Publicidade Continue a leitura a seguir

Porto: 8 tascas à antiga que ainda resistem na cidade

Percorrer a fotogaleria para conhecer, ou ficar com vontade regressar, a 8 tascas portuenses. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
1. Adega Rio Douro A vista sobre o rio que dá nome ao lugar é apenas um dos vários atrativos da Adega Rio Douro, conhecida também pelo nome da proprietária, Dona Piedade. É poiso de fado vadio todas as tardes de terça e foi lá que aconteceu um dueto improvisado entre Gisela João e Joss Stone. Lá canta quem quiser, embora haja fadistas amadores habituais. Na mesa, há iscas, fígado de cebolada, bifanas, rojões, panados e pratos de mexilhões.
2. O Buraquinho Esta petisqueira tradicional abriu em 1927 e manteve-se na mesma família até há pouco tempo, quando Sérgio Costa e Marta Quitério tomaram conta do espaço. No entanto, os petiscos que deram fama à casa continuam a ser servidos, e com o mesmo sabor, já que o antigo dono passou a sabedoria aos novos proprietários, de como preparar tripas, orelheira, rojões, chispe e papas de sarrabulho. (Fotografia: Pedro Correia/Global Imagens)
3. Cervejaria Gazela Os famosos cachorrinhos do Gazela agora podem ser saboreados em duas moradas, na Travessa Cimo de Vila, a casa original, ou na Rua de Entreparedes, que abriu neste verão. A receita dos cachorrinhos não mudou nada. O «segredo está no molho e na forma como se trabalham o pão, a salsicha e a linguiça», diz Américo Pinto, o proprietário. Foram acrescentados mais dois ítems à lista: caldo verde e francesinha. Esta, com pão biju produzido em exclusividade para a casa, leva, além do bife e do queijo, dois tipo de fiambre e presunto fumado. (Fotografia: Adelino Meireles/Global Imagens)
4. Taberna Santo António Os clientes gabam os rissóis, as doses generosas dos pratos de carne e peixe, e as sobremesas, principalmente o bolo de bolacha e as mousses. Ajudam os preços acessíveis, o atendimento simpático e a vista privilegiada para o Rio Douro e o casario. (Fotografia: DR)
5. Lareira A Lareira tem agora duas casa, a de sempre na rua das Oliveiras e uma outra a poucos metros do Museu de Serralves. A estrela da carta continua a ser a sandes de pernil com queijo da Serra mas é difícil fugir a outros petiscos, como o prego, com ou sem ovo, pernil com vinagrete, alheiras ou as pataniscas. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
6. Casa Guedes Serve, provavelmente, as mais famosas sandes de pernil de porco com queijo da serra do Porto. Se houver dúvidas, as filas quase diárias de clientes à espera das fatias finas de pernil dentro de pão morno desfazem-nas. O negócio é dos irmãos Correia, que adquiriram a casa ao Sr. Guedes, em 1987, que já servia sandes nessa altura, embora diferentes. Passados dez anos, os irmãos naturais de Baião mudaram a receita, inspirados nos sabores da terra natal, e depois de uma parceria com o bar e espaço cultural Maus Hábitos, que servia as sandes durante a noite, a casa tornou-se uma referência na praça. (Fotografia: Pedro Correia/Global Imagens)
7. Tasca A Badalhoca Será difícil encontrar um portuense que não conheça as sandes da Tasca da Badalhoca, perto do Pinheiro Manso, em Ramalde. Famosas pela qualidade e quantidade do presunto que põe nos pães, a tasca da Dona Maria de Lurdes é uma instituição da cidade onde se juntam ao balcão o “trolha” e o bancário, o estudante e o reformado. Apesar da sande de presunto ser a estrela, na Badalhoca também se come alheira com ovo, rissóis de carne e camarão, rojões, bucho ou iscas. E para conviver com a outra paixão futebolística da cidade, a do Boavista. (Fotografia: André Gouveia/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Tascas, adegas, petisqueiras, casas de pasto ou lugares informais onde se come bem e barato. Das cozinhas das tascas do Porto saem sandes de pernil, bolinhos de bacalhau e rissóis para petiscar, mas também rojões e pica-pau para quando a fome é maior. Também não deixem ficar mal quem apenas só quer beber. Percorra a fotogaleria para as conhecer.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Restaurantes até 15 euros para comer bem no Porto
Porto: Festival de francesinhas e cervejas já chegou
Porto: Vem aí uma Oktoberfest com finos a 1 euro