Publicidade Continue a leitura a seguir

Coimbra: os sabores das Beiras estão todos No Tacho

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens do restaurante No Tacho, em Coimbra. Na fotografia: vazia de marinhoa com batata a murro e legumes. (Fotografias de Fernando Fontes/GI)
O restaurante descreve-se como um espaço de cozinha portuguesa «tradicional e chique».
Queijo de ovelha com compota de abóbora.
Arroz de cabidela.
Pudim de nozes com azeite.
Cerca de 90 por cento dos vinhos são do Dão e da Bairrada.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O tacho vai para a mesa neste restaurante focado nos sabores das Beiras, que abriu no início do ano na Baixa de Coimbra. Assente em produtos nacionais, na maioria, da região Centro, da Figueira da Foz à Serra da Estrela, é um espaço de cozinha portuguesa «tradicional e chique», como se lê na ementa, que pode incluir pratos como chanfana e canja de galinha.

Na base das propostas estão, sobretudo, o arroz do Mondego e a Carne Marinhoa DOP, explica o chef Vítor de Oliveira. Foi ele quem concebeu a ementa que convida a recuar no tempo e acompanha a mudança das estações. Se no inverno investe em pratos como arroz de cabidela, no verão a ideia é ter mais peixe da costa, que não vai para a grelha mas sim para o tacho, com arroz.

Por estes dias, são servidos presunto de vaca fumado com azeite e manjericão, vazia de Marinhoa com batata a murro e legumes, bacalhau da Islândia confitado com citrinos e pimentas ou sopa antiga (com vários legumes, batata, toucinho, feijão vermelho e hortelã). A primeira pessoa que se sentou ali para comer era vegetariana, mas não ficou sem opção: preparou-se um arroz de cogumelos na hora.

Bruno Carvalheira e Natércia Salgado são os proprietários do espaço, que tem apontamentos de xisto nas paredes e parte de uma pipa a pender do teto. A propósito, cerca de 90 por cento dos vinhos são do Dão e da Bairrada. O gin é Amicis, feito também na zona Centro. E a carta é adoçada com pudim de nozes com azeite ou, claro, arroz doce da avó.

 

Partilhar
Partilhar
Morada
Rua da Moeda, 20, Coimbra
Telefone
911925961
Horário
Das 12h30 às 15h e das 19h30 às 22h30. Encerra domingo ao jantar, terça ao almoço e segunda todo o dia.
Custo
(€€) Preço médio: 25 euros; menu micológico, 35 euros/pessoa (sem vinhos).

Website

GPS
Latitude : 40.2110077
Longitude : -8.429888699999992

 

Leia também:

10 restaurantes à beira-mar para conhecer no Porto
Coimbra é a capital da banda desenhada até domingo
5 sítios em Coimbra que os estudantes devem conhecer