Publicidade Continue a leitura a seguir

Lisboa: 10 restaurantes ideais para ver o pôr do sol

Percorra a galeria para ver as sugestões.
1. The Mix É sob a mestria do chef Hugo Silva que chega à mesa a carta do The Mix, inspirada nos sabores mediterrâneos. Há perna de borrego assada com batata doce assada, polvo grelhado com puré de alho, massas, risotos e, entre as sobremesas, tarte de limão merengada com sorbet de capirinha. Para um final de tarde relaxante, basta juntar a vista ampla sobre o Atlântico proporcionada pelo terraço deste restaurante no hotel Farol Design, em Cascais.
2. Maria Pia Sem sair de Cascais, a proposta do Maria Pia é diferente. A carta do chef Pedro Mendes incentiva a "sentir o mar" com uma canja de amêijoas e algas, ostras, chevices, atum ou gambas. Mas quem preferir uma refeição mais consistente também encontra caldeirada, feijoada e arroz de peixe e marisco. Com o mar tão perto, vale a pena experimentar o camarão tigre panado com sésamo ou o Surf & Turf, que é como quem diz lombo de novilho e camarão tigre. Da esplanada, vê-se o sol a pôr-se por trás das palmeiras e embarcações de recreio.
3. Dona Maria A nova gerência deste antigo casino do hotel Victor procurou mimar os clientes com uma esplanada maior e uma vista apelativa para o Palácio da Vila. Lá dentro, uma das três salas dedica-se aos chás pretos, verdes, brancos e infusões da Théodore. Na carta desfilam tábuas de queijos, mistas de carnes frias, paninis de atum e mozzarella, tostas, hambúrgueres, bifes, salmão e polvo ou bacalhau à lagareiro, sem esquecer as saladas mais procuradas neste tempo quente.
4. Chapitô à Mesa São três espaços sobre Lisboa: uma esplanada e miradouro com grelha a carvão e lenha, uma petisqueira e um restaurante cheio de luz. No Chapitô à Mesa são "à Faustino" e "à marrare". No peixe, robalo de mar com algas e camarinha e polenta de camarão. O restaurante, liderado por Miguel Ameal e o chef Bertílio Gomes, reflecte o ambiente artístico do Chapitô e está a apenas dois minutos do Castelo de São Jorge e a 30 minutos do parque do Largo das Caldas.
5. Myriad River Lounge Do casario de Lisboa para o estuário do Tejo, o Restaurante River Lounge, no piso térrio do hotel Myriad, no Parque das Nações, preenche todos os requisitos. Com a vista assegurada, as atenções centram-se na carta de inspiração mediterrânica acompanhada de vinhos portugueses. A partir das 19h, a música convida a ficar no terraço de onde se admira a Ponte Vasco da Gama.
6. ZamBeZe O ZamBeZe, com uma vista singular sobre a baixa de Lisboa e o Tejo, funde a tradição gastronómica beirã com os sabores moçambicanos. Na carta abundam o peixe e marisco, à semelhança das carnes, e aí destaca-se o frango à zambeziana com batata frita. Tudo isto numa esplanada com 300 metros quadrados, ideal para os finais de tarde.
7. Tagus Village Fica do outro lado do rio e oferece uma vista única sobre a zona ocidental de Lisboa. Mas o menu remete para o Oriente, ou não fosse o chef Luís Barradas cozinheiro tarimbado nessa matéria – aprendeu em Londres, trabalhou com Paulo Morais, foi importador de produtos japoneses. Com efeito, há dois menus de degustação: um de cozinha asiática e outro de portugalidades. O restaurante tem a particularidade de ser acessível de helicóptero, graças a uma parceria com a Lisbon Helicopters, que voa de Algés e passados cinco minutos aterra em Almada.
8. Ponto Final Ainda em Almada, é possível admirar o pôr-do-sol a partir do Cais do Ginjal, onde o Ponto Final significa o fim do trabalho e o começo do descanso. Perto do mar, a ementa convida ao peixe, com sopa de cação, carapauzinhos com arroz de tomate e arroz de tamboril. No capítulo das carnes, arroz de cabidela de galinha e os rojões.
9. Espelho D'Água Uma fusão entre os sabores do Ocidente e do Oriente comandada pela chef brasileira Ana Soares, é o que propõe o Espaço Espelho de Água, em Belém, que goza de um cenário único frente ao Tejo. O espaço serve também petiscos.
10. Le Chat Na zona das Janelas Verdes, paredes meias com o Museu Nacional de Arte Antiga, encontramos o Le Chat, um dos mais conhecidos miradouros da cidade. Na ementa, os “Cacos da Casa” são salmão fumado, hambúrguer Le Chat, prego do lombo de novilho ou cogumelo portobello recheado, entre muitos outros petiscos inspirados na nova estação.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Dia Internacional do Sol, criado pela Organização das Nações Unidas e celebrado a 3 de maio, já lá vai, mas Lisboa é sempre a capital perfeita para o celebrar. Tem 2799 horas de luz natural por ano e estes 10 restaurantes com vistas privilegiadas, seja para o Atlântico, para o Tejo ou para a cidade. O pôr do sol chega a todos eles.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Veja também:

Sete restaurantes até uma hora e meia de Lisboa
10 sugestões para um fim de semana de sol em Lisboa
Porto: sete restaurantes à beira-mar para ver o pôr do sol