Publicidade Continue a leitura a seguir

10 restaurantes para conhecer na Ribeira do Porto

Percorra a fotogaleria para conhecer 10 restaurantes na Ribeira do Porto que valem a pena uma visita. Na fotografia: Vista do restaurante O Muro. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
1. O Muro Está situado no Muro dos Bacalhoeiros e é fruto da parceria de um produtor de vinhos de uma família conceituada e um chef com estrelas Michelin. O primeiro é José Maria Calem, quinta geração dos Calém. O chef é Joachim Koerper, o alemão que se apaixonou por Portugal. Na carta o peixe está em destaque, com três pratos de bacalhau, entre eles este bacalhau à brás reconstruído (na fotografia), e peixe do dia que pode ser servido grelhado e acompanhado por batata a murro, arroz de feijão, grelos salteados e legumes glaceados. Também há lugar para o cozido à portuguesa, o porco bísaro a baixa temperatura e um tradicional franguinho no carvão. E durante toda a tarde está disponível uma carta de petiscos para continuar a desfrutar do espaço e da vista. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
2. RIB Beef & Wine O restaurante do hotel Pestana Vintage Porto prima por uma carta pensada para os amantes de carne. Entrecôte, tomahawk, chuletón são alguns dos cortes servidos nesta steakhouse, preparados com perícia na cozinha dirigida pelo chef Rui Martins. Para acompanhar há o clássico arroz de tomate assado, chips de batata, ou até opções mais criativas como a beringela Szechuan ou a carbonara de batata. Vale também uma visita ao bar, à entrada, para um aperitivo antes ou depois do jantar, de recomendar um dos cocktails de autor do jovem bartender Tiago Moreira. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
3. Pregar Não há que enganar. Nesta casa a estrela são os pregos, com vários recheios, e o lombo é o único corte que aqui entra. O restaurante nasceu no final da rua das Flores, no espaço onde noutros tempos funcionou o talho que fornecia a família real. Há especialidades com queijo da Serra, queijo e fiambre, o de mostarda e ainda opções para outras preferências, como é o caso do prego de atum fresco com maionese de rábano, picle e agrião, ou o vegetariano, com alho francês, cogumelos, queijo de cabra, nozes e mel. (Fotografia: Pregar/DR)
4. Bacalhau Aqui, o almoço ou o jantar é acompanhado com vista para a encosta de Vila Nova de Gaia, as caves, os barcos, o Douro. No prato estão os petiscos tradicionais portugueses com a assinatura pessoal do chef João Lameiras. Na carta consta o arroz de línguas com chouriço e filete de bacalhau, as pataniscas de nada, e até um bom cachaço assado, acompanhado com feijocas. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
5. Terra Nova Ostras e bacalhau são os protagonistas da carta deste novo restaurante no Cais da Ribeira. As especialidades do chef Rafael Gomes, que tem no Terra Nova a sua primeira cozinha em Portugal, passam pela reinvenção de pratos típicos portugueses. Sardinha com base de broa frita, sopa de peixe, massada de bacalhau (um os pratos mais populares) e, para os que não forem grandes adeptos de sabores do mar, há sempre um costeletão de novilho como opção na ementa. A «mesa do capitão», no primeiro andar, é a mais requisitada, e vale bem a pena a reserva, já que tem vista privilegiada sobre o rio Douro, através de uma grande janela que faz lembrar as escotilhas dos navios. (Fotografia: Artur Machado/GI)
6. ODE Porto Wine House Desde 2010 que esta casa tipicamente ribeirinha leva à mesa receitas tradicionais, para satisfazer turistas e portuenses. Da alheira de porco bísaro à sopa de peixe, passando pelo polvo grelhado e pela lampreia à bordalesa (quando em época). Tão típica como a carta é a decoração, à base de madeiras, granitos, longas traves e peças de outros tempos. Para apreciar sem pressas. (Fotografia ODE/DR)
7. Taberna dos Mercadores É parte de um trio de sucesso nas ruas da Ribeira. Além da Taberna dos Mercadores, António Coelho é também responsável pela Adega São Nicolau e pelo Terreiro. Aqui o mais complicado é arranjar uma vaga para sentar entre os vinte lugares da casa. Ultrapassada essa dificuldade, há para provar o sempre impressionante robalo ou a dourada ao sal, lado a lado com o arroz de lagosta ou o de marisco. Na carta constam ainda as carnes, de predominância arouquesa. (Fotografia: Taberna dos Mercadores/DR)
8. Taberna Está-se Bem É p irmão mais novo do ODE Porto Wine House, mas nesta casa, Cristóvão Sousa apostou em refeições mais leves, entre petiscos e vinhos. Tanto sai uma dose de ostras apanhadas na ria de Aveiro como um prego do lombo, ou este polvo cozido com molho de pimento (na fotografia). Também há lugar para as tripas ou o berbigão salteado. E para acompanhar está disponível uma diversificada carta de vinhos. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
9. DOP Junto ao Largo de São Domingos está instalado o grande representante da cozinha de autor na área. Ao comando do chef Rui Paula, a carta segue uma matriz de cozinha tradicional com salpicos de influências estrangeiras. Caso dos italianos gnocchi, que tanto acompanham um salmonete ou uma bochecha de vitela. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
10. Adega São Nicolau No início de 2017 a casa modernizou na decoração. Mas a cozinha continua a mesma que durante décadas habituou os portuenses a pratos como o arroz de mariscos ou as gambas ao alho. Na longa ementa há ainda rabo de vitela à moda da casa, galo à bordalesa, ou até arroz de lagosta e capão recheado com alheira. Estes últimos só se fazem por encomenda e para um mínimo de duas pessoas. (Fotografia: Artur Machado/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um passeio pela zona ribeirinha é sempre uma boa ideia, e não há dúvida de que os turistas também já descobriram o encanto deste bairro. Com vista para o rio Douro e para lá dele, ou em casas escondidas nas ruas interiores, é certo encontrar uma extensa oferta de restaurantes e tabernas onde petiscar. Há, no entanto, alguns sítios que se destacam, tanto pelo espaço, como pela qualidade do que servem no prato. Percorra a fotogaleria para conhecer 10 restaurantes na Ribeira do Porto que valem a pena uma visita.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Em março há Poesia à Mesa em São João da Madeira
Porto: 6 esplanadas cobertas para uma boa refeição
Jornal internacional rendido ao «espetacular» Douro