O hostel-hotel que tem uma vista incrível sobre Lisboa

The Independente: o hostel-hotel que tem uma vista incrível sobre Lisboa
Dois palacetes gémeos, quatro irmãos e uma vista incrível da capital são os símbolos do The Independente, junto ao Miradouro de São Pedro de Alcântara. Nos edifícios de teto trabalhado do século XIX cabem 90 camaratas, 22 suites e dois restaurantes, que acabam de se renovar.

Nem tudo é branco ou preto, por vezes existe um cinzento pelo meio. É exatamente neste espectro de cor que entra o The Independente, um alojamento aberto desde 2011 às portas de um dos miradouros mais famosos da capital. Não porque não tenha cor, mas porque nos faz hesitar no momento de o classificar: será hostel ou hotel?

Quem entrar num dos dois palacetes do século XIX, que constituem as unidades Hostel & Suites e Suites & Terrace, vai perceber a ideia. O ambiente é de luxo, com mobiliário antigo recuperado, misturado com um espírito boémio. Na receção tanto se veem viajantes de mala às costas, como trolleys de marca.

Esta mescla de vidas e experiências num só espaço é aquilo que define o estilo Independente, ou não fosse este criado por quatro irmãos, também eles com percursos independentes, mas com o mesmo olhar sobre o turismo. Chamam-lhe «hospitalidade criativa», mas podia resumir-se a um romper de barreiras nestes dois palacetes antigos, que recuperaram.

O restaurante The Insólito fica no último andar de um dos palacetes e oferece vista privilegiada sobre Lisboa.

O Hostel & Suites, à esquerda, foi o primeiro a ser ocupado e é composto por 90 camaratas, em «triliches» (beliches triplos), e quatro suítes no último andar. Estas guardam uma das vistas mais impactantes da cidade, com o Miradouro São Pedro de Alcântara mesmo em frente, e o castelo e o Tejo a fecharem a paisagem.

Às quatro suítes juntaram-se outras dezoito quando surgiu a oportunidade de investir no palacete do lado, anos mais tarde. Veio a descobrir-se que os edifícios eram gémeos; e que este último tinha também um dos elevadores privados mais antigos de Lisboa. Nascia assim o edifício Suites & Terrace, composto apenas por quartos duplos, com os mesmos tetos trabalhados, decoração pensada ao pormenor, muitas poltronas e móveis recuperados, rádios e telefones antigos.

Cada palacete tem ainda o seu próprio restaurante: no das suítes está a cozinha de autor do The Insólito (clique aqui para conhecer as novidades), oferecendo outro cenário deslumbrante da cidade desde o último andar, em particular à noite. Já nas traseiras do edifício das camaratas, encontra-se o The Decadente, onde o adjetivo é antónimo do que ali se sente. Fica num pátio nas traseiras, com mesas e bancos corridos, onde apetece gastar uma tarde inteira.

As cartas dos dois restaurantes foram renovadas, desde que o chef António Sousa assumiu a liderança, este ano. Se no Insólito apostou em combinações improváveis, no The Decadente manteve a cozinha tradicional portuguesa, com novos pratos que todos conhecem mas nem sempre conseguem reproduzir na perfeição.

Como o tártaro de polvo, que vem para a mesa com maionese de paprika ou os camarões salteados, num molho caseiro para varrer com o pão. Para terminar, há magret de pato com cubos de batata-doce, secretos grelhados ou um arroz malandrinho de peixe e marisco. Decadente, só mesmo em forma de elogio.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

8 praias secretas e com poucos turistas na Grande Lisboa
O primeiro mercado municipal biológico já abriu em Lisboa
Lisboa: Neste novo italiano o seu filho não paga




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend