Publicidade Continue a leitura a seguir

Porto: 10 restaurantes para ir no dia de Natal e de Ano Novo

Percorra a fotogaleria para conhecer alguns restaurantes no Porto que estão de portas abertas no dia de Natal e no dia de Ano Novo. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
1. Boa-Bao Um Natal ou início de ano com sabores asiáticos é o que propõe o Boa-Bao, que está aberto tanto no dia 25 de dezembro como no 1 de janeiro. Na ementa figuram pratos tradicionais de Tailândia, Vietname, Laos, Cambodja, Malásia, Indonésia, Filipinas, Coreia, China e Japão. E para acompanhar não falta uma bela seleção de cocktails com um toque oriental. (Fotografia: DR)
2. Galeria do Largo (Hotel AS 1829) Para o almoço de Natal, o chef Manuel Ferreira preparou um menu especial (35 euros). Um creme de cenoura, laranja e gengibre abre o caminho para o prato principal - salmão com crosta de amândoa ou bochechas de porco ibérico. A rabanada de chila com calda de vinho do porto termina a refeição. Já para o primeiro almoço do novo ano é servida uma canja de frango do campo e hortelã, que aconchega o estômago para a caldeirada de corvina ou o naco de vazia que lhe precede. A rematar o menu (35 euros) com um miminho doce está o éclair da casa. A reserva é obrigatória. (Fotografia: Igor Martins/GI)
3. Bocca Este restaurante com vista desafogada para o rio Douro não está aberto no dia de Natal, mas é um bom local para reunir a família no almoço de Ano Novo. Do enorme forno instalado na sala saem pizas artesanais, mas na carta também se encontram outros pratos, como o rosbife, costeletas, carnes maturadas, bife tártaro, filetes e bacalhau à Brás. (Fotografia: Rui Oliveira/GI)
4. RIB Beef & Wine Porto O restaurante do hotel Pestana Vintage Porto prima por uma carta pensada para os amantes de carne. Entrecôte, tomahawk, chuletón são alguns dos cortes servidos nesta steakhouse, preparados com perícia na cozinha dirigida pelo chef Rui Martins. No Natal e no dia de Ano Novo funciona com a carta habitual. (Fotografia: Pedro Granadeiro/G)
5. Astória No restaurante do Hotel Intercontinental - Palácio das Cardosas, o almoço de Natal e o de Ano Novo são servidos em formato buffet. O menu do dia 25 (90 euros) inclui uma seleção de entradas frias e quentes, como salmão marinado, sapateira recheada e pataniscas de bacalhau. Há ainda saladas e uma bela variedade de pratos quentes, onde não falta a tipica «roupa velha», o polvo à lagareiro e o cabrito assado. Já na mesa de sobremesas marcam presença a aletria, as rabanadas, arroz doce e também o tronco de Natal e outros docinhos. Para o almoço do primeiro dia do ano (80 euros), as sugestões são semelhantes. A reserva é obrigatória. (Fotografia: DR)
6. Capa na Baixa No feriado de Natal esta casa de francesinhas está encerrada, mas no dia 1 de janeiro o mítico prato da cidade é garantido. Um bife de qualidade sem nervos e gorduras e um molho rico e espesso, com um sabor intenso e picante. É esta a combinação que dá fama ao produto da casa. Uma bela maneira de começar o ano. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
7. Tapisco As tapas espaholas e os petiscos portugueses do Tapisco - o primeiro restaurante do chef Henrique Sá Pessoa no Porto - são uma boa opção para o primeiro almoço ou jantar do novo ano. O restaurante funciona dia 1 das 12h00 às 00h00, mas está encerrado no dia de Natal. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
8. Somos O Somos, instalado no Hotel Crowne Plaza, de frente voltada para a Avenida de Boavista, propõe um almoço buffet (70 euros) para o dia 25 e para o Ano Novo. Espetadas de polvo, ostras, enchidos grelhados e rojões com tripa enfarinhada são algumas das sugestões de entrada. Depois vem o lombo de robalo e lula grelhados, a «roupa velha» e o cabrito assado para o almoço de Natal, e o lombo de tamboril, o polvo e a posta de vitela grelhada para o primeiro dia de 2019. Os doces tradicionais compõem a mesa de sobremesas em ambas as ocasiões. A reserva é obrigatória. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
9. Porto Novo O restaurante Porto Novo, no Sheraton Porto Hotel & Spa, já faz parte da tradição natalícia de algumas famílias. Como tal, para o dia de Natal propõe um almoço buffet (87.50 euros), com uma generosa variedade de petiscos. Bacalhau com broa, arroz de tamboril e cabrito assado são alguns dos pratos principais. Para o Ano Novo a sugestão é semelhante, um menu buffet (85 euros) com bacalhau à Lagareiro, pato assado e espetada de lulas a encabeçar a ementa. Ambas as refeições só ficam completas com uma longa lista de sobremesas. A reserva é obrigatória. (Fotografia: DR)
10. IN Diferente O restaurante IN Diferente, aberto há um de par de meses numa rua tranquila da Foz, vai estar aberto nos dias 25 e 1 dezembro. A aposta da chef Angélica Salvador é na cozinha portuguesa contemporânea de autor, que se reflete em pratos como o arroz malandrinho de lingueirão, o leitão com batata crocante, alface marinada e laranja e o atum dos Açores com abacate fresco. Combinações para serem experimentadas num ambiente acolhedor que convida a serões em família. (Foto: João Santos/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Depois da azáfama de preparação da consoada, ou da longa noite de passagem de ano, uma manhã na cozinha a preparar o almoço de Natal ou de Ano Novo não é o cenário mais festivo. Para dar resposta a isso alguns restaurantes da cidade abrem portas no dia 25, e no dia 1 de janeiro, uns com a ementa de sempre, e outros com menus especiais para a ocasião. Pratos tradicionais, como o bacalhau e o cabrito, mas também francesinhas, pizas e comida asiática são algumas das opções.

Percorra a fotogaleria acima para conhecer alguns restaurantes no Porto que estão de portas abertas no dia de Natal e no dia de Ano Novo.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

10 restaurantes para jantares de Natal no Norte
18 programas para a passagem de ano de norte a sul
Lisboa e Porto no top 15 das mais populares do mundo no Natal