Publicidade Continue a leitura a seguir

14 mercados de Natal para fazer compras de norte a sul

Percorra a fotogaleria para conhecer 14 mercados de Natal que se realizam este ano de norte a sul do país. (Fotografia de Diana Quintela/GI)
Alameda Shop & Spot (Antas, Porto) Xmas Market, assim se chamam os mercados de Natal que este ano têm lugar nos centros comerciais Alameda Shop & Spot, no Porto, e Fórum Aveiro, em Aveiro. O mercado do centro comercial do Porto, que começou dia 24, recebe as primeiras oito marcas, ideais para quem procura «prendas de Natal diferentes e com personalidade». O mercado, de entrada gratuita, funciona nos dias 24 a 26 de novembro; 1 a 3 de dezembro; 8 a 10 de dezembro; 15 a 17 de dezembro e 21 a 23 de dezembro (este último de quinta-feira a sábado), das 11h00 às 22h00. (Fotografia: DR)
Fórum Aveiro (Aveiro) Aveiro recebe também o Xmas Market nas mesmas datas que o do Porto, podendo os clientes esperar um mercado à semelhança dos que se veem nas principais cidades europeias. Em conjunto, ambos os eventos concentram mais de 80 marcas exclusivamente portuguesas, com «uma linha e identidade muito próprias». No fim de semana de 25 e 26 de novembro, os dois centros comerciais reúnem no total 16 marcas com propostas de vestuário, decoração, acessórios e presentes para crianças. (Fotografia: DR)
Óbidos Vila Natal (Óbidos) A vila e cerca do Castelo de Óbidos preparam-se para concentrar todas as atenções das famílias com a Óbidos Vila Natal, um dos maiores eventos do género no país. Em dois palcos haverá espetáculos de marionetas, malabarismos, magia e animação. Em paralelo, um sem número de diversões: pistas de gelo para adultos e crianças, sessões de pinturas faciais, um simulador de realidade aumentada, um carrossel tradicional, um comboio, uma rampa de gelo e muitas atividades mais ou menos radicais. A não faltar, uma zona de gastronomia com produtos regionais e os restaurantes da vila. (Fotografias: Henriques da Cunha/GI)
Presépio em tamanho real (Reguengos de Monsaraz) Um presépio com figuras em tamanho real promete animar as ruas da vila medieval de Monsaraz a partir de dia 1 de dezembro, com inauguração às 11h30 junto à porta da vila. A escultora Teresa Martins construiu 46 peças em ferro e rede, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, e com caras e mãos feitas em cerâmica. As esculturas em tamanho real, iluminadas durante a noite, vão estar em exposição até dia 6 de janeiro. Um motivo para conhecer os restantes atrativos natalícios de Reguengos de Monsaraz. (Fotografia: DR)
Mercado de Natal de Queluz e Belas (Sintra) Sintra, no Palácio da Vila, já tem uma árvore de Natal com 15 metros de altura e 200 bolas penduradas, com um túnel no meio para os visitantes tirarem fotografias lá dentro. De 24 a 26 de novembro, Queluz recebe a II edição do Mercado de Natal de Queluz e Belas, no Jardim Conde de Almeida Araújo. Peças de artesanato originais, do tradicional ao contemporâneo, são a principal oferta deste mercado, O recinto, com entrada livre, funciona sexta-feira das 17h00 às 22h00, sábado, das 14h00 às 22h00 e domingo das 11h00 às 19h00. (Fotografia: DR)
Cascais Christmas Village (Cascais) Cascais prepara-se para acolher o espírito natalício já a partir do dia 6 de dezembro com o Christmas Village, montado na Baía de Cascais. Além daquela que é a maior roda gigante do país, haverá a Casa do Pai Natal para animar as crianças, um cenário de bosque encantado com renas verdadeiras, um carrossel de Natal e uma pista de gelo, entre outras diversões. A programação, que termina a 1 de janeiro, inclui ainda um presépio humano, um mercado de Natal e pontos de restauração. (Fotografia: DR)
Wonderland Lisboa (Lisboa) O mercado de Natal Wonderland Lisboa regressa ao Parque Eduardo VII a partir de dia 1 de dezembro, animando a cidade até 1 de janeiro de 2018. Este ano, com o dobro da área e das atrações. Uma aldeia de Natal especialmente dedicada ao público infantil e uma pista de gelo com mais de 800 metros quadrados para patinar e fazer piruetas estão entre as principais diversões, mas também lá estará a roda gigante, com mais de 25 metros de altura, e o mercado de Natal com propostas para todos os gostos e carteiras. A Wonderland Lisboa tem entrada gratuita. (Fotografia de Paulo Alexandrino/GI)
