Publicidade Continue a leitura a seguir

Um terço dos portugueses mente sobre as férias – e sobretudo no trabalho

Estudo revela que 10% dos entrevistados admitiu ter publicado uma imagem falsa das férias nas redes sociais. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Depois de se saber que quase metade dos portugueses planeiam passar as férias de verão em Portugal, na praia, durante menos tempo que outros povos europeus, e com 1.333 euros para gastar, sabe-se agora que os portugueses são dos que mais mentem em relação às férias.

A conclusão resulta de um estudo do site de pesquisa de viagens Jetcost, cujos resultados foram divulgados esta terça-feira, 18 de junho, e coloca os portugueses em terceiro lugar – a seguir aos espanhóis e italianos – entre seis povos europeus onde as pessoas mentem ou deturpam factos sobre as suas férias.

Segundo o estudo, ter «vergonha» de admitir onde estiveram de férias foi uma razão assumida por 36% dos portugueses inquiridos na amostra; enquanto outros 30% queriam «impressionar» o auditório a quem relataram as vivências no tempo de lazer. Houve também quem tenha dito que foi de férias sem realmente ir (17%).

«As pessoas mais comuns que foram enganadas», ainda de acordo com o estudo, foram colegas de trabalho (35%), amigos (28%) e parentes (10%). Os inquiridos disseram que tinham estado de férias na América (31%), Europa (26%), América do Sul (20%), Ásia (12%) e África (9%), detalha o estudo.

O clima, a qualidade do alojamento ou a quantidade de álcool consumido durante a viagem foram alguns dos aspetos em que os entrevistados admitiram ter mentido. Outro dado mostra que 10% das pessoas admitiu ter publicado uma imagem falsa das férias nas redes sociais.

O estudo da Jetcost foi feito a três mil pessoas (500 de cada uma das seis nacionalidades participantes, ingleses, espanhóis, italianos, alemães, portugueses e franceses) que tivessem viajado pelo menos uma vez nos últimos doze meses.

 

Leia também:

O hotel algarvio perfeito para férias em família
5 praias fluviais para visitar nas férias de verão
Portugueses vão gastar em média 1.300 euros nas férias de verão