Publicidade Continue a leitura a seguir

6 ideias para um fim de semana ameno no Grande Porto

Percorra a fotogaleria para conhecer todas as sugestões para este fim de semana. (Fotografia: Global Imagens)
1. Subir à Torre dos Clérigos depois de o sol se pôr A partir de hoje, dia 12, até dia 28 de abril, das 19h00 às 23h00, as visitas noturnas à Torre dos Clérigos estão de regresso para a Semana Santa, com o programa Clérigos by Night. Subir os 225 degraus e apreciar a panorâmica dos 75 metros de altitude pode ser um plano para um final de tarde diferente. O bilhete tem o custo de 5 euros.
2. Ver filmes italianos no Cinema Trindade A Festa do Cinema Italiano está de volta para a sua 12ª edição. Este, que é um dos mais importantes eventos dedicado à cultura italiana, acontece em salas de cinema um pouco por todo o país, e a do Cinema Trindade é uma delas. Hoje, dia 12, são exibidos os filmes "Come un gatto in tangenziale", de Riccardo Milani, às 19h30, e "Metti la nonna in freezer" (na foto), de Giancarlo Fontana, Giuseppe Stasi, às 21h30. Os bilhetes têm o custo de 5 euros.
3. Ouvir músicas brasileiras tocadas por músicos portugueses Hoje, sexta, a Casa da Arquitectura, em Matosinhos é palco do concerto inédito e irrepetível «Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses», às 21h30. Os sons do outro lado do Atlântico vão ouvir-se de na Casa da Arquitectura com a curadoria do musicólogo brasileiro, Zuza Homem de Mello, tendo como convidado especial o baterista gaúcho Kiko Freitas. Esta é uma oportunidade singular de ouvir um repertório conhecido com novas roupagens, executado com a mestria e excelência da Orquestra Jazz de Matosinhos dirigida por Pedro Guedes no palco da Casa da Arquitectura.
4. Ver uma exposição de brinquedos antigos e muito mais Brinquedos antigos, jornais, revistas e livros históricos, fotografias, postais e objetos de época fazem parte da exposição temporária do Museu do Colecionador, que está patente no antigo auditório da antiga Junta de Miragaia, no Campo Mártires da Pátria (nº 22), até dia 17 de abril. A mostra está aberta ao público das 09h00 às 17h00, durante a semana, e das 13h00 às 13h00, ao fim de semana. A entrada é livre.
5. Petiscar numa cafetaria escondida A recém-aberta cafetaria Bonina fica escondida no primeiro piso do edifício da Federação das Associações Juvenis do Porto. Ali são preparados doces e refeições leves com frutas e legumes da época. Todos os dias há um bolo à fatia, uma variedade de muffins e duas de bolachas, sempre com sugestões veganas. Já se mostraram ao balcão o bolo de banana com canela, os muffins veganos de coco e chocolate, os mini cupcakes com cerveja preta e ainda o bolo de ricota, limão e clementinas marinadas. Além dos doces, ao almoço também há um snack, que muda todas as semanas e é parte de um menu (4,50 euros) que inclui sopa e uma infusão.
6. Ir à inauguração de uma exposição de fotografia Amanhã, dia 13 de abril, pelas 16h30, Helena Flores inaugura uma exposição de três projetos de fotografia no Teatro Municipal de Vila do Conde. A mostra, incluída no ciclo Foto VC e com a curadoria de JP Martins, inclui "Luz Interior" - trabalho que valeu a Helena o 1.º Prémio no Concurso Novos Talentos FNAC em 2014, "Saudade Levada ao Peito" e "Nós, os Afogados". Estes últimos dois sobre Caxinas e as suas gentes, sendo que o última, em estreia, se foca nos homens que o mar levou.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Para este fim de semana, as sugestões passam por três artes – cinema, música e fotografia -, o regresso das subidas noturnas a um dos mais icónicos monumentos do Porto, uma cafetaria escondida onde servem bolos caseiros, muffins e refeições leves preparadas com ingredientes de época, e ainda uma mostra temporário de brinquedos antigos, revistas de época e muito mais.

Leia também:

Porto: Na Bonina comem-se doces e snacks de época
Há jóias e produtos gourmet na Casa da Arquitectura
Porto: 10 sítios para comer e beber junto ao Cinema Trindade