Apuro: já abriu o primeiro bar vegan do Porto

Há música e cerveja artesanal no Apuro - Vegan Bar, mas também petiscos sem ingredientes de origem animal neste novo espaço de Cedofeita onde se pode ir beber um copo e levar o cão.

O Apuro não é apenas mais um bar a abrir no Porto. É o primeiro bar vegan do Porto, aberto desde o início deste mês na rua do Breiner, num lugar onde cabe um palco para concertos e um agradável terraço nas traseiras, onde se servem petiscos, bolos, cerveja artesanal e vinhos.

O bar é um projeto de Natacha Meunier, nativa de Coimbra, que desenvolveu um grande carinho pela cozinha quando se tornou vegan. «Começou por ser uma necessidade e depois tornou-se uma terapia», conta. Acabou por criar um blogue – Vegan Purista – com as receitas que ia criando e mudar-se para o Porto, quando começou a trabalhar em marketing numa empresa. Ficou na cidade e a vontade de ter algo seu, que alimentava há anos, concretizou-se quando encontrei o espaço para o bar na rua do Breiner.

No Apuro, criou um espaço com uma decoração que mistura estilos e que Natacha chama «rústico-industrial». As mesas de madeira feitas em Paços de Ferreira casam na perfeição com as paredes que parecem inacabadas, de iluminação minimalista. Enchem o ambiente as “playlists” que Natacha compõe a partir dos seus estados de espírito ou até simplesmente do tempo que faz lá fora, razão pela qual se pode ouvir de tudo, como indie, rock, soft-rock, eletrónica, hip hop e outros géneros que façam ali sentido.

Quanto aos concertos – na inauguração foram os Birds Are Indie que pisaram o palco – são esperado aos fins de semana e de «pequenos projetos em nome próprio que se queiram apresentar». Mas o Apuro está a aberto a várias formas de arte e eventos, com mercados e oficinas já na calha, em parceria com associações.

E porque ali também se pode ir para comer e beber, a carta está recheada de hambúrgueres, cachorros, wraps, saladas e petiscos, como os queijos ou os cogumelos salteados. Os mais gulosos encontrarão conforto nos brownies, húmidos como se quer, na mousse de chocolate – uma das receitas do blogue de Natacha – e nos bolos do dia. Cerveja artesanal, da OPO, Musa e Lince, vinhos biológicos, kombucha e café da Vernazza completam uma oferta suficiente.

Além das conversas e da música, não será de estranhar um latido ou outro. Como bar vegan que é, os amigos de quatro patas também são bem-vindos no Apuro, tendo até taças de água à disposição no terraço.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

8 lugares quentes para enfrentar o frio no Porto e arredores
Porto: 8 ideias para aproveitar o último fim de semana do mês
8 cafetarias com bons bolos (e caseiros) no Porto




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend