Publicidade Continue a leitura a seguir

Lisboa: 12 locais obrigatórios com bons bolos

Conheça estas 12 sugestões de locais onde se podem comer bons bolos em Lisboa.
Simpli Abriu há um ano entre o Rato e o Marquês de Pombal, com foco no café de especialidade. De brioches a palmiers, tarteletes, croissants integrais e até pães (de mistura, Alentejo, Mafra e cereais) embelezam as prateleiras e o olfacto - o cheiro não engana. Aos sábados, o brunch parte dos 8,50, com direito a bebida quente, sumo natural, cesto de pães e bolos e iogurte com granola.
Pastelaria Versailles Não há como fugir aos clássicos. Quer seja na loja original, a do Saldanha, ou nas que abriram depois: a de Belém, da Maternidade Alfredo da Costa, Curry Cabral e São José. É aqui que se encontram alguns dos clássicos da casa, confecionados no local, como os duchesses ou éclairs de baunilha e chocolate, os indianos ou os pastéis de nata. Ou o mais recente bolo Versailles (de chocolate, que se assemelha a um petit gateaux), os semi-frios de morango ou framboesa e os petit fours, sortidos com uma pasta de amêndoa.
Tease Já esteve no Bairro Alto e na Príncipe Real, e agora está no Cais do Sodré. Aos clássicos cupcakes de chocolate e de red velvet juntam-se outros: de limão, caramelo salgado e oreo. Mas não só. No Tease também se servem petiscos salgados para comer entre refeições ou as complementar. Ovos no forno, quesadilhas com queijo da ilha e banana, bruschettas em bolo do caco e húmus e também receitas mais substanciais como linguine, couscous e enchilada estão na lista.
Landeau Os fãs de cacau têm aqui um regalo para os olhos e o palato. O famoso bolo da Landeau tem três texturas de chocolate: cacau em pó, mousse e massa fofa e pode ser provado em vários locais: quer nas lojas da marca, no Chiado, no El Corte Inglés e no LX Factory; ou em vários supermercados e levar para casa. A receita é secreta.
Pastelaria Císter O escritor Eça de Queirós ia lá todos os dias tomar o pequeno almoço, antes de seguir para o Jardim de São Pedro de Alcântara. Foi apenas uma das muitas personalidades que escolheram a Pastelaria Císter, fundada em 1838, para a primeira refeição da manhã, o que aliás se mantém até hoje. Os panados, os merengues e as broas de mel que ali se fazem passaram de geração em geração, tornando o espaço uma referência.
You Cake It Alternativa à encomenda de bolos nas pastelarias, a You Cake It, no Saldanha, tem bolos cozidos e personalizados na hora, à vontade do freguês. Da base à cobertura e decoração, a imaginação é o limite. Na base do bolo opta-se entre limão com sementes de papoila, red velvet, chocolate, mel e canela, caramelo, noz e cheesecake. Nas coberturas, as preferências recaem sobre chocolate, maracujá, doce de ovo, chantilli, caramelo, Licor Beirão, frutos vermelhos, laranja e morango e menta.
Baguettes & Cornets Baguetes de diferentes variedades convivem com gelados franceses sem aditivos na Baguettes & Cornets, que abriu há um ano na Rua de São Bento. Nas especialidades de massa folhada contam-se croissants simples, de chocolate e de frutos vermelhos, pain au chocolat, buns, e outra doçaria, onde cabem madalenas e os financiers, bolos de amêndoa franceses com chá matcha. Intolerantes a glúten podem também provar os bolos e bolachas da certificada Nature & Cie, que estão entre alguns dos produtos que a Baguettes & Cornets vende.
Pastelaria Restelo - Careca Não se pode escrever um artigo de bolos em Lisboa sem mencionar os famosos croissants do Careca, que já foram destacados pela CNN. Numa viagem a Belém, é aconselhado um desvio ao Restelo e uma paragem por aqui, para aproveitar o sol da esplanada, os croissants, mas também as Bolas de Berlim com creme.
Confeitaria Nacional O pastel de nata, a torta de canela, o bolo-rei e, claro, o café, são algumas das especialidades da Confeitaria Nacional, a mais antiga da baixa de Lisboa. Em 2016, a CNN descreveu-a como uma «pastelaria cheia de detalhes e ornamentos, com paredes de cor creme, com acabamentos dourados e dominada por um teto espelhado». Abriu em 1829 num edifício de esquina, imponente na Praça da Figueira.
Copenhagen Coffee Lab O minimalismo nórdico é da responsabilidade de três dinamarquesas, que em 2015 trouxeram um novo mundo de cafés e bebidas quentes até este bairro lisboeta. Café de expresso, mocha, capuccino, americano e chai latte são algumas das variedades que competem com outras tantas de filtro. Para aconchegar o estômago, há bolos caseiros, como os cinnamon rolls e o de banana.
Bijou da Avenida É a mais antiga pastelaria das Avenidas Novas, em Lisboa, estando aberta desde 1902. Na cozinha, cinco pessoas confecionam bolo-rei, castanhas de ovo e aplicam massapão sobre bolos. Entre os doces estão palmiers recheados com creme feito de manteiga fresca – também conhecidos por leques – e as farripas de laranja cobertas a chocolate.
Hello Kristof O estilo minimalista escandinavo inspirou o novo espaço dedicado ao café de especialidade e às revistas internacionais, na Rua dos Poços Negros. O bolo de cenoura e do brownie de caramelo salgado é, só por si, um motivo forte para regressar.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Percorra a fotogaleria acima para ficar a conhecer 12 sugestões de pastelarias e cafetarias em Lisboa que já são conhecidas pelos seus bons bolos. Dos espaços clássicos da capital aos que têm aberto portas nos últimos tempos, há lugar para ambos nesta lista. Que é, de resto, democrática: há doces para todos os gostos.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Lisboa: há novos pequenos-almoços saudáveis no ‘Local’
Uma nova SÁLA portuguesa em Lisboa, com certeza
O pátio secreto de Lisboa que junta boa comida, fado e piscina