerveja artesanal vinhos biológicos, kombucha e café da Vernazza. A passear pelo espaço encontra-se muitas vezes o Batisco, o gato que Natacha adotou, e que faz as honras da casa. (Fotografia: Leonel de Castro/GI)
PET-FRIENDLY Apuro (Fotografia: Leonel de Castro/GI)
VEGGIE-FRIENDLY BBL - Burger Beef & Lobster Uma longa lista de opções estritamente vegetarianas, completas e saborosas, não é algo que se espera encontrar numa hamburgueria que tem a carne de novilho como ingrediente principal. Mas no BB&L - Burguer Beef & Lobster, de frente voltada para o Centro Comercial La Vie, a realidade é mesmo essa. Ao lado dos hambúrgueres de carne e lagosta figuram também sugestões 100% vegetais, certificadas pela Aliança Animal, caso dos hambúrgueres de tofu, cogumelos e ainda da francesinha vegana. (Fotografia: Artur Machado/GI)
VEGGIE-FRIENDLY BBL - Burger Beef & Lobster (Fotografia: Artur Machado/GI)
VEGGIE-FRIENDLY Duas de Letra Foi um dos primeiros restaurantes do Porto a ter uma opção vegetariana no menu do dia, do qual faz parte uma entrada, sopa e bebida. Desde 2015, que da cozinha saem receitas vegetarianas adaptadas da cozinha portuguesa e internacional, das quais de destaca o Todos sem Bacalhau ou Cusquice de Grão e Legumes e francesinha vegetariana com queijo de vaca ou vegetal, às quintas ao jantar. Durante a tarde servem-se tostas e bolas no interior ou na esplanada tranquila nas traseiras. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
VEGGIE-FRIENDLY Duas de Letra (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
FOOD ALLERGY-FRIENDLY Ikeda O Ikeda acaba de se afirmar como um restaurante food allergy friendly. Uma parceria com a a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto resultou na preparação de toda a equipa para responder a casos de alergia alimentar e evitar contaminação cruzada. A intenção é que qualquer pessoa possa usufruir da gastronomia japonesa, de forma segura e confortável. Todos os possíveis alergénicos estão ainda indicados na carta do restaurante. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
FOOD ALLERGY-FRIENDLY Ikeda (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
FOOD ALLERGY-FRIENDLY Sergio Crivelli O restaurante italiano Sergio Crivelli, em Matosinhos, é o único a norte do país certificado pela Associação Portuguesa de Celíacos. Tem um menu 100% sem glúten, composto por várias entradas, pizas, massas e sobremesas. As massas são todas preparadas num laboratório separado da cozinha, para que não haja contacto com outros produtos que contêm glúten. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
FOOD ALLERGY-FRIENDLY Sergio Crivelli (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ir beber um copo e levar o cão para dentro do bar. Ir jantar fora com o amigo que é intolerante ao glúten. Levar as crianças para um lanche prolongado. Tudo isso é uma realidade nestes 8 sítios no Grande Porto, que se assumem como espaços kids-friendly, pet-friendly, veggie-friendly ou até mesmo food allergy-friendly.

Na lista acima encontra uma pequena seleção de cafetarias, bares e restaurantes onde as crianças têm muito com que se entreter, os animais de estimação são bem-vindos, e onde qualquer preferência ou restrição alimentar tem solução. Há restaurantes onde o forte é a carne ou o peixe, mas que primam por uma carta rica em alternativas vegetarianas ou até mesmo veganas. E ainda aqueles que, preocupados em dar a melhor experiência gastronómica a qualquer pessoa, estão preparados para adaptar a carta a clientes com alergias alimentares.

São alguns dos lugares no Grande Porto que abrem as portas a toda a gente.

Conheça na fotogaleria acima alguns sítios no Grande Porto que são, realmente, «friendly».

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Este restaurante em Matosinhos tem um menu 100% gluten free
13 restaurantes para conhecer o lado vegetariano do Porto
Apuro: já abriu o primeiro bar vegan do Porto