Matosinhos: Há jóias e produtos gourmet na Casa da Arquitetura

Na Casa da Arquitectura há uma loja onde se encontram peças de design assinadas por arquitetos portugueses e estrangeiros, merchandising, publicações, e até artigos gourmet.

«Há quem venha pela obra e há quem venha pelas peças», conta Carla Sousa, coordenadora da Loja da Casa da Arquitectura, referindo-se ao espaço remodelado, onde antigamente funcionava a zona administrativa da Real Vinícola, e às peças de design expostas.

Habitam a loja obras de nomes de peso da arquitetura como Ana Fernandes, Álvaro Siza, Eduardo Souto Moura e Virgínio Moutinho, e de autores emergentes como é o caso de Ana Pina e Káthia Bucho, entre muitos outros. A oferta é diversificada e houve o esforço de reunir «peças distintas e especiais».

Há merchandising da Casa da Arquitectura, joalharia, arte sacra, cerâmica, mobiliário, iluminação, obras gráficas, produtos para a casa e até vinhos e chocolates, mas nada está lá por acaso. Os vinhos, por exemplo, têm o seu lugar na loja porque pertencem a duas adegas desenhas por Siza.

Atravessando-se a primeira zona da loja, chega-se à livraria temporária, onde estão os catálogos das exposições patentes no momento. Logo a seguir, numa outra sala, abre-se a livraria permanente, que está em constante atualização.

De momento, contam-se entre 800 a 1100 títulos, distribuídos por autores portugueses e estrangeiros, dos mais variados temas, dentro da arquitetura, e está em andamento uma coleção sobre todos os Pritzker. A quarta e última área da loja privilegia a venda de mobiliário e iluminação, embora também se encontrem algumas obras gráficas.

O projeto da loja arrancou em 2009, quando a Casa da Arquitectura estava estabelecida na Rua Roberto Ivens. Na altura, ocupava pouco mais de 80 metros quadrados, hoje chega aos 250, e a ideia é que uma visita a este lugar se assemelhe a uma visita a uma galeria, sem a sensação comprometedora que tantos visitantes acabam por sentir numa exposição.

Carla acredita que a Loja da Casa «tem a missão cultural de desmitificar a arquitetura», divulgando esta arte de um «modo simples e livre», pretendendo desta forma que os visitantes se sintam à vontade para conversar sobre o que veem e façam as perguntas que quiserem.

Peças exclusivas

Umas das linhas de merchandising da loja tem a assinatura de André Chiote. O arquiteto criou uma série de ilustrações, baseando-se na Real Vinícola, na casa Roberto Ivens, na Piscina das Marés e na Casa de Chá da Boa Nova, que estão presentes em posters, cadernos, postais e t-shirts.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Matosinhos: Abriu uma loja de bicicletas e surf (com brunch)
Comida vegetariana e flores na nova loja de Matosinhos
Matosinhos: a cidade ao lado do Porto está a mexer




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend