Publicidade Continue a leitura a seguir

Coimbra: 6 sugestões para fazer na cidade na próxima visita

Veja nesta fotogaleria algumas sugestões do que fazer na cidade na próxima visita. (Fotografias: Maria João Gala/GI)
COMPRAR Coimbra Concept Store A bicicleta marca a entrada desta loja que mais parece uma casa. A Coimbra Concept Store nasceu, por iniciativa das irmãs Ana Sofia e Sandra Pimenta, com o objetivo de disponibilizar novos produtos e experiências, num ambiente acolhedor e rente ao espírito de comércio tradicional. Subindo alguns degraus, avistam-se diferentes salas e corners com peças de marcas portuguesas e não só, distribuídas por dois andares. Roupa e acessórios, brinquedos, artigos para bebé, de decoração e papelaria integram a oferta, constantemente renovada, pelo que a cada visita o mais certo é encontrar algo diferente.
COMER Simone Coffee Shop A cafetaria do Tivoli Coimbra Hotel, inaugurada há poucos meses, tem o nome de uma figura fictícia criada para servir de anfitriã. «Simone é a que tudo ouve, a ouvinte. Faz todo o sentido: temos de ouvir os clientes, saber do que gostam», explica Nuno Pires, diretor-geral daquele hotel de quatro estrelas, na Baixa. Ali serve-se almoços e jantares, refeições ligeiras (como o cachorro quente «Simone», de leitão), doces e «café cremoso da avó». Nos fins de semana e feriados, são disponibilizados ainda três tipos de brunch, um deles saudável. A Simone lá está, procurando atender desejos.
VISITAR Fado Hilário Promover o fado de Coimbra de modo genuíno é a missão do Fado Hilário e da associação cultural homónima, expressa logo no nome: Hilário foi o primeiro cantor de fado de Coimbra verdadeiramente conhecido, no século XIX, contextualiza Manuel Portugal, músico e membro da direção. Todos os dias há espetáculo às 18h45, com direito a uma bebida e a explicações históricas e didáticas. Por marcação, para grupos, também se promove um jantar ou uma visita guiada à Sé Velha, «território sagrado do fado», ali bem perto. Mais próxima ainda fica a República dos Kágados, cuja porta pode ser aberta acionando a «campainha dos Kágados», ou seja, gritando «Kágados!».
COMER Cordel Maneirista Bifes, polvo com batata-doce e bochechas de porco preto em vinho tinto são algumas propostas do Cordel Maneirista, que tem no arroz de carqueja beirão a sua bandeira, segundo o chef Paulo Queirós. Na ementa há espaço, ainda, para alguns pratos feitos por encomenda, incluindo «o que lhe apetecer». Neste restaurante na margem esquerda do Mondego, em Santa Clara, junto ao Convento São Francisco, também há petiscos, hambúrgueres artesanais e doçaria conventual. Uma das sugestões é o pudim das clarissas de Coimbra, relativo às monjas que habitaram o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, e fruto de pesquisas próprias. Doce achado.
SAIR Tasca de Santana Da famosa taberna que precedeu a Tasca de Santana subsistem o nome e alguns móveis, que reforçam a personalidade deste lugar confortável e sofisticado, com esplanada e música não muito alta, para não servir de entrave a uma boa conversa. Investe-se sobretudo na qualidade do serviço e dos produtos. A oferta é muito variada e está em permanente atualização. Há cerca de 300 referências de vinhos, mais de 150 de gins, diversos runs, whiskies e cocktails. O palato ganha ainda com a presença de petiscos feitos com produtos portugueses, sem abrir mão do requinte.
FICAR Sapientia Boutique Hotel Cheio de Estrelas é como se chama o rooftop do Sapientia Boutique Hotel, que oferece uma vista ampla sobre Coimbra e dá a sensação de se estar perto do céu, mas sobretudo da Torre da Universidade e da Biblioteca Joanina. Não é ilusão: este hotel de quatro estrelas fica ao lado da Universidade, na zona classificada como Património Mundial pela UNESCO. Os livros estão presentes desde a receção até aos quartos, batizados com nomes de escritores ligados à cidade, e para beber um copo ou fazer uma refeição existe a Tasca das Tias Camellas, nome de uma célebre taberna da Coimbra do século XIX que ainda vive em obras de António Nobre ou Eça de Queirós. Não é por acaso que o Sapientia («sabedoria», em latim) tem como assinatura books & wine.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Petiscos, cocktails de autor, docinhos, fado e um património cultural que vale a pena conhecer são algumas das razões para fazer uma visita prolongada a Coimbra.

Veja na fotogaleria acima algumas sugestões do que fazer na cidade durante a próxima visita.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Roteiro para uma escapadinha de 3 dias em Aveiro
Este novo bar em Coimbra tem um pátio com gatos
Coimbra: 9 sítios onde petiscar no regresso às aulas