Publicidade Continue a leitura a seguir

Novo Sóis Montejunto convida a dormir e pedalar na serra, perto de Lisboa

O Sóis Montejunto Eco Lodge dispõe de domos duplos e familares, todos virados para a serra. (Fotografia de Leonardo Negrão/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

As temperaturas baixas da Serra de Montejunto não são problema para quem quer fazer uma sessão de hidromassagem em banheira quente, aquecida a lenha, ao ar livre. No cenário em estilo nórdico pode apreciar-se o vale da paisagem protegida, cujo pico atinge os 666 metros de altitude, e fintar o frio dentro da sauna e do banho turco. Tudo isto sem sair do Sóis Montejunto Eco Lodge, o mais recente alojamento da região de Alenquer, com um conjunto de domos geodésicos duplos e familiares.

Um grupo de empresários brasileiros e sul-africanos, com negócios em várias áreas, deixou-se encantar pela beleza da região depois de um deles praticar ciclismo na serra e decidiu criar o projeto, como porta de entrada para o que se pode fazer em redor: visitar queijarias, provar vinhos em adegas, caminhar e até pastorear animais. Tudo a partir de um alojamento em que a comunhão com o meio rural se alia ao conforto de um hotel, em estruturas de látex e ferro resistentes e funcionais.

Assentes em plataformas de madeira interligadas por passadiços, todos os domos se debruçam sobre o vale. O interior é despojado, mas inclui o que é necessário para uns dias de férias confortáveis: cama king-size, kitchenette com frigorífico, placa de indução, microondas, máquina de café, utensílios e loiças; casa-de-banho, smartTV, ar condicionado e arrumação. Os domus familiares estão equipados ainda com um beliche duplo, que pode acomodar tanto crianças e jovens, como adultos.

Uma vez que o Sóis Montejunto Eco Lodge não tem restaurante, o pequeno-almoço é entregue num cesto à porta, numa hora definida pelo hóspede, com pão de trigo e sementes, croissant, mel, compota, manteiga, iogurte natural com muesli, fiambre, queijo, queijo fresco, leite/bebida de aveia, sumo de laranja, fruta e pastel de nata. Em redor não faltam programas: também há um domo para massagens e aulas de ioga e pode-se alugar bicicletas para percorrer trilhos com ajuda de um mapa online.


Descobrir a Serra de Montejunto
É uma área rica em biodiversidade e em pontos de interesse, como algares, grutas, monumentos e vestígios pré-históricos. Desde 1999 que é considerada paisagem protegida, sendo gerida pelos municípios de Alenquer e Cadaval e pelo ICNF.


Partilhar
Morada
Caminho do Fole, Portela do Sol (Alenquer)
Telefone
263789105/925674703
Custo
(€€) Domo de casal a partir de 130 euros/noite; domo familiar acresce 25 euros pelo primeiro adulto e mais 20 euros por criança. Pequeno-almoço opcional por 10 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245