Publicidade Continue a leitura a seguir

O hostel-hotel que tem uma vista incrível sobre Lisboa

Publicidade Continue a leitura a seguir

Nem tudo é branco ou preto, por vezes existe um cinzento pelo meio. É exatamente neste espectro de cor que entra o The Independente, um alojamento aberto desde 2011 às portas de um dos miradouros mais famosos da capital. Não porque não tenha cor, mas porque nos faz hesitar no momento de o classificar: será hostel ou hotel?

Quem entrar num dos dois palacetes do século XIX, que constituem as unidades Hostel & Suites e Suites & Terrace, vai perceber a ideia. O ambiente é de luxo, com mobiliário antigo recuperado, misturado com um espírito boémio. Na receção tanto se veem viajantes de mala às costas, como trolleys de marca.

Esta mescla de vidas e experiências num só espaço é aquilo que define o estilo Independente, ou não fosse este criado por quatro irmãos, também eles com percursos independentes, mas com o mesmo olhar sobre o turismo. Chamam-lhe «hospitalidade criativa», mas podia resumir-se a um romper de barreiras nestes dois palacetes antigos, que recuperaram.

O restaurante The Insólito fica no último andar de um dos palacetes e oferece vista privilegiada sobre Lisboa.

O Hostel & Suites, à esquerda, foi o primeiro a ser ocupado e é composto por 90 camaratas, em «triliches» (beliches triplos), e quatro suítes no último andar. Estas guardam uma das vistas mais impactantes da cidade, com o Miradouro São Pedro de Alcântara mesmo em frente, e o castelo e o Tejo a fecharem a paisagem.

Às quatro suítes juntaram-se outras dezoito quando surgiu a oportunidade de investir no palacete do lado, anos mais tarde. Veio a descobrir-se que os edifícios eram gémeos; e que este último tinha também um dos elevadores privados mais antigos de Lisboa. Nascia assim o edifício Suites & Terrace, composto apenas por quartos duplos, com os mesmos tetos trabalhados, decoração pensada ao pormenor, muitas poltronas e móveis recuperados, rádios e telefones antigos.

Cada palacete tem ainda o seu próprio restaurante: no das suítes está a cozinha de autor do The Insólito (clique aqui para conhecer as novidades), oferecendo outro cenário deslumbrante da cidade desde o último andar, em particular à noite. Já nas traseiras do edifício das camaratas, encontra-se o The Decadente, onde o adjetivo é antónimo do que ali se sente. Fica num pátio nas traseiras, com mesas e bancos corridos, onde apetece gastar uma tarde inteira.

As cartas dos dois restaurantes foram renovadas, desde que o chef António Sousa assumiu a liderança, este ano. Se no Insólito apostou em combinações improváveis, no The Decadente manteve a cozinha tradicional portuguesa, com novos pratos que todos conhecem mas nem sempre conseguem reproduzir na perfeição.

Como o tártaro de polvo, que vem para a mesa com maionese de paprika ou os camarões salteados, num molho caseiro para varrer com o pão. Para terminar, há magret de pato com cubos de batata-doce, secretos grelhados ou um arroz malandrinho de peixe e marisco. Decadente, só mesmo em forma de elogio.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

8 praias secretas e com poucos turistas na Grande Lisboa
O primeiro mercado municipal biológico já abriu em Lisboa
Lisboa: Neste novo italiano o seu filho não paga