Publicidade Continue a leitura a seguir

Porto: A nova carta do Apego sabe a memórias e a França

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens do restaurante Apego, no Porto. (Fotografias: Pedro Granadeiro/GI)
Foi inspirada na culinária francesa que Aurora Goy introduziu na nova carta o pato, que vai no prato em filete e desfiado, acompanhado de abóbora, marmelo caramelizado e puré de grão-de-bico.
As entradas, mais leves, preparam o palato com uma fusão de texturas e sabores da época. É o caso do ovo a baixa temperatura que cobre um cremoso puré de castanha e é coroado com uma generosa porção de queijo de cabra. É ainda acompanhado de dióspiro fresco e lâminas de castanha assada.
Na cozinha do Apego, Aurora não se cansa de explorar os sabores que a apaixonam, com respeito pelo produto. O resultado é o casamento de dois países, numa carta feita de memórias.
Para desfrutar no conforto do sofá amarelo-mostarda que se estende ao longo da parede de pedra rústica, ou nas cadeiras em madeira escura, restauradas por Aurora.
Além da cozinha, a chef tem outra paixão, as antiguidades. Encontram-se peças de outros tempos espalhadas por toda a sala, onde paira um aroma a flores do campo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

É com sotaque francês que abre a carta de outono do Apego. O «pâté en croute», uma espécie de torta feita com carne de cozido desfiada e legumes da época, é inspirado na especialidade da região francesa de Champagne, a terra natal do pai de Aurora Goy. «Sempre adorei fazer este prato», admite a chef, que aproveitou a mudança da estação para trabalhar mais o lado francês da sua cozinha.

Foi inspirada na culinária do país que introduziu também o pato, que vai no prato em filete e desfiado, acompanhado de abóbora, marmelo caramelizado e puré de grão-de-bico. «Em França o foie gras é muito procurado nesta altura», explica Aurora, e é esta a sua maneira de não deixar passar a tradição, adaptando o prato aos produtos disponíveis, que na sua maioria são provenientes de produtores locais.

A equilibrar a robustez do pato e do cordeiro – que também figura na nova carta -, as entradas, mais leves, preparam o palato com uma fusão de texturas e sabores da época. É o caso do ovo a baixa temperatura que cobre um cremoso puré de castanha e é coroado com uma generosa porção de queijo de cabra. É ainda acompanhado de dióspiro fresco e lâminas de castanha assada.

Nas sobremesas sobressai um curioso gelado de boleto com avelã caramelizada, feito com os boletos silvestres que a mãe de Aurora lhe traz a cada passo. Ao almoço as sugestões variam diariamente de acordo com os produtos disponíveis, e já incluíram creme de abóbora, ensopados, açorda de peixe, guisados e carne estufada. Há sempre uma alternativa vegetariana, não fosse a chef uma assumida apreciadora de legumes, que não perde oportunidade de os introduzir em doses generosas em cada prato.

Na cozinha do Apego, Aurora não se cansa de explorar os sabores que a apaixonam, com respeito pelo produto. O resultado é o casamento de dois países, numa carta feita de memórias.

Partilhar
Partilhar
Morada
Rua de Santa Catarina, 1198 (Baixa), Porto
Telefone
224029984
Horário
De terça-feira a sábado, das 19h às 22h30Encerra ao domingo e segunda-feira.
Custo
(€€) Preço médio: 45 euros. Menu de degustação 60 euros (5 pratos). Harmonização 35 euros (com 4 vinhos)


GPS
Latitude : 41.15591999999999
Longitude : -8.604657999999972

Leia também:

Porto: A arte de uma chef francesa “minhota”
Fresquinhos: Estes são os restaurantes novos do Porto
Novo restaurante do Porto é de uma mulher de armas