Publicidade Continue a leitura a seguir

Porto: 8 propostas para o primeiro fim de semana de março

Percorra a fotogaleria para conhecer a nossas sugestões para preencher os próximos dias. (Fotografia: Gonçalo Delgado/Global Imagens)
1. Fazer uma maratona de solos de comédia Quarta, sexta e sábado, três humoristas portugueses, apresentam os seus solos de comédia no Porto. Salvador Martinha traz hoje à sala Suggia, na Casa da Música, Cabeça Ausente, onde falará sobre o seu défice de atenção, como quem diz, o que se passa na sua cabeça quando se «desliga» do mundo. Diogo Faro apresenta na sexta, ao Teatro Sá da Bandeira o seu Lugar Estranho, onde irá abordar questões como igualdade de género e racismo, na esperança de pôr o público a rir (e a pensar). No sábado, é Guilherme Duarte que sobe ao palco do Teatro Sá da Bandeira. Só de Passagem é o nome do espetáculo onde Guilherme refletirá sobre temas como a morte, a vida, a religião e o medo.
2. Provar comida do mundo no World Kitchen No recém-aberto World Kitchen, na Rua Barão de Forrester, o chef Rui Barros - que já passou pelo Zenith e pelo Boa-Bão - ocupa-se a preparar pratos acessíveis de comida do mundo, como fish & chips, frango jamaicano e tortilla espanhola. Além do prato do dia há ainda um menu de combinados (5 euros) com várias sugestões de comida de rua. É o caso do cachorro americano e do prego em English muffin, ambos acompanhados de batatas fritas e pão caseiro. Para incursões mais demoradas sugere-se o brunch, servido ao sábado até às 16h00, e também durante a semana, até às 13h00. À carta, existem opções como iogurte com granola e panquecas, mas quem pedir o menu Bottomless Brunch (15 euros), além dos ovos Benedict, a panqueca clássica (com manteiga e xarope de ácer), sumo do dia e café, tem ainda direito a mimosas e bellinis à discrição. (Fotografia: André Rolo/Global Imagens)
3. Assistir a uma palestra sobre como o tempo passou pela estação ferroviária de São Bento No primeiro dia de março, pela 21h30, a Estação Ferroviária de Porto-São Bento recebe uma conversa inspirada na sua história, arquitetura e azulejos, chamada «São Bento na passagem do tempo». A sessão será moderada pelo jornalista João Pacheco de Miranda e terá como oradores o arquiteto Alexandre Alves Costa, o historiador Germano Silva e a investigadora Cláudia Emanuel. O percurso dos três oradores tem uma ligação aos temas e ao próprio local da conversa, o antigo Convento de São Bento de Avé-Maria, convertido há mais de 100 anos em terminal de comboios. A entrada é livre. (Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)
4. Assistir a um cortejo de Carnaval A baixa do Porto recebe no sábado, dia 2 de março, a 10ª edição do Desfile de Carnaval da Batucada Radical, que a cada ano que passa tem reunido cada vez mais participantes. O início do desfile está marcado para as 15h00 no Jardim da Cordoaria, e segue pelos trilhos do elétrico pela Rua dos Clérigos e a pela Rua 31 de Janeiro, terminando na Praça da Batalha, pelas 14h00. Este ano, pela primeira vez, o defile terá a presença de um veículo que servirá de base aos músicos que vão animar o cortejo. (Fotografia: CMP/DR)
5. Visitar a Exposição de Camélias do Porto Durante os dias 2 e 3 de março a estação de metro de São Bento vai florir graças à 24ª edição da Exposição de Camélias do Porto. A flor que veio do Oriente há mais de 200 anos para embelezar os jardins portuenses é a estrela desta exposição onde se vai apresentar em concurso várias espécies e exemplares da flor. Serão premiadas a "Melhor Camélia" e a "Melhor Camélia de Origem Portuguesa". Como habitualmente, os vencedores serão revelados logo após a abertura da exposição, numa cerimónia agendada para as 15h30 horas, do dia 2. (Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)
6. Ver um concerto na Colossus Uma performance de música experimental vai ter lugar na fábrica da Colossus, pela primeira vez, no sábado, dia 2 de março. A partir das 19h00 as artistas Lilyana Toma, música, e Rute Moreira, fotógrafa, fazem uma instalação de música eletrónica, onde serão exibidas fotografias de vários temas. Haverá cervejas selecionadas por João Oliveira, o cervejeiro da casa. (Fotografia: Rui Oliveira/Global Imagens)
7. Festejar o 17º aniversário da Gigi A festa Gigi, uma das mais antigas do Porto, comemora 17 anos e a data será assinalada com muita música e animação no sábado, dia 2 de março, em vários espaços do Plano B. John Talabot, Telma, Lara Soft, Elsa Cósmica e Affreixo são os responsáveis pelas sonoridades desta noite de festa. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
8. Começar a noite no Vogue Café Porto O Vogue Café Porto, integrado no Hotel Infante Sagres, vai dar música aos portuenses todas as sextas e sábados de março, das 22h00 às 02h00. Antes da música, sugere-se experimentar os sabores da nova carta ou beber um cocktail de autor, mas é possível aparecer só para ouvir DJ Sandrinha (1, 8, 15, 22 e 29 de março), DJ Cellsø (2 de março), DJ Tata (9 de março), DJ Simone (16 de março), DJ DEE:NA (23 de março) e ainda a DJ Tânia Pascoal (30 de março). (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há razões para rir, com três diferentes solos de comédia, na Casa da Música e no Teatro Sá da Bandeira, há música no Plano B e no Vogue Café e comida do mundo no restaurante que acaba de abrir. Mas, para os próximos dias, há também uma exposição de camélias, uma conversa sobre a Estação Ferroviária de São Bento e a maneira como ela tem trilhado o tempo.

Para conhecer todas as propostas de evasão para este fim de semana, basta percorrer a fotogaleria acima.

Leia também:

Há parcerias cervejeiras e rock na nova tap room do Porto
6 carnavais de tradição a visitar
Comida do mundo e um novo brunch para provar no Porto