Publicidade Continue a leitura a seguir

8 planos para um fim de semana de agosto perfeito no Porto

Percorra a fotogaleria para conhecer todas as sugestões. (Fotografia de Rui Oliveira/GI)
8. Experimentar ceviches na primeira cevicheria da cidade No verão passado, os ceviches de Camilo Jaña fizeram sucesso nos jardins do Parque da Cidade. Tanto que um ano depois, o conceito Panca ganha um novo espaço: maior, mais diversificado e presente na Baixa da cidade. Há ceviches para provar, a par com outras inspirações sul-americanas e uns toques de cozinha nikkei, uma fusão entre a tradição peruana e as influências japonesas na região. E porque esta cevicheria também é um Pisco Bar, não há como evitar pedir pelo menos um Pisco Sour, o cocktail feito à base da aguardente de uva peruana. Uma boa opção para o verão. Saiba mais sobre o Panca na reportagem completa da Evasões no local. (Fotografia de Leonel de Castro/GI)
7. Viajar até aos tempos medievais na maior feira do país É a maior feira medieval do país e a cada ano a organização tenta inovar na oferta. Vale a pena pegar no carro e viajar até Santa Maria da Feira. Depois, é só fazer de conta que regressou aos tempos do rei D. Afonso IV. A 21.ª edição traz mulheres barbudas, muitos enchidos e caldos à lavrador, novos espetáculos e aventuras para os miúdos. Conheça aqui todas as novidades da edição deste ano, para visitar de 2 a 13 de agosto. (Fotografia de Artur Machado/GI)
6. Conhecer a arte urbana escondida pelas ruas do Porto De 22 de julho a 27 de agosto a PortoLazer organiza visitas guiadas para conhecer melhor as obras de arte urbana espalhadas pelas ruas da cidade. As visitas podem ser feitas a pé ou a bordo de um tuk-tuk. Este fim de semana os percursos pedestres acontecem entre as 18h00 e as 19h00 e são dirigidos por alunos de artes visuais da Escola Superior de Educação. Os percursos são gratuitos e requerem inscrição prévia. (Fotografia de Leonel de Castro/GI)
5. Provar os diferentes pratos regionais de Portugal nos Jardim de São Lázaro O festival gastronómico Ao Gosto do Porto está de volta no mês do costume, agosto. A 5.ª edição volta a ocupar o Jardim de São Lázaro até dia 27. Das 12h00 às 00h00, os pratos tradicionais portugueses podem ser provados ao longo das diferentes bancas: francesinhas, tripas, rojões à minhota, alheiras de Mirandela ou leitão da Bairrada. A entrada é gratuita. (Fotografia de Ivo Pereira/GI)
4. Música e poesia nas varandas do Porto À sexta vez, o Festival Varandas libertou-se e espalha-se pelas ruas do Porto. A nova edição promete levar música e poesia às varandas de toda a cidade, de 4 a 25 de agosto, sempre à sexta-feira. Lusofónico é o tema desta edição que promete prestar atenção às artes feitas em língua portuguesa, sempre à sexta, em dupla sessão, às 19h00 e às 22h00, outra das novidades deste ano. A festa começa já na sexta-feira, 4 de agosto, com o cante alentejano de Magano a soar pela Praça de D. Filipa de Lencastre a partir das 22h00. A entrada é gratuita. (Fotografia de Rui Oliveira/GI)
3. Petiscar no Droop, a nova casa de petiscos da Baixa A nova casa de petiscos e vinhos da Baixa da cidade instalou-se na casa da antiga tasca A Minhota e une o tradicional ao moderno. A casa é pequena, não tem mais de 24 cadeiras e procura o equilíbrio certo entre o copo de vinho e a dose certa de petiscos, ou tapiscos, nome que dão ao híbrido entre a tapa espanhola e o petisco bem português. São quase duas dezenas, entre gambas à moda da casa – panadas com panko e acompanhadas de um molho agridoce -, amêijoas à Bulhão Pato, folhado de requeijão com mel ou um frango crocante com manga. Saiba mais sobre o Droop na reportagem completa da Evasões no local. (Fotografia de Artur Machado/GI)
2. Conhecer a loja três em um no Mercado de Matosinhos Plantas, peças decorativas e pratos vegetarianos. O conceito da Terrárea é inovador e junta um três em um no espaço de quase 400 metros quadrados em Matosinhos. Por lá encontram-se cerca de 200 espécies de plantas, peças decorativas, de vasos a objetos em cerâmica, e muitos pratos vegetarianos para provar na zona da cafetaria. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
1. Visitar o ciclo Porta-Jazz nos jardins do Palácio de Cristal O Ciclo Porta-Jazz está de volta e promove uma série de quatro espetáculos, em pleno agosto, nos jardins do Palácio de Cristal. O primeiro acontece já este sábado, 5 de agosto, a partir das 22h00. O saxofonista João Mortágua sobe ao palco acompanhado de uma formação de cinco músicos. A entrada é gratuita. (Fotografia de Paulo Duarte/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Festival Varandas está de volta e traz música e poesia às varandas da cidade. O evento libertou-se de Miragaia e espalhou-se pelo Porto em eventos de entrada gratuita. Uma boa desculpa para espreitar os dois novos restaurantes da Baixa: a primeira cevicheria da cidade e uma nova casa de petiscos.

Para os que não se importam de por o pé fora da cidade, vale a pena viajar até Santa Maria da Feira para a tradicional Viagem Medieval, a maior feira do género do país e que se apresenta cheia de novidades. Os planos estão feitos, agora é só aproveitar. Conheça-os percorrendo a fotogaleria acima.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.