Publicidade Continue a leitura a seguir

Praia mais bonita da Europa vai ter passadiço até Galapos

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens das praias do Portinho da Arrabida, Creiro, Galapos e Galapinhos, na Arrábida. Na fotografia: o Portinho da Arrábida em julho de 1998. (Fotografia de Pedro Vieira)
Esta fotografia dos anos 30 mostra que existia uma extensão de praia onde hoje só existem rochas (em baixo, ao centro). (Fotografia de Pedro Vieira)
Já nesta fotografia, tirada em 2010 do mesmo ângulo, nota-se que a areia desapareceu completamente junto à casa. (Fotografia de Ângelo Lucas/GI)
Estas fotografias, também dos anos 30, mostram como era o Portinho de outro ponto de vista. (Fotografia de Pedro Vieira)
Nesta altura o areal ainda não era usado como parque de estacionamento, junto à rampa de acesso à praia. (Fotografia de Pedro Vieira)
As estacas de madeira ficaram a descoberto com o desaparecimento sucessivo da areia ao longo dos anos. (Fotografia: DR)
Esta é uma visão geral da baía que engloba o Portinho e a chamada Praia do Portinho, mais à direita. (Fotografia: DR)
Esta perspetiva aérea mostra como a areia tem vindo a recuar, deixando a descoberto muitas zonas de calhau que antes não existiam.
A zona de transição entre marés, dantes, estava coberta de areia. (Fotografia de Sandra Brazinha)
Outra perspetiva da praia, que sempre foi muito procurada pelos banhistas. (Fotografia de Pedro Velez)
O monte de areia, ou duna, que se vê na fotografia nem sempre existiu, mas terá desaparecido por completo nos últimos 10 anos.
Nesta fotografia recente percebe-se que a mancha branca é comparativamente menor (à esquerda, próximo da Pedra da Anicha). (Fotografia de Sandra Brazinha)
Pedro Vieira, presidente da associação de cariz ambiental Clube da Arrábida, tem chamado a atenção para o desassoreamento das praias. (Fotografia de A-gosto.com/GI)
As praias de Galapinhos e Galapos também têm vindo a perder areia ao longo dos últimos anos. Esta é a praia de Galapinhos. (Fotografias: Global Imagens)
A praia de Galapos é a maior das duas praias.
Esta praia situa-se no litoral da Arrábida.
Galapos tem melhores acessos, a partir da estrada, do que Galapinhos.
Galapos é muito procurada pelos setubalenses e visitantes.
Em Galapos há uma concessão com 40 palhotas e espreguiçadeiras.
A praia de Galapos é descrita como tendo areia branca e fina.
A ondulação costuma ser tranquila nesta praia.
O concessionário de Galapos é a Ondagalapos, que ali tem um bar de apoio e outros serviços.
A praia de Galapinhos foi eleita em 2017 a praia mais bonita da Europa.
Para lá chegar é preciso percorrer um caminho entre a vegetação, em terra e com escadas improvisadas.
Galapinhos quase não tem infraestruturas de apoio.
O acesso é difícil até esta praia, maioritariamente frequentada por jovens.
Este areal tem em média 550 metros de comprimento e 60 de largura.
O site European Best Destination elegeu-a como sendo uma paisagem natural intacta.
A passagem a pé entre Galapos e Galapinhos faz-se apenas quando a maré está baixa ou por cima das pedras.
O objetivo da Câmara de Setúbal é agora criar um passadiço pedonal entre as duas praias.
Dos acessos a estes locais tem-se vistas incríveis sobre a serra.
Por estar protegida pela serra, em Galapinhos nem sempre o vento é um problema.
Esta praia tem um elevado grau de ocupação durante o fim de semana.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Galapinhos, eleita em 2017 a praia mais bonita da Europa pelos utilizadores do site de viagens e turismo European Best Destinations, e Galapos, a praia contígua, vão ser beneficiadas com a construção de um passadiço pedonal, a construir até ao final do ano, anunciou a Câmara Municipal de Setúbal.

Esta medida – uma das muitas previstas na estratégia municipal para a mobilidade segura e sustentável para todos nas zonas balneares da cidade – permitirá facilitar a passagem entre as duas praias. A pé, tal só é possível quando a maré está baixa ou passando por cima de pedras junto à arriba que as «separa» uma da outra.

A praia de Galapinhos é oficialmente considerada como semi-natural, ou seja, como «praia equipada com uso condicionado» e quem explora a concessão tanto de Galapinhos como de Galapos é a Ondagalapos, que tem um bar de apoio, palhotas, espreguiçadeiras e outros serviços de praia.


Leia também: Arrábida vai ter autocarros gratuitos entre as praias


No documento do programa «Arrábida Sem Carros» lê-se também que será elaborado, pela primeira vez, o plano de praia da praia de Galapinhos e demolidas as instalações em estado «ilegal» do restaurante «O João», que no inverno foi destruído pelo mau tempo.

Em matéria de mobilidade e melhoramento dos acessos pedonais nas praias, outro dos objetivos da autarquia sadina é valorizar o esporão existente na praia da Figueirinha com um «passadiço pedonal e zonas de estadia», obra para a qual ainda terão de ser lançados os procedimentos, adjudicação e obra.

O que deverá avançar já este ano, além da construção do passadiço entre Galapos e Galapinhos, é a «execução do Passeio Pedonal de Albarquel pela EN10-4, cujo troço será compreendido entre o Restaurante “Restinguinha” e o acesso à praia de Albarquel», lê-se no documento do programa «Arrábida sem Carros».

Quem se deslocar de bicicleta na cidade e quiser fazê-lo até às praias próximas também deverá poder contar com uma nova ciclovia e locais de estacionamento junto das praias, fruto de uma «requalificação urbana da EN379-1». Uma medida que surge conjugada com a criação de uma outra «ligação pedonal entre o extremo poente do Parque Urbano de Albarquel e a Praia de Albarquel».

Estas medidas municipais de mobilidade, que dão pelo nome «Arrábida Sem Carros», surgem associadas ao corte total do trânsito em automóvel individual entre o túnel da Figueirinha e o Creiro, entre 31 de maio e 30 de setembro, para permitir a circulação de transportes públicos. O objetivo é «garantir o acesso de todos, em condições de segurança e em respeito pela natureza, às praias».

 

Leia também:

Uma loja onde pode levar a Arrábida para casa
Há uma nova praia em Portugal. Saiba onde fica
Estas praias portuguesas de norte a sul têm wi-fi gratuito