Publicidade Continue a leitura a seguir

O que conhecer em Guimarães no fim de semana prolongado

Percorra a fotogaleria para descobrir o que há de novo em Guimarães. (Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens)
FAZER Montanha da Penha Para quem não tiver medo de alturas, a subida até ao topo da montanha da Penha faz-se rápida e prazerosamente de teleférico. A paisagem, por si só, é um bom motivo para a viagem, mas, chegando ao destino, aí estão os 60 hectares do pulmão de Guimarães explorar. (Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens)
Há trilhos para percorrer, miradouros naturais – o mais alto é o que fica ao lado da estátua do papa Pio IX, com uma vista sobre a cidade que, se o céu estiver limpo, alcança o mar –, grutas, ermidas e famosos penedos para descobrir, cada qual com o seu nome, devidamente identificado. Há o que abana, o do sino, o suspenso e ainda o do susto. Numa dessas grutas está instalada há mais de 50 anos a Adega do Ermitão, agora nas mãos de Diana Capela e Fernando Monteiro. De um lado serve-se bom vinho verde, e do outro fazem-se, na hora, bolo de sardinha, carne ou chouriça e ainda outros petiscos, saídos do forno a lenha.
COMPRAR Galeria 6 Séculos Pedro e Sofia, vimaranenses de gema, decidiram que nada melhor do que a Cidade Berço para abrir um espaço que é galeria, loja e uma ode a «tudo o que é português». Uma das paredes, comum aos três pisos do edifício, é a muralha de 900 anos que circundava a cidade medieval, e que inspirou o nome do espaço. Aqui encontra-se um pouco de tudo o que é de produção nacional, em particular aquilo que está ligado às artes. (Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens)
Há sabonetes, peças de artesanato e design, pinturas de Júlio Pomar e obras únicas da literatura portuguesa, como é o caso de várias edições especiais e primeiras edições. Particular é ainda um exemplar do livro Anna Karenina, de Tolstoy, que faz parte da coleção por ter sido traduzido pelo Nobel português da literatura, José Saramago.
COMER Café Oriental A recatada porta branca que anuncia «Café Oriental» pode induzir em erro quem não conhece o espaço – é uma referência ao antigo café de inspiração egípcia que existiu ali no início do século XX e que era assim chamado. Mas subindo as escadas até um dos três pisos superiores encontra-se um dos mais movimentados restaurantes da cidade, instalado de frente para o Largo do Toural e com vista desafogada para o movimento citadino. (Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens)
Nas belas salas de tetos trabalhados serve-se comida tradicional. Posta de vitela, polvo assado e bacalhau à moda da casa são algumas das sugestões da carta, mas ao almoço há uma outra opção que se tornou popular desde a abertura do restaurante, em 1979: o serviço de buffet, pioneiro na cidade. O negócio de família é hoje gerido pelos irmãos Abel e Rosário Fernandes, que têm também a seu cargo outros quatro restaurantes em Guimarães, incluindo, ali ao lado, o recente Faustinni 99, dedicado à cozinha italiana.
VISITAR Contextile - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea Por estes dias, o legado têxtil da região está em destaque um pouco por toda a cidade. A 4ª edição da Contextile - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, que decorre até 20 de outubro, propõe várias exposições, conversas e workshops sobre a temática. No Palácio Vila Flor está patente uma exposição internacional que reúne 59 obras de 52 artistas. (Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens)
Pelas paredes descansam peças criadas a partir de vários tecidos, com diferentes padrões e mensagens, e no jardim exterior, entre as flores amarelas está instalado um trabalho da lituana Greta Kardi, inspirado nos bordados da echarpe de casamento da avó da artista. O Mercado Municipal, a Casa da Memória e o Museu Alberto Sampaio são alguns dos espaços por onde passa a bienal.
FICAR Santa Luzia Art Hotel Promover a cultura e a criação artística na cidade, e trazer de volta a noção do hotel como espaço de tertúlias são os objetivos do Santa Luzia Art Hotel. Nasceu em 2015, da recuperação de uma casa senhorial oitocentista, à porta do centro histórico. Ao lado foi construído de raiz um edifício de traços mais contemporâneos, que o assemelham a uma galeria, o que é em certa parte verdade, já que em todas as salas do complexo se respira arte. (Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens)
Neste quatro estrelas de 99 quartos – dos quais quatro suítes duplex – reina uma decoração sóbria e de tons neutros, com linhas retas e muito uso da madeira. Quase todos os espaços comuns estão orientados para o grande espelho de água no centro do hotel, e no terraço do último andar, com vista panorâmica sobre a cidade, fica a piscina, com 46 metros de comprimento. Aberto a hóspedes e visitantes estão ainda o bar, o restaurante e o spa, este com três piscinas interiores, duas salas de tratamento, sauna, banho turco e ginásio. Aqui não falta o que fazer, mas vale a pena sair à rua e explorar a cidade.
SAIR A movida de cidade A Praça de São Tiago, conhecida pela sua noite boémia, tem vindo a partilhar o protagonismo com o vizinho Largo da Oliveira, do qual se separa apenas pelas arcadas dos antigos Paços do Concelho. A maior parte dos edifícios, de um e de outro lado, ainda conserva o traçado medieval e é morada de alguns dos bares mais populares da cidade. (Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens)
É o caso do mítico El Rock, cujo nome não deixa margem para dúvidas. Além da cerveja e dos cocktails é o rock & roll que, há mais de 20 anos, enche esta casa. Para começar a noite, nada melhor do que um copo de vinho no Rolhas & Rótulos. Depois, é deixar-se levar pela energia contagiante da cidade. (Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Andar de teleférico, visitar uma galeria-loja, conhecer a noite vimaranense e descobrir um dos mais modernos hotéis da cidade são algumas das sugestões da Evasões para conhecer em Guimarães, para lá do Castelo de S. Mamede.

Percorra a fotogaleria acima para saber o que fazer em Guimarães no fim de semana prolongado.

Morada
Rua Cônsul Aristides Sousa Mendes, 37 (Guimarães)
Telefone
253515085
Horário
Das 10h00 às 18h30 (até maio).

Website

GPS
Latitude : 41.3708061
Longitude : -8.37366099999997
Partilhar
Partilhar
Morada
Rua Rainha D. Maria II, 33 (Guimarães)
Horário
Das 10h00 às 19h30. Não encerra.


GPS
Latitude : 41.4427213
Longitude : -8.29276630000004
Partilhar
Morada
Largo do Toural, nº11 4800-431 Guimarães
Telefone
253414048
Horário
Das 12h00 às 15h30 e das 19h00 às 22h30. Encerra ao domingo.


GPS
Latitude : 41.4419352
Longitude : -8.295585800000026
Partilhar
Morada
Rua Francisco Agra, 100, Guimarães
Telefone
253071800
Custo
(€€) Quarto duplo a partir de 75 euros por noite (pequeno-almoço incluído).


GPS
Latitude : 41.44619060554908
Longitude : -8.296611901188726
Partilhar
Partilhar
Morada
Praça de São Tiago, 31 (Guimarães)
Horário
Das 14h00 às 02h00. Não encerra.


GPS
Latitude : 41.4437208
Longitude : -8.292918900000018
Partilhar
Partilhar
Morada
Largo da Oliveira, 11 (Guimarães)
Horário
Das 10h00 às 02h00. Encerra ao domingo.


GPS
Latitude : 41.4429101
Longitude : -8.293005900000026
Partilhar

Leia também:

Morabeza: Cabo Verde à mesa chegou a Guimarães
Guimarães: Novo pub onde a comida é para comer à mão
Guimarães tem uma loja só de azeites biológicos