Lisboa: Pátio secreto que junta boa comida, fado e piscina

Em plena Avenida da Liberdade, o Sítio Valverde é um tranquilo recanto que aposta numa cozinha portuguesa com toque contemporâneo. Com noites de fado e jazz à mistura. Veja mais imagens na galeria.

É um segredo mais bem guardado no coração de Lisboa. Ainda. Em plena Avenida da Liberdade, o restaurante Sítio Valverde não é apenas sinónimo de uma cozinha que não descura qualidade, sabor e apresentação: também tem no seu pátio um tranquilo recanto longe da confusão – e ao lado desta – com cadeirões, plantas e uma piscina. O restaurante do Hotel Valverde, um boutique-hotel de cinco estrelas, está há quatro anos a meio caminho entre os Restauradores e o Marquês de Pombal e aposta numa cozinha portuguesa com um toque contemporâneo, e que bebe influências em redor.

A um novo menu de brunch aos domingos, a partir dos 19,50€, onde se incluem ovos Benedict, panquecas de alfarroba, saladas e risotos, por exemplo, juntam-se os menus de almoço e jantar. De dia, o menu executivo de 22 euros inclui prato principal, entrada ou sobremesa, água, café ou chá.

À noite, entre as 19h30 e as 22h30, as propostas da chef Carla Sousa são escolhidas à carta. Uma cozinha que se apoia nos produtos portugueses e que se traduz em pratos como o Brás de bacalhau, tempura de polvo com arroz malandro de berbigão, robalo de mar braseado com açorda de pão alentejano e vieiras à Bulhão Pato. Mas também em combinações como o leitão confitado com vinho da Madeira, o risoto de cogumelos selvagens, o carabineiro ao alhinho, ou a salada de pato confitado com legumes, laranja degomada, sementes de sésamo, vinegrete de teriaki e tobiko de wasabi.

O pátio do Sítio Valverde.
(Fotografia: Gonçalo Villaverde/GI)

O departamento dos doces não deixa nada a desejar, como prova o parfait de maracujá com telha de pistáchio ou o pão-de-ló de chá verde. Os amantes de chocolate podem optar pela sobremesa que mistura mousse de chocolate praliné, chocolate temperado e ganache de chocolate e crumble de alfarroba.

E ao contrário da piscina, que é para uso dos hóspedes do hotel lisboeta, o restaurante que tem cerca de 30 lugares no interior e 20 no pátio está aberto ao público geral. Para todos são também os concertos de fado que decorrem no Sítio Valverde todas as terças e sábados, das 20h30 às 22h30, para acompanhar os jantares. O jazz ao vivo fica reservado para as noites de quinta-feira e domingos, ao brunch, entre as 12h30 e as 16h00.

Salmão braseado com molho teriaki e lima, quinoa, vegetais salteados e tobiko de wasabi.
(Fotografia: Gonçalo Villaverde/GI)

O resto da dança faz-se com as dezenas de referências vínicas na carta do Sítio Valverde ou com um dos 15 cocktails de autor do barman Miguel Ângelo. O refrescante Valverde Spirit junta gin, sumo de lima, ginger beer, manjericão, sementes de cardamomo, clara de ovo e calda de açúcar.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

8 restaurantes com esplanadas cobertas em Lisboa
Há um refúgio de natureza a 20 minutos de Lisboa
8 restaurantes em Lisboa onde se come bem e apetece estar




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend