Publicidade Continue a leitura a seguir

O Campo das Cebolas está como novo e reabre em festa

Veja nesta fotogaleria cinco sítios para comer e petiscar junto ao novo Campo das Cebolas.
1. Gelato Davvero A marca de gelados gerida por um italiano começou por conquistar o público na Praça de São Paulo, no Cais do Sodré, mas as constantes filas fizeram a Davvero ganhar, não só uma nova fábrica e loja mãe, em Santos, mas também vários espaços pela cidade. Este é um deles, onde se podem provar os gelados sempre cremosos com bolas bem servidas.
2. Cantina Zé Avillez É o mais recente projeto do chef português, direcionado para comida tradicional portuguesa, e talvez um dos espaços de Avillez com preços mais acessíveis. A ementa tem tudo de bom que se encontra numa tasca: arroz de feijão, croquetes com arroz de grelos, enchidos, iscas, o clássico bitoque e o cozido à portuguesa.
3. Taberna Moderna A comida é para dividir, por dois, por três ou mais, até porque quanto maior for o grupo, mais petiscos é possível provar. As especialidades da casa alternam entre pratos portugueses e espanhóis: ovos rotos, arroz de choco, polvo à galega, lascas de bacalhau com broa e salada de polvo com pão de lima são algumas das sugestões.
4. Pois, Café Numa das zonas mais turísticas da cidade, está um charmoso café gerido por duas amigas austríacas. Há sofás, cadeiras, e muitos livros nas prateleiras que lhe conferem um ar de aconchego. Há quem chegue para o brunch, para almoçar e para lanchar os bolos caseiros.
5. Clube de Fado É uma das casas de fado de excelência em Lisboa, cujo proprietário é Mário Pacheco, guitarrista que acompanhou Amália Rodrigues. Por ali é comum encontrá-lo, bem como outros rostos conhecidos e intérpretes do género musical. Às 20h00 há jantares e a partir das 22h30 pode assistir-se ao resto do espetáculo de bebida na mão.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Depois de parte do Jardim do Campo Grande e do Parque Urbano do Vale da Montanha abrirem ao público para gáudio de todos os lisboetas e visitantes da cidade, eis que chega finalmente a vez de o Campo das Cebolas, na zona ribeirinha, conhecer um novo capítulo. O espaço vai ser inaugurado pela Câmara Municipal de Lisboa este sábado, 14, às 15h00, com dois concertos de entrada livre, de Ricardo Ribeiro e Filipa Cardoso (às 16h30) e do grupo HMB (às 18h00).

O projeto de requalificação do espaço, que promove agora uma «nova ligação da cidade ao Tejo», foi desenhado pelo arquiteto Carrilho da Graça com o objetivo de evidenciar «a convivência entre o passado e o presente, uma das componentes da própria cidade de Lisboa», informou a autarquia em comunicado. Por esse motivo encontram-se agora ali «um amplo jardim e um parque infantil», muito próximos dos achados arqueológicos descobertos durante as obras.

 

Entre os vestígios arqueológicos descobertos no local estiveram duas embarcações antigas. (Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)

 

É o caso de um antigo cais construído após o terramoto de 1755, de três escadarias que hoje podem ser percorridas e de uma muralha que indica «onde o rio se encontrava» há alguns séculos. A descoberta destes vestígios arqueológicos, de cerâmicas e de duas embarcações durante as obras de construção de um parque de estacionamento subterrâneo com 206 lugares foi a principal razão para o atraso das obras do Campo das Cebolas.

Um passeio à beira-rio pelo novo Campo das Cebolas permite também agora «constatar a profunda requalificação do espaço pedonal junto à Casa dos Bicos», acrescentou a câmara municipal em comunicado. Percorra a fotogaleria para conhecer cinco espaços onde pode comer perto do Campo das Cebolas.

 

Leia também:

Lisboa: Abriu a nova cafetaria dos donos do Nicolau
Guia mediterrânico vai ligar Lisboa, Alentejo e Algarve
Arte de cozinhar: restaurantes de Lisboa junto a museus