Publicidade Continue a leitura a seguir

Porto tem uma nova loja de doces conventuais

Percorra esta galeria para ver mais fotografias da Monstra Nacional, uma nova loja de doçaria típica portuguesa. Na imagem, pudim Abade de Priscos. Fotografias: Pedro Granadeiro/GI
Pão-de-ló integra a seleção de doces típicos portuguesas da Monstra Nacional, com enfoque, sobretudo, na doçaria conventual.
Castanhas de ovos também podem ser encontradas nesta loja aberta, desde março, na Baixa do Porto.
O espaço, que também serve bebidas, está decorado com peças de Bordallo Pinheiro, em consonância com o tema da portugalidade.
A loja disponibiliza uma seleção de outros produtos portugueses, além dos doces típicos. Há vinhos, licores, bolachas e chocolates que podem ser levados para casa.
O padrão dos azulejos da fachada do edifício que acolhe a Monstra Nacional pode ser encontrado em alguns dos pratos em que são servidos os doces - foi coincidência, segundo os proprietários do negócio.

Publicidade Continue a leitura a seguir

É uma loja centrada na doçaria típica portuguesa, com especial atenção aos doces conventuais. A seleção da Monstra Nacional inclui castanha de ovos, pudim Abade de Priscos, barquinho de ovos-moles, queijada de cenoura, pão-de-ló e salame de chocolate. Este último parece destoar, na medida em que não tem origem conventual nem é tão antigo como os demais, mas, por ser «típico de Portugal e Itália», Natália Reis e Francisco Neto entenderam que fazia sentido tê-lo lá – ao contrário do pastel de nata, que está «em todo o lado».

O casal abriu o espaço, em março, para ser uma montra e uma mostra de doces tradicionais portugueses de cariz mais nacional do que regional, explica Francisco, adiantando que o nome mistura as palavras «montra» e «mostra», e também alude aos monstros marinhos associados aos Descobrimentos. Os doces que se vendem ali são produzidos nas zonas do Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo e Caldas da Rainha, embora a maioria seja «representativa de mais do que uma região».

O pudim Abade de Priscos é dos produtos com mais saída, por ser «feito com bacon e vinho do Porto», prossegue Francisco. «Quando os estrangeiros percebem que isso entra na composição, querem experimentar.» A loja disponibiliza ainda vinho a copo, ginjinha, bolachas e chocolates que remetem para Portugal, peças decorativas de Bordallo Pinheiro e a louça da Costa Nova. Uma «coincidência interessante» é que alguns dos pratos em que são servidos os doces têm o mesmo padrão dos azulejos na fachada do edifício.

Partilhar
Morada
Rua dos Caldeireiros, 51, Porto (Baixa)
Telefone
224082898
Horário
Das 14h00 às 20h00. Encerra aos domingos e feriados (exceto sexta-feira santa e 1 e 8 de dezembro).
Custo
(€) Doces entre 0,60 e 2,80 euros


GPS
Latitude : 41.145081
Longitude : -8.612518300000033

Leia também:

Porto: Abre uma das cafetarias mais gulosas da cidade
9 sobremesas que valem a pena provar no Porto
6 confeitarias históricas para conhecer no Porto