Publicidade Continue a leitura a seguir

Há leitão assado e outros petiscos no Sandes & Pratos, em Valongo

A temática cervejeira e vínica veste o novo espaço do Sandes & Pratos. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Após cinco anos de porta aberta numa esquina do central Largo do Centenário, o restaurante Sandes & Pratos mudou-se para a rua de São Mamede, ali a dois passos, revigorando-se no caminho. Entrou uma decoração vincadamente cervejeira e os petiscos mantêm-se, mas agora a casa conta com uma esplanada nas traseiras (virada ao centro daquele largo). Nessa outra frente, estão os dois imponentes fornos onde se assa o leitão, uma das novidades.

“Não havia nada assim em Valongo”, explica Israel Bernardo, o proprietário. A carne entra no forno a lenha e por ali fica durante mais de duas horas. Quando está pronto, tanto pode ser servido na mesa, à dose, ou em pão caseiro, ou ainda embalado para levar.

Na carta de petiscos, estão as sandes – de picanha, de lombinhos, de francesinha, leitão, vitela, pernil com queijo ou presunto de vaca com queijo da serra – e a sua respetiva versão em prato, a fazer jus ao nome do restaurante. O presunto de vaca é uma aposta de Israel: “não é tão salgado, é mais tenro e saboroso”, do que o de porco.

O que recomenda para quem lá vai é provar o que considera os “ex-líbris” da casa: a sangria de sidra e a francesinha de leitão, servida com batatas às rodelas, com casca, e sempre sem sal. Este cuidado estende-se à cozinha em geral, que assenta na grelha, pela qual passa essencialmente carne, incluindo posta e costeletão de vaca com 75 dias de maturação.

Mas também há pratos de peixe – como o bacalhau à casa, com marisco e cebolada – e começam a ter cada vez mais adeptos as opções vegetarianas, que cresceram com os clientes vegetarianos. Para eles, há dois hambúrgueres (lentilhas e feijão branco e beterraba e noz) e um folhado.

Vocação cervejeira
O restaurante é embaixador da cerveja Bohemia e dos vinhos São Domingos e, como tal, a decoração alude à temática cervejeira e vínica.

Partilhar
Morada
Rua de São Mamede, 62, Valongo
Telefone
917862134
Horário
De terça a sábado, das 12 às 15 e das 19h às 23h. Domingo, das 12h às 15h e das 18h30 às 22h. Encerra à segunda.
Custo
() Preço médio: 12 euros


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245