Mercado de Natal do Campo Pequeno (Lisboa) A arena do Campo Pequeno vai dar lugar ao já tradicional Mercado de Natal, com mais de 100 expositores de marcas e produtos nacionais, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. Livros, peças de design, produtos ecológicos, vestuário, cerâmica, joalharia, decoração, brinquedos, artes plásticas, produtos gourmet e bio, chocolate e vinhos são alguns dos produtos que os visitantes poderão comprar. Em destaque nesta edição, o lançamento da marca Fratellini, de gelados sociais artesanais. A programação reserva ainda workshops sobre alimentação, sustentabilidade e ofícios. O Mercado de Natal do Campo Pequeno vai funcionar das 11h30 às 21h30, com o valor de entrada de 2 euros (um euro dedutível em compras iguais ou superiores a 8 euros). (Fotografia de Gonçalo Villaverde/GI)
Mercado Crafts & Design, Jardim da Estrela A partir de dias 2 e 3 de dezembro o Mercado Crafts & Design do Jardim da Estrela assume o espírito de natal. No total serão três fins de semana seguidos (a contar com esse) dedicados às prendas para esta época do ano. Entre as bancas estarão peças de artesanato, cerâmica, design e joalharia.
Mercado de Natal (CCB, Lisboa) O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, propõe já há mais de uma década um mercado de Natal mais cultural do que os habituais, e este ano não é exceção, com edições dia 3 e 17 de dezembro, abertas das 10h00 às 18h00. Workshops e showcookings são algumas das atividades programadas, num mercado com bancas de roupa vintage, discos, produtos biológicos e peças de decoração. O Natal no CCB termina com a projeção de uma versão digital restaurada de «Mary Poppins», o filme de 1964 da Disney, no dia 23 de dezembro, às 16h00, com bilhetes ao preço único de 7 euros. (Fotografia: DR)
Anjos70 Art & Flea Market Xmas, Regueirão dos Anjos Mais de 100 bancas é o que os visitantes do Anjos 70 vão encontrar no fim de semana de 2 e 3 de dezembro. Das 11h00 às 19h00 vão estar expostos produtos artesanais, roupa vintage, decoração, acessórios haverá ainda música e um workshop de caligrafia e encadernação.
Feiras do Livro de Natal (Pinhal Novo e Palmela) As feiras do livro no concelho de Palmela estão de volta, desta vez no no âmbito da quadra natalícia. O Mercado Municipal de Pinhal Novo começa por receber a primeira feira, que termina no domingo, dia 26 de novembro, com uma variedade de títulos com desconto de 10% sobre preço de capa. Em dezembro, entre os dias 12 e 16, é a vez de a Biblioteca Municipal de Palmela acolher a iniciativa, que tem como objetivo a promoção do livro e de hábitos de leitura, em particular, junto do público mais jovem. (Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)
Mercado de Natal (Setúbal) Um mercado de Natal com bancas de artesanato urbano e tradicional, artigos vintage e produtos regionais, instalado na Praça do Bocage, no centro histórico de Setúbal, promete atrair centenas de visitantes à cidade do Sado, entre os dias 1 e 24 de dezembro. O mercado vai funcionar das 10h00 às 19h00, enquanto decorrem animações em várias ruas da baixa nos dias 1, 2, 8, 9, 16 e 23, entre as 11h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 18h00. Da vasta programação destaca-se a chegada da figura do Pai Natal à baixa, com lançamento de neve, no feriado de dia 1 de dezembro, na Praça do Bocage, às 11h00. (Fotografia: DR)
Mercado de Natal do Mosteiro do Penha Longa Resort (Algarve) O Mercado de Natal do Penha Longa Resort assinala a 5ª edição ao longo dos dias 2 e 3 de dezembro com momentos de animação para as crianças (Pai Natal incluído), workshops de bolachas de Natal, pinturas faciais, uma floresta encantada e uma fábrica de presentes com duendes. Enquanto as crianças brincam, os adultos podem fazer compras de vestuário, livros, produtos gourmet, brinquedos tradicionais e objetos de decoração. O evento vai estar aberto das 11h00 às 18h00, com entrada gratuita. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Está oficialmente inaugurada a ‘Volta a Portugal em Mercados de Natal’. A existir verdadeiramente, os que se seguem teriam de ser obrigatoriamente incluídos. Neles não se encontram apenas as tradicionais bancas de artesanato ou gastronomia: há cada vez mais opções de compras de presentes, para todas as preferências, carteiras e faixas etárias. Uma forma, em todo o caso, de fugir à confusão dos centros comerciais, apostando na compra do que é local, português e autêntico. Percorra a fotogaleria para conhecer 14 mercados de Natal para fazer compras de norte a sul do país.

 

Leia também:

Natal com francesinhas? Sim, na cervejaria Portobeer
Natal em Lisboa: luzes, projeções e até um DJ Pai Natal
Lisboa é melhor cidade europeia para compras de Natal