Publicidade Continue a leitura a seguir

Os pratos de autor com café passam pelo Antiqvvm

Percorra a fotogaleria para conhecer alguns dos pratos do menu criado por Vítor Matos e Filipe Pinho.
Lavagante e o seu tártaro com chili e lima, salty fingers, beterraba em texturas e esfera de gengibre, caviar sobre uma fina gelatina de vinho do Porto e café Exclusive Selection Kilimanjaro Peaberry.
Beleza de espargos verdes ao natural com suave Sabayon Exclusive Selection Kilimanjaro Peaberry.
Raia com toucinho de porco Bísaro, fruto de alcaparra, tomate seco caseiro, favas, molho de manteiga e café Exclusive Selection Kilimanjaro Peaberry, salicórnia, funcho e cebola nova caramelizada.
Pombo Royal com molho de vinho do Porto, Exclusive Selection Nepal Lamjung e trufa de verão Toscana.
Banana caramelizada e parfait de chocolate Michel Cluizel, pólen de mel, merengues, geleia de Exclusive Selection Nepal Lamjung e caramelo.
As jóias do chef.
Vítor Matos é um dos chefs que fazem parte do elenco da Nespresso Gourmet Weeks. Para preparar este menu, convidou Filipe Pinheiro, sub chef do restaurante do Hotel du Ville de Crissier, com três estrelas Michelin.
A equipa do Antiqvvm prepara um dos pratos do menu Nespresso.
O Antiqvvm, a funcionar desde 2015 no antigo Solar do Vinho do Porto, é um dos restaurantes que serve de palco ao evento.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O lavagante impunha-se no prato sobre uma fina gelatina de cor acobreada, cujos ingredientes davam o mote para o resto da refeição, delineada entre uma harmonização com vinhos do Porto e um componente comum a todas as criações: os cafés da Nespresso. Foi à mesa do Antiqvvm, no Porto, que foi lançado o terceiro menu da terceira edição da Nespresso Gourmet Weeks, evento que desafia chefs conceituados a criarem menus de degustação em torno do café, sempre com a ajuda de um chef convidado.

Esta edição, que teve início a 19 de abril à mesa do The Yeatman do chef Ricardo Costa, traz algumas novidades. Desde logo, a inclusão no seu roteiro do primeiro jantar fora do continente e à mesa do William, o restaurante do Belmond Reid’s Palace que conquistou a sua primeira estrela no Guia Michelin de 2017.

Cada menu integra a oferta do restaurante durante uma semana, sendo que os pratos criativos com café já foram servidos também no Casa de Chá da Boa Nova, de Rui Paula, e até à próxima quinta-feira, 4 de maio, estarão presentes no Antiqvvm, num menu assinado pelo chef Vítor Matos em parceria com o seu convidado Filipe Pinheiro, sub chef do restaurante do Hotel du Ville de Crissier, com três estrelas Michelin.

São seis pratos no total, de autoria intercalada entre os dois autores, e que se visitam sabores como os do lavagante servido com o seu tártaro, a raia com toucinho de porco bísaro ou o pombo, sempre envolvidos com as duas versões de café Nespresso disponibilizadas: as Exclusive Selection Kilimanjaro Peaberry e Nepal Lamjung. A viagem termina com uma prova das «pequenas jóias do chef», uma seleção de bombons de autor, e uma degustação das duas variedades de café.

O menu Nespresso Gourmet Weeks de Vítor Matos e Filipe Pinheiro pode ser provado até à próxima quinta-feira e tem o custo de 100 euros por pessoa. A próxima paragem das Nespresso Gourmet Weeks é o restaurante Pedro Lemos, já a partir de 4 de maio. Segue-se Lisboa, onde o evento irá passar pelo Feitoria de João Rodrigues, antes de rumar ao Henrique Leis, no Algarve. A ida inédita ao William, na Madeira, antecipa o evento final, à mesa do Alma, em Lisboa.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.