Há novos pratos improváveis junto ao Bairro Alto

O restaurante com vista para Lisboa, o Insólito ganhou um novo chef e carta fiéis ao seu espírito e decoração. Ceviche e pipocas são apenas uma das combinações.

A subida até ao topo de um palacete do século XIX é parte da experiência do The Insólito, o restaurante no último andar do The Independente Suites & Terrace. O pequeno elevador é um dos mais antigos da cidade, diz-se no alojamento, e quem entra nele não se atreve a desmentir. Mas deixa o visitante no átrio do último piso, onde os olhos têm dificuldade em assimilar tudo de uma vez. Uma das paredes está coberta por flores, com um veado de papel e monóculo; no teto há gaiolas, plantas e origami a flutuar; e no centro da sala, uma mesa comprida. No terraço, a observação continua, desta vez a apontar todos os pontos emblemáticos da cidade.

A introdução é grande, mas tem razão de ser. É que a entrada no incomum espaço do restaurante foi o que inspirou a primeira carta do chef António Sousa, que assumiu em março a liderança da cozinha. «Pensei no nome Insólito e em como nada aqui é comum», explica o chef paredense, formado pela Escola de Hotelaria de Lamego. Com 28 anos, trabalhou no estrelado Casa da Calçada, com o chef Ricardo Costa, e no 100 Maneiras de Ljubomir, que lhe ofereceu um estágio no Noma, Dinamarca, antes da ida para o grupo The Independente.

Aos almoços assume uma postura mais informal no The Decadente, o restaurante tradicional da casa, no edifício do lado, e ao jantar António dá largas à criatividade no The Insólito, com uma carta que tem espaço para combinações menos prováveis. Como o ceviche de pipocas, os ravioli de lagosta, o pombo com trigo sarraceno e quinoa, e a corvina braseada com uma camada de sésamo, que é meio caminho andado para uma segunda visita.

A dedicação de António não fica só pela criatividade, mas também pelo cuidado com o produto. Está neste momento a trabalhar em pão de fermentação lenta, para no futuro servir no couvert, e tem particular cuidado com a origem da matéria-prima do Insólito. Os cocktails não são da sua autoria, mas vale a pena brindar com eles, ao final da noite, com a cidade de fundo.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
R. São Pedro de Alcântara 83, 1250-001 Lisboa
Telefone
211303306
Horário
Das 18h00 às 00h00. Sexta e sábado, até às 01h00. Domingo e segunda encerra.
Custo
() Preço médio (restaurante): 27 euros. Bar: cocktails a partir de 7 euros.

Website

GPS
Latitude : 38.7149784
Longitude : -9.144685999999979

 

Leia também:

Imagem do dia: amor à primeira vista no Bairro Alto
Restauradores: siga este roteiro independente
Novos petiscos para provar a ver o Tejo do topo do Bairro Alto