Publicidade Continue a leitura a seguir

Doces para provar em família para celebrar o Dia da Mãe

Percorra esta fotogaleria para conhecer alguns dos doces ou lanches especiais para o Dia da Mãe.
1. Leitaria da Quinta do Paço, Grande Porto e Lisboa A uma semana de abrir o novo espaço em São Domingos de Benfica, em Lisboa, a Leitaria da Quinta do Paço, vinda do Porto, não deixa de cumprir a sua tradição para o Dia da Mãe e volta a lançar um éclair dedicado às progenitoras (3, 20 euros). Recheado com uma mousse de limão, cobertura de chocolate branco e suspiros, o doce vai poder ser provado nas Leitarias do Porto, Matosinhos ou Arroios, em Lisboa, de 4 a 7 de maio. Para quem preferir, há também uma versão em forma de coração, com o custo de 25 euros.
2. Santini, Lisboa e Porto Manel é o mais novo membro da família Santini, filho de Eduardo Santini, a lançar uma sobremesa, depois de se estrear com o seu próprio gelado (de romã com framboesas) no ano passado. A sobremesa pensada para o Dia da Mãe é inspirada também nesta quarta geração da família gelateira: uma tarte, que leva precisamente o gelado do Manel, gelado de nata, doce de rosa e uma base de bolacha. A partir de 5 de maio, chega aos vários espaços Santini, por 2,90 euros.
3. Brunch Weekend, Portugal Pode ser um lanche antecipado ou um almoço tardio, já que a 6 e 7 de maio há dezenas de restaurantes e bares em várias cidades e vilas do país a aderir à Brunch Weekend, a propósito do lançamento de uma nova aplicação gastronómica para ios. Os menus são variados, alguns mais voltados para a cozinha saudável, outros para adoçar bem a boca, mas o preço é o mesmo em qualquer espaço: 10 euros.
4. Organic Caffe, Estoril No restaurante orgânico da naturopata Mariana Pessanha, no Estoril, não há menu pensado para as matriarcas, mas há sobremesa a pensar nelas – e grátis. Delícia de chocolate, brownie, tapioca doce, tarte de limão e alfarroba ou a tarte de maçã, feitas com ingredientes de qualidade, são algumas das doces opções que o restaurante oferece às mães que no dia 7 de maio almoçarem ou jantarem no Organic.
5. Lanche no Hilton Lisbon – Fontana Park E porque as temperaturas prometem descer outra vez este fim de semana, há um bom pretexto para encontrar refúgio no Jardim de Inverno do Fontana Bar & Lounge, do Hilton Lisbon - Fontana Park. À tarde, o hotel organiza um lanche para celebrar o Dia da Mãe, composto por scones, cupcakes, croissants, chás e café. Ao mesmo tempo, decorre ainda uma atividade para os mais pequenos aprenderem a fazer um brigadeiro para oferecer à mãe. 12,50 euros (adulto) e gratuito até aos 10 anos.
6. Poivron Rouge, Hotel Crowne Plaza, Porto Um cocktail de espumante dá as boas-vindas às mães que no dia 7 de maio se deslocarem até ao restaurante do Crowne Plaza Porto, onde decorre o brunch de domingo, com os pratos preparados pela equipa do chef Jorge Sousa. Ceviches, açorda de marisco, salmão fumado com alcaparras, camarão enrolado em fios de batata e sweet chilly são alguns dos pratos, que antecedem a longa lista de sobremesas, onde não faltam as miniaturas de doçarias. Preço por pessoa: 37,50 euros. Gratuito até aos 4 anos. Até aos 10 anos, 50% de redução.
7. Capricciosa, Lisboa A mini mousse de chocolate branco é oferta nos cinco restaurantes da Capricciosa (Cascais, Carcavelos, Docas, Rossio e Parque das Nações), até ao final do mês de maio, para a famílias que pedirem a pizza Mamma. Tal como o nome indica é dedicada às mães e distingue-se na carta por ser preparada com ingredientes mais leves e saudáveis, tal como salmão fresco, abacate, cebola roxa e molho de iogurte, não levando massa de tomate.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Sete de maio é dedicado a elas: às mães modernas, às conservadoras, às viajantes ou às mais caseiras. Ainda que a data seja comercial, esta é também uma boa oportunidade para surpreender e homenagear as mães pelo país fora. De norte a sul de Portugal são muitos os espaços que assinalam a data com menus especiais, muitos deles para agradar às matriarcas de paladar doce. Tartes, éclairs, lanches, brunches e até sobremesas tradicionais, com um toque mais saudável, estão entre as sugestões para um lanche especial em família, este domingo.

 

Leia também:

8 casas de chá em Lisboa e no Porto para levar as mães
Panquecas para provar num histórico café do Porto
O que há de novo no LX Factory?