Publicidade Continue a leitura a seguir

Moscatel de Setúbal faz 111 anos e vai estar à prova em Lisboa

Percorra a fotogaleria para saber mais sobre este evento que vai decorrer em Lisboa. (Fotografia: DR)
O evento vai acontecer no trecho entre a Rua do Comércio e o Arco da Rua Augusta. (Fotografia de Pedro Rocha/GI)
Os moscatéis de Setúbal promovem-se num dos locais mais emblemáticos da capital.
O «Reis do Moscatel - Setúbal» vai acontecer nos dias 21, 22 e 23 de setembro.
O evento dinamiza, além das provas, música ao vivo e «happy hours».
Pelo Arco da Rua Augusta passam diariamente milhares de portugueses e estrangeiros. (Fotografia de Natacha Cardoso/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Foi há 111 anos que a região produtiva do Moscatel de Setúbal foi certificada como região demarcada. Para assinalar a data, seis produtores de vinho da Península de Setúbal vão estar presentes com os seus licorosos no trecho entre a Rua do Comércio e o Arco da Rua Augusta, em Lisboa, de 21 a 23 de setembro.

No primeiro «Os Reis do Moscatel – Setúbal» participam a SIVIPA, José Maria da Fonseca, Casa Agrícola Horácio Simões, Adega Camolas, Casa Ermelinda Freitas e a Adega de Pegões, disponibilizando moscatel a copo ou em garrafa. A entrada no evento é aberta gratuitamente ao público.

A organização vai dinamizar um passatempo para oferecer até seis garrafas de moscatel a quem se deixar fotografar em «pose real» e publicar a fotografia na página de Facebook do evento. «As três que tiverem mais gostos até às 24h00 do dia 25 de setembro ganharão 3, 2 e 1 garrafas de moscatel de Setúbal, respetivamente».

Para ligar o moscatel à gastronomia da região de Setúbal foram chamados à cena a chef Cristina Sá Marques, que terá um espaço dedicado à gastronomia da região de Setúbal e do país, e Henrique Sousa e da Carolina Santos, da Confeitaria S. Julião. A tarte de moscatel de Setúbal é apenas uma das propostas.

«Os Reis do Moscatel – Setúbal» promovem ainda, todos os dias, as chamadas «happy hours» do Moscatel de Setúbal (sexta e sábado das 18h00 às 19h00 e domingo das 17h00 às 18h00), animadas pelo DJ Miguel Vital. A partir daí têm lugar sessões de saxofone com Pedro Rego. O evento é promovido pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, entidade responsável pela certificação deste vinho generoso, que assinala agora 111 anos de vida.

 

Leia também:

Novo gin da Península de Setúbal leva uva moscatel
Este moscatel de Setúbal foi eleito o melhor do mundo
Cais da Gávea: comer peixe e marisco em frente ao Sado