Arrábida vai ter autocarros gratuitos entre as praias

Arrábida vai ter autocarros gratuitos entre as praias
O Parque Natural da Arrábida tem a partir deste ano um novo modelo de acesso às praias. (Fotografia: DR)
A Câmara Municipal de Setúbal, que a partir deste ano passa a ter o controlo da mobilidade na estrada nacional de acesso às praias da Serra da Arrábida, já anunciou como vai funcionar o serviço de transporte público para as praias. Os preços dos trajetos a partir de Setúbal e Brejos de Azeitão vão oscilar entre 1,40 e 4,70 euros.

Setúbal vai ter um novo sistema de transportes públicos para melhorar o acesso às praias da Serra da Arrábida, depois de ter sido anunciado pela autarquia a proibição total do trânsito nos dois sentidos entre o túnel da Praia da Figueirinha e o Creiro (exceto transportes públicos, veículos autorizados, de emergência e de duas rodas), entre 1 de junho e 30 de setembro. As alterações entram em vigor já nesta época balnear e contemplam a criação de novos percursos e horários de autocarros, a delimitação de parques de estacionamentos e a colocação de obstáculos para impedir o estacionamento abusivo nas imediações das praias.

Uma das medidas que mais impacto terá, na prática, no modo como as pessoas vão aceder às praias é a que estabelece novas carreiras de autocarros de Setúbal para a praia da Figueirinha e de Azeitão para a Praia do Creiro. Um dos percursos vai partir, em Setúbal, da estação rodoviária na Avenida 5 de Outubro, da estação ferroviária da Praça do Brasil e do Centro Comercial Alegro Setúbal. Estas carreiras terão «vários horários» e vão custar 4,10 euros (ida e volta).

Já a partir de Brejos de Azeitão (Parque do Morango), cujo trajeto, feito de duas em duas horas, irá custar 4,70 euros (ida e volta), «passa a realizar-se uma carreira até ao Creiro, com paragens em várias localidades ao longo do percurso». De forma a ligar as praias situadas entre a Figueirinha e o Creiro haverá «uma nova ligação vaivém, gratuita, de 20 em 20 minutos», entre as 08h50 e as 20h00, com paragens em todas as zonas balneares, informou hoje a Câmara Municipal de Setúbal em comunicado.


Leia também: De norte a sul: as 10 melhores praias portuguesas


Quem optar por estacionar o carro no parque de estacionamento cedido pela Secil, no Outão, continuará a pagar um euro pelo vai-vém entre esse estacionamento e a praia da Figueirinha, disponível a cada 20 minutos. Em paralelo funcionará também outro percurso de autocarro para ligar Setúbal à praia de Albarquel (a primeira praia da Serra), com partida da Casa da Baía, na Avenida Luísa Todi. Esta carreira custará 1,40 euros (ida e volta).

Sobre qualquer um dos preços dos autocarros, a autarquia faz questão de esclarecer «que são fixados pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes», e não por decisão municipal ou pela operadora Transportes Sul do Tejo, que operará os autocarros.

O incentivo da utilização de transportes públicos para o acesso às praias da Arrábida está associado «a um conjunto de bolsas de estacionamento de retaguarda, com um total de 1690 lugares», nota o município. Esses parques de estacionamento vão funcionar na Várzea, no Outão/Secil, no Portinho da Arrábida, na praia da Figueirinha e no Creiro, estes dois «pagos através de um sistema de caixa automática». Deixar o carro um dia inteiro (máximo de 10 horas) na Figueirinha pode custar até 5 euros na época baixa ao fim de semana e feriados e até nove euros, nos mesmos dias, durante a época alta.

Para informar os automobilistas da localização e disponibilidade dos parques de estacionamento serão instalados painéis com «sistemas de informação, em tempo real», no final da Avenida Luísa Todi (zona poente) e no EcoParque do Outão. Estas medidas municipais de mobilidade, que dão pelo nome «Arrábida Sem Carros», «procuram garantir o acesso de todos, em condições de segurança e em respeito pela natureza, às praias».

 

Leia também:

Uma loja onde pode levar a Arrábida para casa
Duas praias portuguesas entre as melhores em 2018
3 praias portuguesas “que todos deveriam visitar na sua vida




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend