Publicidade Continue a leitura a seguir

Os hambúrgueres do Dan’s chegam ao Porto no próximo ano

Percorra a fotogaleria para ver imagens dos novos hambúrgueres do Dan's, em Guimarães. (Fotografias: Miguel Pereira/GI)
Os hambúrgueres de autor do Dan's, responsáveis pelas filas diárias à porta da casa-mãe, em Guimarães, estão a chegar ao Porto.
Mas para já vale a viagem até à cidade-berço para provar as novidades da carta.
É o caso da mais recente sugestão vegetariana, que combina cogumelo portobello e queijo halloumi com chutney de manga e vinagre de cidra.
No hambúrguer número 14, a picanha é coberto por uma camada de queijo gouda com pesto.
O número 16 é um dos mais populares.
Leva uma mistura de pimentos e um ovo estrelado no topo - a gema ao rebentar funciona como molho.
«É comida que conforta», nota Daniel, o criador de todas as sugestões da carta.
Gustavo (à esquerda) e Daniel (à direita) são dois dos sócios do restaurante.
Apesar das novidades, o que não muda é a decoração, acolhedora, ao estilo industrial, com mesas em mármore e a cozinha aberta ao fundo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os hambúrgueres de autor do Dan’s, responsáveis pelas filas diárias à porta da casa-mãe, em Guimarães, estão a chegar ao Porto. Depois de conquistarem a cidade-berço e atraírem visitantes de várias partes do país e arredores, as criações de Daniel, que empresta o nome ao lugar, vão agora estar disponíveis numa segunda morada, com mais espaço para receber os clientes.

Com a nova casa chega também uma nova carta. «Vamos introduzir a carne minhota maturada e mais opções vegetarianas e de frango», conta Gustavo, um dos sócios do restaurante. Mas as estrelas vão continuar a ser os hambúrgueres de picanha, suculentos e combinados com sabores que surpreendem.

«Há um sonho de que as pessoas provem os hambúrgueres todos»

Desde que a casa abriu em 2015, as sugestões do menu têm aumentado, em número e arrojo. «As pessoas foram gostando e deram-me mais liberdade para criar», conta Daniel. Com mais de 300 hambúrgueres desenhados – número estimado pelo próprio – a tarefa de selecionar as opções que entram na carta é um desafio, mas para já, quem visita o Dan’s tem a escolha reduzida a 24 sugestões.

«Há um sonho de que as pessoas provem os hambúrgueres todos», ri-se Gustavo. «Que comecem com os primeiros e sintam a evolução, vão ficando mais complexos», completa Daniel.

Entre os mais recentes está o número 16, um dos mais populares, que ao hambúrguer de picanha junta uma mistura de pimentos e um ovo estrelado no topo – a gema ao rebentar funciona como molho. Ou o número 18, que combina manteiga de amendoim e relish de cebola com cheddar picante. E ainda o 21, com presunto grelhado, gruyère ralado e cebola caramelizada com whiskey.

Na ementa também há lugar para duas sugestões mais leves e algumas vegetarianas.

Se a picanha é a rainha da casa o queijo também tem o seu protagonismo e é combinado com diferentes ingredientes. É o caso do gouda com pesto, do número 14, de cor que salta à vista e sabor que consola o paladar. E da combinação de queijos com os talos dos cogumelos, ingrediente que Daniel admite ser um elo comum a muitas das suas criações.

Na ementa também há lugar para duas sugestões mais leves, uma de peru e outra de galinha, e ainda três sugestões vegetarianas, sendo a mais recente a que combina cogumelo portobello e queijo halloumi com chutney de manga e vinagre de cidra.

Apesar das novidades, o que não muda é a decoração, acolhedora, ao estilo industrial, com mesas em mármore e a cozinha aberta ao fundo. Por cima brilha um néon a anunciar o nome da casa, fossem ainda necessárias apresentações.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Guimarães: Hambúrgueres de picanha do Dan’s famosos em Espanha
Guimarães: a cidade-berço está de novo a renascer
Um roteiro pela cidade minhota que viu nascer a nação