Publicidade Continue a leitura a seguir

Este verão já se pode ir a banhos na nova praia do Alentejo

A praia fluvial de Amieira é a terceira do Alqueva, no Alentejo. (Fotografia de Notícias Portel/DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Depois de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e de Mourão, o Alqueva, em pleno Alentejo, ganha agora a sua terceira praia fluvial: a praia fluvial da aldeia de Amieira, no concelho de Portel, distrito de Évora. A estância de verão já abriu e oferece um areal de cerca de 600 metros de comprimento.

A praia tem 150 metros de extensão sob vigilância de nadadores-salvadores e uma zona relvada, o que a torna «um espaço bastante agradável e que tem todas as condições» para a prática balnear, realçou o presidente do município, José Manuel Grilo, em declarações à Lusa, no momento de abertura do areal ao público, segunda-feira, 15.

A praia já está a funcionar. (Fotografia de Notícias Portel/DR)

Um apoio de praia, bar, restaurante, balneários e casas de banho são outras das infra-estruturas que ali foram instaladas, para tornar a praia «100 por cento acessível» a todos, explicou ainda o autarca. A obra resultou de um investimento global de 500 mil euros financiados pelo Programa Valorizar, do Turismo de Portugal, e pelo município.


Descubra aqui 11 desportos de aquaturismo para fazer de norte a sul


O complexo tem também parque de estacionamento, posto médico, canoas e gaivotas para alugar, uma zona para crianças no plano de água, zona de toldos e chuveiros exteriores. O facto de já ali existir um ancoradouro sempre fez com que o espaço fosse procurado para passeios naquele que é o maior lago artificial da Europa, uma albufeira de 250 quilómetros quadrados e que abrange cinco concelhos do Alentejo.

A praia da aldeia de Amieira, em Portel, é agora a terceira praia fluvial do Alqueva, depois da praia de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, aberta em 2017, e da praia fluvial de Mourão. Os planos do município de Portel são, no entanto, criar um quarto areal, cujos estudos já começaram e que se prevê que seja inaugurado em 2020.

 

Leia também:

Apetece estar aqui: O luxo da imensidão do Alentejo
Esta praia fluvial está num dos rios menos poluídos da Europa
Há uma praia fluvial em Gondomar isolada da agitação da cidade