Publicidade Continue a leitura a seguir

Este é o «segredo mais bem guardado» dos Açores

Veja nesta fotogaleria algumas imagens de uma das últimas reportagens da Evasões por Angra do Heroísmo e zona envolvente. (Fotografias: Fernando Marques)
PASSEIOS DE BARCO Os ilhéus das Cabras - duas ilhotas de origem vulcânica onde antigamente as cabras eram colocadas a pastar e agora nidificam a gaivota, o cagarro e o garajau - é um dos pontos incluídos nos passeios da Aguiatur, a partir da Marina de Angra.
CIDADE Angra do Heroísmo foi considerada Património da Humanidade em 1983, graças ao seu traçado urbanístico e pela importância nas primeiras rotas comerciais.
Os dias na cidade lentos, prazenteiros, como em qualquer capital de província que se preze, com turistas (mas sem enchentes) e com alguns restaurantes e cafés.
A marina de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.
Há um conjunto de lojas que valem a pena a visita durante um passeio no centro.
A loja Basílio Simões e Irmãos é uma delas, onde se pode comprar sementes, bombons, chás a granel e ananás dos Açores.
O café Verde Maçã é um dos espaços que, mesmo numa zona pacata, têm alma cosmopolita.
ALGAR DO CARVÃO O Algar do Carvão é outro dos tesouros geológicos da ilha, uma chaminé vulcânica de quase 39,34 hectares. Terá das mais raras e exuberantes estalactites e estalagmites de sílica amorfa dos Açores. Do mundo. No fundo, tem uma lagoa.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Para muitos, a beleza desta ilha – e do arquipélago, no geral – já não são nenhum segredo. Mas para alguns ainda o são. Numa reportagem feita na Ilha Terceira pelo «El Mundo», o jornal espanhol de referência explica porque se apaixonou pela ilha açoriana, que descreve como «o segredo mais bem guardado do Atlântico».

O diário refere-se à Terceira como «um destino perfeito» e a uma «jóia no meio do Atlântico» para quem pretende umas «férias com emoções fortes» sem ter que ir para muito longe, destacando a «complexa orografia» da região, espantoso património monumental e origem vulcânica. Os seus mantos verdes, a chaminé vulcânica do Algar do Carvão e a Caldeira de Guilherme Moniz são outros dos destaques geológicos da ilha açoriana.

Clique aqui e aqui para ler duas reportagens da Evasões na Ilha Terceira.

Em largos elogios à beleza da ilha, o «El Mundo» adianta que a Terceira tem uma de duas áreas classificadas como Património Mundial da UNESCO. Trata-se do centro histórico de Angra do Heroísmo, que mantém esta distinção há quase três décadas e meio, e ao qual se junta depois a Paisagem da Cultural da Vinha da Ilha do Pico.

Na reportagem, o jornal de referência destaca algumas referências religiosas para se visitar e à típica tourada de cordas daquela região e indica a Praia Vitória como uma das mais atrativas praias da Terceira. No artigo, também se ressalva a maior facilidade que existe nos dias que correm em apanhar um voo mais barato e mais rápido para o arquipélago.

Leia também:

Visita ao berço dos saborosos ananases dos Açores
Evasões 360: Viagem pela desconhecida ilha da Graciosa
El Mundo: esta ilha portuguesa ‘é a melhor do mundo’