Publicidade Continue a leitura a seguir

Um dia para celebrar a cozinha francesa às mesas portuguesas

Percorra a fotogaleria para conhecer algumas das ementas que os chefs vão preparar para o dia do Goût de France. (Fotografia de Leonel de Castro/GI)
No Poivron Rouge, o restaurante do hotel Crowne Plaza Porto, a refeição tem início com um rosbife de pato fumado, geleia de laranja e cremoso de alho francês grelhado e bisque de gamba com juliana de vegetais. Filete de linguado recehado com lavagante e trufa, crepinette de perna de cordeiro e gratin daupinois são outras das opções. O jantar, que custa 50€ por pessoa, termina com uma atuação musical de Natalie Viks. (Fotografia de Rui Oliveira/GI)
O chef francês do duas estrelas Michelin, Benoît Sinthon, é o anfitrião ideal para este jantar do Il Gallo d'Oro, que vai servir um duo de foie gras, carabineiro com royale de funcho, caviar de esturjão e creme de crustáceos. À mesa chega ainda a tradicional galinha de Bresse, neve de queijo de cabra e queijo Vacherin exótico com manga e maracujá. O jantar custa 95 euros por pessoa, sem bebidas incluídas. (Fotografia de Gonçalo Villaverde/GI)
No Antiqvvm, o chef Vítor Matos preparou um menu de degustação em cinco momentos, harmonizado com vinhos franceses. Durante a refeição vai ser possível provar ostra caviar, pepino, maçã e amêndoas - o primeiro momento do jantar -, mas também tarte tatin com pêra, açafrão, toffee, baunilha e praliné, numa óbvia sobremesa francesa. Terá o custo de 90 euros por pessoa. (Fotografia de Artur Machado/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

É mundialmente conhecido o gosto francês pela vida boémia e acima de tudo, pela boa cozinha. Em 2015, nasceu o Goût de France, um evento a nível mundial que convida chefs e os seus restaurantes a celebrarem a gastronomia num jantar único, sempre na mesma data: 21 de março.

O dia que se aproxima vai marcar a terceira edição e Portugal está convenientemente representado por 32 restaurantes, alguns deles premiados com estrelas Michelin, caso do Il Gallo d’Oro de Benoît Sinthon ou do Belcanto de José Avillez, ambos com duas, ou o Antiqvvm de Vítor Matos, com uma.

Se por todo o mundo há 2100 participantes, em Portugal são 32 os chefs que conceberam uma ementa especial para este jantar servido em espaços espalhados do Algarve à Guarda. Às mesas vão chegar especialidades assentes em inúmeros e bem conhecidos ingredientes franceses. Muitos queijos, do Vacherin ao Brie, Camembert ou Roquefort, ou gratin e crème brûlée.

Em paralelo, a Embaixada de França e o Instituto Francês de Portugal irão celebrar, de 21 a 24 de março, o “Sabores de França em Festa”. Um concurso gastronómico que vai ter lugar nas escolas de hotelaria e onde serão servidos os menus premiados.

Lista completa de restaurantes:
Lisboa: AdLib, L’Anisette; Bastardo; Belcanto; Bistro Edelweiss; Bistrô4; Comptoir Parisien; Cozinha Popular da Mouraria; Guarda-Mor; Lisboète; River Lounge; Escola de Hotelaria de Lisboa
Porto: Lado B Café; Tapabento Trindade; Tapabento São Bento; Poivron Rouge; Antiqvvm; Escola de Hotelaria e de Turismo do Porto
Açores: Anfiteatro
Madeira: Il Gallo d’Oro; Madeira Bay View; Armazém do Sal
Albufeira: Vila Joya
Portimão: Vista
Vilamoura: Le Rendez-Vous
Coimbra: Casas do Bragal; Escola de Hotelaria e de Turismo de Coimbra
Leça da Palmeira: Memorial
Matosinhos: Cheddar Grill & Fondue
Lamego: Vintage
Guarda: A Margarida
Cascais: Hemingway